Qual melhor mês para podar jabuticabeira?

Perguntado por: sgomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 17 votos

inverno

Recomenda-se que a poda seja feita no inverno, somente uma vez ao ano, antes do período de florescimento da planta. O corte não deve ultrapassar 30% da copa da jabuticabeira.

freqüência ideal de adubação é mais ou menos um ano por mês não é para que as pessoas escolham bons frutos e tem uma jabuticabeira. saudado a cada 30 dias coloca lá aquele alimento pra ela e aí gostou do nosso vídeo sobre adubação.

Localize galhos e folhas que estejam amareladas, marrom, ressecadas ou murchas. Faça a podar das plantas um pouco antes da área afetada segurando a tesoura num ângulo de 45º; esse é o ideal pois assim será conservada a maior quantidade possível de tecido saudável.

Felizmente, as jabuticabeiras podem ser cultivadas em casas e apartamentos, sem demandar muito espaço. Para isso, a jabuticabeira híbrida é a solução! De porte pequeno, essa frutífera pode ser cultivada em vasos, jardins e pomares, produzindo durante todo o ano.

Regas. Sobre as regas, a paisagista afirma que toda jabuticabeira ama água e “o ideal é regar todos os dias. Em solo, um gotejador diário é ideal para garantir boa frutificação”.

Forth Jabuticabeiras é o melhor Adubo Para Jabuticaba Florir e Produzir Frutos Rápido.

Jabuticabeira é frutífera de sol forte, odeia vento e frio. Cheque se a sua realmente recebe sol oito horas por dia ou se, por um acaso, algo faz sombra nela em algum período. Além disso, no inverno é comum as plantas tropicais ficarem com as pontinhas queimadaa, o frio e tempo seco fazem estragos.

E para a jabuticabeira, a poda é recomendada para o começo do inverno, onde se tem o período de menor atividade fisiológica da planta, antes do período de florescimento. Só tem uma regra: o corte não deve ser maior que 30% da copa da árvore, para que não a prejudique.

Uma técnica para engrossar o tronco é permitir o desenvolvimento de "galhos de sacrifício" no tronco. Estes galhos não são podados de forma alguma por dois a três anos, engrossando o tronco à medida que crescem rapidamente. Após os dois a três anos, os galhos são removidos.

Sua floração ocorre geralmente duas vezes ao ano: a primeira com início em junho e indo até agosto, e a segunda entre os meses de novembro e dezembro. Os frutos demoram cerca de dois meses para amadurecer e passam por vários estágios de coloração: verde, vermelho, roxo e negro.

A borra que sobra do café coado no dia-a-dia ou a casca de ovo, por exemplo, são excelentes ingredientes para a produção de um adubo potente, feito através do processo de compostagem. O engenheiro agrônomo Gastão Goulart, do Plantão Técnico da Emater-MG, é um entusiasta do sistema de compostagem.

O que não se deve podar? Tudo o que está em flor. Estas são plantas que se podam após a floração (final da primavera), pois necessitam que haja indução floral durante o inverno.

inverno

Com a chegada do inverno, as folhas caem ou ficam em menor número, o ciclo de crescimento é desacelerado e as árvores entram em um processo natural de dormência ou com suas funções mais lentas. Essa é a época ideal para realizarmos as podas nas árvores, mas nem todas precisam ter os seus ramos cortados.

A poda para remover partes danificadas, mortas ou doentes pode ser feita em qualquer época do ano. A maioria das árvores e arbustos, especialmente aqueles que florescem no novo crescimento da estação atual, devem ser podados no final do inverno ou início da primavera, antes do início do novo crescimento.

Na natureza, a Jabuticabeira pode chegar a 15 metros de altura e viver quase cem anos. Conforme a árvore vai crescendo, seu tronco vai se descascando e deixando à mostra uma linda textura lisa marmorizada.

A jabuticabeira é muito cultivada em pomares domésticos e floresce duas vezes por ano. A florada, branca, vai de junho a agosto.

Por vários dias a planta recebe muita água, mas depois passa por uma época prolongada de seca seguida, então, por períodos chuvosos ou, novamente, por irrigações. Deficiência nutricional e ataques por insetos também são fatores que podem facilitar o rompimento das cascas.