Qual melhor placa de vídeo RX ou GTX?

Perguntado por: iportela . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.1 / 5 4 votos

Apesar da RX 570 apresentar resultados melhores nos testes do UserBenchmark em jogos e renderização, a GPU da Nvidia não fica muito atrás da concorrente. Ou seja, se você procura uma placa de vídeo barata com urgência, a GTX 1650 é a opção mais segura.

RX 580 e GTX 1060 são placas bem equivalentes e, na época de seu lançamento, eram destinadas a um mesmo nicho de mercado: o intermediário.

A GTX 750 TI requer 60 W para operar, exigindo, segundo a fabricante, uma fonte de 300 W. Já a RX 550, apesar de precisar de apenas 50 W para operar, requer uma fonte de 400 W segundo a AMD. A tendência, no entanto, é que a placa seja mais eficiente que a GTX 750 TI, uma vez que se trata de uma GPU mais recente.

No total, a RX 6500 XT é capaz de calcular 5,77 Teraflops, contra 2,98 Teraflops da GTX 1650. Além disso, a GPU da AMD tem taxa de pixels de 90,1 GPixel/s contra 53,28 GPixel/s do concorrente. Em alguns pontos, porém, a GTX 1650 leva a melhor, como na largura de interface de memória.

AMD Radeon RX 7900 XTX e XT
A AMD lançou em dezembro as Radeon RX 7900 XTX e XT, com potencial para enfrentar as GPUs Nvidia RTX em pé de igualdade. Graças a tecnologia RDNA3, o modelo topo de linha da AMD está superando as RTX 4080 (16 GB) em praticamente todos benchmarks e comparativos de uso.

A GeForce GTX 1650 4GB é uma placa de vídeo mais potente, cuja força se reflete também no preço mais alto em relação ao modelo anterior.

RX 6700 XT é o melhor custo/benefício da AMD atualmente
A tabela divulgada pela fabricante também mostra que, em seus benchmarks, a RX 6700 XT acaba sendo a placa que traz o melhor custo-benefício entre suas opções atuais.

A diferença mais básica entre GPUs da AMD e da Nvidia é que os chips Nvidia tendem a ser mais poderosos, especialmente no topo de linha, enquanto as placas da AMD oferecem melhor custo-benefício e uma interface de usuário mais fácil de usar.

Diferenças entre as GTX e RTX
Para termos de comparação, nenhuma variante da família GTX consegue rodar games em UHD (2160p) e qualidade gráfica máxima a mais de 30 quadros por segundo (fps), enquanto muitas variantes RTX já conseguem alcançar esse feito sem tanta dificuldade.

Os mais importantes são o número de unidades de processamento gráfico — núcleos CUDA em modelos Nvidia, stream processors em placas AMD — e a quantidade de memória. Quanto mais desses itens a placa de vídeo tem, maior é a sua capacidade gráfica. A contrapartida são os preços proporcionalmente mais elevados.

Mais recente e fácil de encontrar, a GPU da Nvidia garante mais desempenho e ainda tem preço muito mais acessível. Usando o preço da GTX como uma baliza, a RX 580 passa a fazer mais sentido se você conseguir encontrá-la nova e mais barata do que R$ 1.699. Caso contrário, a GTX 1660 é a melhor escolha entre elas.

RX 580 vs GTX 1660: Desempenho. As duas placas são de marcas concorrentes. A RX 580 é da AMD, enquanto a GTX 1660 é uma GPU da linha GeForce da Nvidia. Neste ponto há um empate.

Metodologia e jogos testados

MobasShootersBattle Royale
League of LegendsRainbow SixFortnite
Dota 2CS:GOApex Legends
COD: Black OPS 4PUBG
Overwatch

A Radeon RX 570 compete diretamente com a Geforce GTX 1050 Ti, placa da Nvidia voltada ao mercado de entrada, que apresenta desempenho similar por um preço mais baixo.

RX 550 e GTX 1050 TI são duas placas de vídeo destinadas ao segmento de entrada da Nvidia e da AMD, respectivamente. Apesar da proposta de serem soluções mais acessíveis, ambas contam com um bom volume de memória.

RX 6500 XT é uma placa de vídeo do segmento de entrada da AMD lançada em janeiro de 2022 que aparece no mercado brasileiro por valores a partir dos R$ 1.364 e pode ser uma opção interessante para quem busca uma GPU para jogos em Full HD com níveis gráficos intermediários.