Qual melhor padrão 568A ou 568B?

Perguntado por: umatos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Em nada difere o padrão 568A do 568B e relação a performance ou qualquer outro atributo físico do cabeamento. A única diferença é relacionada a posição de seus pares na conectorização.

No entanto, cabos Ethernet possuem padrões para a seqüência da fiação, conhecido como T-568A e T-568B. A única diferença entre os dois é que os pares de fios laranja e verde são comutados.

EIA/TIA 568A: branco-verde, verde, branco-laranja, azul, branco-azul, laranja, branco-marrom, marrom. EIA/TIA 568B: branco-laranja, laranja, branco-verde, azul, branco-azul, verde, branco-marrom, marrom. Essa ordem é seguida da esquerda para a direita.

Em nada difere o padrão 568A do 568B e relação a performance ou qualquer outro atributo físico do cabeamento. A única diferença é relacionada a posição de seus pares na conectorização.

Quando for fazer a ligação do cabo na tomada RJ45, é muito importante observar o padrão de rede que vai ser usado, porque as tomadas e cabos podem ser usados no padrão A e no padrão B. Ambos os padrões podem ser usados, mas se escolher o padrão A deve ser usado em todos os pontos de tomadas de rede e nos cabos.

Sua utilização permite que dispositivos se comuniquem de forma rápida e eficiente, garantindo uma conexão estável e de alta qualidade.

Aqui, vamos utilizar o padrão T568A, que tem a ordem, da esquerda para a direita: branco/verde, verde, branco/laranja, azul, branco/azul, laranja, branco/marrom e marrom.

A montagem T568A usa a sequência branco e verde, verde, branco e laranja, azul, branco e azul, laranja, branco e castanho, castanho.

A norma EIA/TIA 568A estabelece que os componentes de cabeação entre a Tomada de Telecomunicações e a Estação de Trabalho devem ser simples, baratos e permitam flexibilidade de deslocamento, sem comprometer a conexão física.

Ethernet

Embora, em teoria, o Wi-Fi ofereça uma maior capacidade de velocidade do que a conexão via cabo, a conexão Ethernet acaba sendo, na prática, a mais rápida e também a mais segura.

O CAT6 é um cabo padronizado com par retorcido para Ethernet, retrocompatível com CAT5/5e e padrões de cabos CAT3. Como o CAT5e, os cabos CAT6 são compatíveis com segmentos de Gigabit Ethernet de até 100 m, mas também permitem o uso em redes 10-Gigabit por uma distância limitada.

O cabo Gigalan ganha o primeiro lugar devido a sua grande aprovação por diversas empresas, sendo o melhor cabo de rede CAT6. A AMP Commscope, veio para trazer os melhores produtos de rede para o mercado, inovadora e com qualidade, a AMP vem ganhando mercado, entre as marcas Nexans e Furukawa.

Cabo de rede CAT5
O CAT5 é o mais antigo entre os três modelos de cabo de rede mencionados. Apesar disso, ele consegue operar em uma velocidade de até 100 Mbps, o que acaba sendo suficiente caso sua internet seja de 100 mega ou menos.

Existem dois padrões mais utilizados: eles são conhecidos como EIA/TIA 568A e EIA/TIA 568B. São padrões da Associação de Industrias de Telecomunicação.

O cabo crossover, conhecido também como cabo de rede cruzado ou carinhosamente como cabo cross é responsável por enviar e receber dados. Considerado necessário para a conexão entre dois computadores, seu objetivo é a transmissão de dados, porém esse cabo de rede parece ter os seus dias contados.

Em todas as categorias, a distância máxima permitida é de 100 metros (com exceção das redes 10G com cabos categoria 6, onde a distância máxima cai para apenas 55 metros).

Cat6a. A categoria 6a ou ampliada (augmented) suporta frequências de até 500 MHz e possui uma modulação de sinal para evitar perdas e interferências durante a transmissão de dados.

As especificações garantem que cabos de rede Cat6 suportam até 100 metros de comprimento com velocidades de transferência de 1000 Mbits. O tamanho do cabo de rede interfere na velocidade? Velocidades maiores só são possíveis de se atingir quando se reduz o comprimento dos cabos para menos de 50 metros.

Existem dois padrões que são os mais utilizados, são eles o padrão EIA/TIA 568A e EIA/TIA 568B, cada qual com suas características que nada se diferem quanto a seu desempenho ou qualquer outra característica física do cabeamento, a única diferença está na posição dos seus pares na hora de crimpar.

Existem basicamente 3 tipos diferentes de cabos de rede: os cabos de par trançado (que são, de longe, os mais comuns), os cabos de fibra óptica (usados principalmente em links de longa distância) e os cabos coaxiais, ainda usados em algumas redes antigas.