Qual melhor Rivotril ou frontal?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Qual a diferença entre frontal e rivotril? Quais os efeitos colaterais de cada um? Ambos são da classe medicamentosa chamada benzodiazepinicos, o que muda é a quantia de horas que ela fica no organismo e como cada paciente responde à medicação. Ambos são indicados para transtornos de ansiedade.

Na verdade o clonazepam é muito mais prescrito do que o alprazolam no Brasil. Desde que utilizados corretamente, evitando uso crônico e doses elevadas, essas medicações são seguras e eficazes para tratamento da insônia e como coadjuvantes para os transtornos de ansiedade.

Ele é utilizado no tratamento dos vários tipos de distúrbios de ansiedade – como síndrome do pânico, transtorno de ansiedade generalizado e ansiedade social – e para acatisia, que é uma inquietação extrema, geralmente provocada por remédios psiquiátricos.

Pode mas sob acompanhamento médico. São drogas da mesma família mas têm características diferentes como tempo de ação, pico de ação, potencia, posologia.

O Frontal é um remédio que contém na sua composição o alprazolam, um tipo de ansiolítico, que age diminuindo as funções do cérebro, causando um efeito tranquilizante ou sonolência, sendo indicado para transtornos de ansiedade, com sintomas como dificuldades de concentração, irritabilidade, insônia, tensão ou medo, por ...

Quanto tempo levar pra sair do organismo? O alprazolam tem uma meia-vida de eliminação de cerca de 12 a 15 horas, o que significa que, 12 a 15 horas após parar de tomar, a concentração em seu organismo cairá para metade da original. Após mais 12 a 15 horas, cairá para metade da metade e assim por diante.

Frontal® (alprazolam) é indicado no tratamento de transtornos de ansiedade. Frontal® não deve ser administrado como substituição ao tratamento apropriado de psicose (quadro de delírios e alucinações).

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

Alprazolam não engorda nem emagrece. Algumas pessoas, ao usarem benzodiazepínicos (grupo ao qual pertence o alprazolam), referem que tem um aumento de episódios de alimentação impulsiva e algumas, com componente ansioso mais importante levando ao aumento do consumo de alimentos, referem que o consumo diminui.

A principal função do Rivotril é inibir o sistema nervoso central e agir no ácido gama-aminobutírico, que é um neurotransmissor. Portanto, a ação neste neurotransmissor provoca a redução da tensão, agitação e o estado de alerta. Assim, o clonazepam diminui a ansiedade, ameniza crises e convulsões.

Se os comprimidos de Frontal® XR forem administrados uma vez ao dia é preferível que a dose seja administrada pela manhã.

Também deve ser evitado por idosos, grávidas e lactantes. Seu consumo não deve ser combinado ao uso de álcool. Em virtude de seus efeitos, dirigir, operar máquinas ou quaisquer outras atividades que requeiram agilidade mental, podem se tornar perigosas para quem faz uso de Rivotril.

A bula do remédio diz que a associação com antidepressivos é indicada apenas em casos de ansiedade e no início do tratamento. Entre as possíveis reações ao uso do Rivotril, aponta sonolência, cansaço, vertigem, coordenação anormal, irritabilidade, perda de equilíbrio e concentração prejudicada.

O Rivotril é um medicamento da classe dos benzodiazepínicos, funciona como ansiolítico, costuma ter também efeito sedativo, e não costuma acarretar ganho ou perda de peso.

A dosagem 0,25mg é menor, ou seja, mais fraca. O uso sublingual faz com que seu corpo absorva de forma mais rápida a substância.

Considero que o uso diário a partir de 45 dias vai oferecendo cada vez mais risco de dependência. Como já foi dito, psicoterapia e um antidepressivo bem indicados para o controle da ansiedade são essenciais para que possa evitar o uso frequente de medicação como o Frontal.

Em geral, os efeitos colaterais destas medicações costumam ser os mesmos. Porém, como o alprazolam tem meia-vida menor, eles costumam ter uma duração menor. Espero ter ajudado. Um abraço.

Limites da dose habitual: A dose deve ser ajustada de acordo com a resposta do paciente. Os ajustes de dose devem ser aumentados no máximo 1 mg a cada 3 ou 4 dias. Com Frontal®, doses adicionais podem ser acrescentadas até que seja alcançada uma posologia de 3 ou 4 vezes diariamente.

Com relação ao Frontal® (Alprazolam) ele pode ser usado à noite (ambas, de acordo com a prescrição do seu médico).

Frontal® XR também não deve ser usado caso você tenha miastenia gravis (uma doença de nervos e músculos que resulta em fraqueza muscular) ou glaucoma de ângulo estreito agudo (aumento da pressão dentro dos olhos). Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos de idade.