Qual melhor porcelanato para cozinha polido ou esmaltado?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

O porcelanato esmaltado é o tipo mais indicado para a cozinha, e uma das melhores opções de piso para causar impacto visual.

Os porcelanatos polidos recebem um polimento e acabam sendo mais brilhantes. Já os porcelanatos esmaltados brilhantes não recebiam esse polimento, até que a indústria lançou o porcelanato esmaltado polido. Além de receber uma camada de proteção de esmalte na peça, ela recebe o polimento e fica com um brilho intenso.

Porcelanato esmaltado
Fica menos visível à sujeira e não cria manchas com o tempo.

Desvantagens do porcelanato polido
O revestimento é liso e escorregadio. “Jamais devemos usar porcelanato polido em banheiros, áreas externas e em qualquer outra área úmida. Em contato com a água, ele se torna extremamente perigoso”, informa Vanessa.

Diferente do que muitos pensam, piso escuros não disfarçam manchas e outros tipos de sujeira, e sim evidenciam. Por isso, o melhor piso porcelanato para cozinha é de tom claro, neutro ou estampado.

Apesar das suas muitas vantagens, o porcelanato esmaltado tem um custo mais alto em comparação com outros tipos de porcelanato. Além disso, esse material tem uma escala de resistência (PEI) que precisa ser considerada na hora da compra para evitar problemas futuros com a durabilidade do material.

Quais são as vantagens do porcelanato esmaltado? O porcelanato esmaltado tem algumas características que o tornam bastante vantajoso e interessante. Por exemplo, ele tem baixo grau de absorção de água, alta dureza e alta resistência mecânica, sendo bastante durável e não manchando ou riscando com facilidade.

O porcelanato acetinado escorrega menos
Está aí mais um motivo para optar pelo porcelanato acetinado. Isso porque, ele oferece mais aderência do que um acabamento polido, por exemplo. Mas, é importante dizer que ele ainda não é considerado um material antiderrapante.

bege

A cor de porcelanato mais usada é o bege. É um tom versátil, clássico e prático de limpar no dia a dia. Além disso, você consegue usar as cores de porcelanato bege em todos os cômodos da casa.

A grande diferença entre porcelanato polido e o acetinado, é que o último recebe uma camada de esmalte, o que torna a sua superfície mais resistente. Com isso, é mais indicado do que o polido para evitar riscos, arranhões ou rachaduras.

Onde usar o porcelanato retificado
Veja como escolher: natural: pouco escorregadio e fácil de limpar. Bom para ambientes comerciais, industriais e até para locais molhados em residências, como áreas de serviço e banheiros; polido: liso e brilhante, fica escorregadio em contato com a água.

A cor de porcelanato que suja menos são aquelas com tons médios. Opte por tons de cinza, bege, ocre e terracota. Vale lembrar que os tons muito claros, como branco, ou muito escuros, como o preto, sempre evidenciam a sujeira e devem ser evitados em locais que sujam com facilidade.

Dicas para manter uma maior conservação do revestimento
Todo porcelanato tem uma bruma, que é um tipo de película bem superficial. Isso pode ser removido com a ajuda de um pano seco e macio. Depois, basta usar a esponja com água limpa, o que irá tornar o piso limpo e brilhante.

Como o que deixa o porcelanato riscado é o atrito com materiais rígidos, é preciso evitar arrastar móveis sem proteção ou friccionar algum produto com grau de dureza elevado sobre ele. Em determinadas situações, dá para protegê-lo, como é o caso da continuidade da obra após a instalação do piso.

“Se você cuida bem do seu porcelanato, ele pode durar mais de 20 anos.

Por ser extremamente liso, o porcelanato polido é recomendado para quartos, salas e corredores. Já em cozinhas, banheiros ou ambientes comerciais, ele seria muito escorregadio. Uma tendência no mundo do design de interiores é combinar porcelanatos polidos e porcelanatos que reproduzem pedras em um mesmo ambiente.

Piso para cozinha também pode ser usado na parede
O porcelanato é o produto mais comum para uso em piso e parede. Ele dá uma ideia de continuidade e unidade ao ambiente. Pode apostar.

Para ser ter uma noção de preço, uma bancada em porcelanato custa um pouco mais do que uma bancada em Granito São Gabriel, com acabamentos equivalentes.

Como escolher a medida do porcelanato? Uma forma simples de escolher a melhor medida padrão é dividir o maior lado do piso ou da parede por dois até chegar, aproximadamente, em uma delas. Por exemplo, para uma área de piso de 4×2 m, tem-se: 4/2=2 m; 2/2=1 m.

Ele tem como vantagem proporcionar aconchego e comodidade para o seu ambiente, podendo ser aplicados tanto em áreas internas quanto externas (nesse caso, em produtos classificados como específicos para áreas externas).