Qual melhor para gripe paracetamol ou ibuprofeno?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Veredicto final. Ambas as substâncias são analgésicos eficazes e redutores da febre. O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias.

Indicado para o uso contra sintomas leves de gripe, por exemplo, como um estado febril ou dores moderadas, o paracetamol não trata as doenças especificamente. Por isso, deve ser usado com moderação.

Febre de dúvidas
Estudo realizado pela Universidade de Southampton mostrou que comparado ao paracetamol, o ibuprofeno, ou uma combinação deste com o paracetamol, não tem nenhuma vantagem para os pacientes com infecções do trato respiratório e pode ainda piorá-la.

Confira as principais dicas para melhorar de uma gripe mais rápido.

  1. Ficar de repouso. ...
  2. Beber muitos líquidos. ...
  3. Usar remédios apenas com orientação. ...
  4. Fazer gargarejos com água e sal. ...
  5. Aumentar a umidade. ...
  6. Usar bolsa de água quente. ...
  7. Lavagem nasal com soro.

Além disso, pode ser recomendado o uso de remédios que ajudam a combater os sintomas, como o Paracetamol e Ibuprofeno.

"O antigripal mais completo é o Resfenol, pois ele é um dos que tem além do antialérgico, um descongestionante em sua composição.

O ibuprofeno é um agente anti-inflamatório não esteroidal (não derivado de hormônios) que inibe a produção de prostaglandinas (substâncias que estimulam a inflamação), o que gera atividade anti-inflamatória (reduz a inflamação), analgésica (redução, até supressão, da dor) e antipirética (redução, até supressão, da ...

Tratamento. O principal tratamento para qualquer cepa do vírus influenza é feito com o uso do antiviral à base de fosfato de Oseltamivir (Tamiflu), que somente deve ser usado com prescrição médica.

Os sintomas de resfriado geralmente podem ser facilmente tratados em casa, através de algumas medidas simples como:

  1. Beber bastante água. ...
  2. Ficar de repouso. ...
  3. Usar um umidificador. ...
  4. Fazer gargarejo com água morna e sal. ...
  5. Lavar o nariz com soro.

Paracetamol é destinado ao alívio da dor de cabeça, febre e dores no corpo, associados à gripe. A substância ativa de Paracetamol é o paracetamol, cuja atividade se faz sentir como analgésico pela elevação do limiar da dor e, como antipirético, através de ação no centro hipotalâmico que regula a temperatura.

Olá! Ambas as medicações são analgésicas. Se não há contraindicação para o uso de uma ou outra, a dipirona mostrou-se, em alguns estudos, mais eficiente para dor que o paracetamol. Porem, é muito importante levar em conta o risco de alergias e as doenças do paciente, por exemplo, doença dos rins ou fígado.

Paracetamol 500 mg: 1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes ao dia. A dose máxima por dia é de até 8 comprimidos de 500 mg, em doses fracionadas, em um período de 24 horas; Paracetamol 750 mg: 1 comprimido de 3 a 5 vezes ao dia.

A Anvisa esclarece que não há evidências científicas conclusivas sobre o agravamento da infecção pelo novo coronavírus devido ao uso de ibuprofeno ou cetoprofeno. São necessários estudos epidemiológicos que forneçam dados mais robustos referentes aos efeitos dos anti-inflamatórios na infecção por Covid-19.

Beber bastante água é indicado como forma de controle da febre e serve para manter a hidratação, essencial para o bom funcionamento do organismo. Medicamento antitérmicos, como dipirona e paracetamol, também auxiliam no controle.

Alimentos gordurosos e difíceis de digerir
Em contrapartida, alimentos gordurosos e alguns grãos podem piorar a gripe por terem estruturas difíceis de serem quebradas e digeridas corretamente. Por conta disso, é recomendado evitar frituras, alimentos ricos em gorduras saturadas e carnes muito gordurosas.