Qual melhor pneu 165 70 ou 175 70?

Perguntado por: amata6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Como referência, 70% de 165 mm dá uma altura de 115,5 mm. Já na medida 175 serão 122,5 mm. Em resumo, nessa troca você terá um ganho de 7 mm apenas. É importante ressaltar que o pneu maior também é mais pesado e assim exigirá maior esforço do motor, o que pode interferir no consumo de combustível.

A única medida diferente é a largura do pneu, e por apenas 10mm.

175 - Largura do pneu em milímetros. Neste caso, este pneu tem a largura de 175 mm, ou 17 centímetros e meio. 70 - Perfil. Ele é o percentual da largura do pneu.

Trocar, pode, com uma vantagem: o pneu mais alto deixa o carro mais macio, porque ele absorve menos as irregularidades do piso. Mas com duas inconveniências: Em primeiro lugar: quanto mais alto o carro, menos estabilidade.

No caso de modificação significativa na largura da banda de rodagem do pneu, o carro pode sofrer alterações na estabilidade. Se ele for mais largo que o original, pode dar mais estabilidade ao veículo. Mas atenção! Pneus com banda de rodagem mais larga também consomem mais combustível.

165 - Largura do pneu em milímetros. Neste caso, este pneu tem a largura de 165 mm, ou 16 centímetros e meio. 70 - Perfil. Ele é o percentual da largura do pneu.

Exemplo: um pneu Bridgestone 165/ 70 R13 91V significa que 165 corresponde a largura em milímetros, 70 a altura da parede do pneu e 70% da largura, e então a altura seria 122,5 mm.

Conheça as marcas dos melhores pneus nacionais

  • Bridgestone.
  • Continental.
  • Firestone.
  • Goodyear.
  • Michelin.
  • Pirelli.

Olha, Alexander, você pode colocar o pneu 175/65 no lugar do 175/70, mas várias coisas vão se alterar no seu carro. Em primeiro lugar, ele vai ficar mais baixo, melhorando a estabilidade. Em contrapartida, o pneu tem perfil mais baixo, tornando o carro mais duro, absorvendo menos as imperfeições do piso.

O primeiro número 185, indica a largura da banda de rodagem. O 70 significa a altura da seção do pneu – que nesse caso é 70% da medida da largura nominal do pneu. Em seguida, vem a letra R, que é do tipo de construção, que neste exemplo que demos é a radial.

A letra que vem em seguida refere-se à velocidade máxima que o pneu suporta. No caso, o “H” indica que ele suporta até 210 km/h.

O que não pode é deixar pneus de tamanhos diferentes em cada eixo. Isso pode influenciar o desempenho do carro em curvas, o consumo e até o funcionamento do ABS. O sistema que impede o travamento dos pneus usa um sensor em cada roda para medir a velocidade dela individualmente.

Por exemplo, quando um pneu é maior, automaticamente se torna mais pesado e o motor precisa trabalhar mais. Desse jeito, entende-se que há mais queima de combustível. Por outro lado, um carro com pneu menor gera menos gasto. O tamanho e o peso são condições que interferem diretamente nesse consumo.

Roda maior é igual a menor aceleração e mais consumo
E existe uma relação para explicar esse efeito: rodas maiores proporcionam menor aceleração e maior velocidade máxima; as menores favorecem a aceleração, mas reduzem a velocidade máxima.

Sim! O uso de diferentes modelos de pneus podem alterar a estabilidade do veículo. O fato é que cada modelo de pneu é feito em um molde específico. Ou seja, cada pneu tem uma banda de rodagem diferente.

Os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste. A maioria dos automóveis tem a tração transmitida para a parte da frente, aumentando o uso deles. Além disso, essas rodas são responsáveis pela direção nas curvas e recebem a força da frenagem, o que explica a sua maior deterioração.

De acordo com Edson Orikassa, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), colocar um pneu mais largo e com aro maior atrás não é proibido, mas não melhora o desempenho de carros comuns.