Qual melhor madeira pinus ou pinho?

Perguntado por: nvasconcelos3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

De maneira geral, o Pinus é menos resistente e sua qualidade costuma ser inferior, sendo assim, o pinho se faz uma opção mais interessante. Entretanto, é importante conversar com o fornecedor sobre o que ele considera pinho e pinus, pois até mesmo pessoas do ramo têm certa dificuldade em diferenciar os termos.

até 50 anos

Por ser uma madeira clara, o pinus é mais suscetível ao ataque de cupins e fungos, como lembra Chiumento. Mas, se o mobiliário for bem selecionado e cuidado, pode ter vida útil de até 50 anos.

Pinho. Assim como o pinus, o seu aspecto remete à naturalidade. Resistente, pode ser usado em diferentes peças do mobiliário com a certeza de que vai ser um móvel que durará por muito tempo.

De maneira geral, o Pinus é menos resistente e sua qualidade costuma ser inferior, sendo assim, o pinho se faz uma opção mais interessante. Entretanto, é importante conversar com o fornecedor sobre o que ele considera pinho e pinus, pois até mesmo pessoas do ramo têm certa dificuldade em diferenciar os termos.

Também permite o contato, sem danos, com água e o solo. Uma das vantagens é que o tratamento não muda as características da madeira: pode ser pintada, revestida ou receber cola. A condutibilidade térmica e elétrica também não é alterada.

Peroba-do-campo, ipê (1), pau-ferro (2), imbuia, peroba-rosa (3), jacarandá, copaíba, braúna e sucupira (4) são os tipos de madeira mais resistentes aos cupins, segundo o biólogo Sidney Milano.

1 – Buloke Australiano : Uma árvore de pau-ferro que é nativa da Austrália, esta madeira vem de uma espécie de árvore está presente na maior parte do leste e sul da Austrália. Conhecida como a madeira mais dura do mundo, esse tipo específico tem uma dureza Janka de 2.295 Kg.

Utilização: na produção de embalagens, molduras, ripas, guarnições, carpintaria comum, tábuas para forros, caixaria, lápis e palitos de fósforos, brinquedos, marcenaria e caixas de ressonância, compensados, laminados, aglomerados e instrumentos musicais.

Uso de óleo queimado
O óleo queimado é um ótimo produto para proteger a madeira pinus dos cupins. Passe três camadas desse produto para assegurar a sua eficácia ou procure outra opção que seja capaz de impermeabilizar essa matéria-prima.

O QUE É PINUS TRATADO? Chama-se de pinus tratado, ou pinus autoclavado, a madeira de pinus que passa pelo processo de tratamento no autoclave, garantindo maior durabilidade e resistência à intemperes como sol, chuva e umidade e ao ataque de fungos, insetos, cupins e brocas. A garantia do tratamento é de 15 anos.

Falando especificamente do eucalipto, Franciele Fraga, arquiteta pela Universidade Federal de Pelotas, destaca que, “em geral, ele é bem mais pesado e mais duro do que o pinus.

Tábua de pinus
Ele deve ser feito com ceras, vernizes, seladores, entre outros. Suas principais características são suas réguas de madeira aparelhadas nas quatro faces, tornando a peça o material ideal para estruturação de movelaria e para diferentes estruturas internas.

R$ 44,33.

Talvez o mais popular entre os móveis de madeira maciça, o Pinus conta com a vantagem de ser bem mais barato que os demais e, ainda sim, ser bastante resistente e durável.