Qual melhor IP para colocar no roteador?

Perguntado por: iteles6 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Entre os 5 melhores servidores DNS do mundo, nós podemos apontar:

  • Open DNS (servidores com IPS 208.67.222.222 e 208.67.220.220);
  • Google DNS (servidores 8.8.8.8 e 8.8.4.4);
  • Cloudfare DNS (servidores 1.1.1.1 e 1.0.0.1);
  • Quad 9 DNS (servidores 9.9.9.9 e 149.112.112.112);
  • Comodo DNS (servidores 8.26.56.26 e 8.20.247.20).

Os endereços IP estáticos exigem uma configuração manual complexa, enquanto os dinâmicos são configurados e atribuídos automaticamente, como a conexão doméstica que você provavelmente está usando agora. Os endereços IP estáticos mantêm uma conexão permanente, enquanto os dinâmicos podem mudar a qualquer momento.

IPv4 (Internet Protocol versão 4) e IPv6 (Internet Protocol versão 6) são dois tipos diferentes de endereços IP usados na comunicação de dados pela Internet. O IPv4 é a versão mais antiga e mais comum.

Endereços IP mais comuns para roteadores
A maioria dos roteadores usa um dos seguintes endereços IP de roteador: 192.168. 0.1 ou apenas 192.168. Abaixo, mais alguns exemplos de IP comum por marca de roteador.

IPv4

A versão mais comum e mais utilizada é o IPv4, e seu sucessor é o IPv6. Além dessas duas diferenciações entre os protocolos, também há endereços de IP privados e públicos — e estes últimos podem ser do tipo dinâmico ou estático.

Conteúdo ocultar

  1. Tenha um plano de internet rápido.
  2. Conecte o computador ao roteador via cabo ethernet.
  3. Atualize os drivers de rede do seu computador.
  4. Utilize um programa de tunneling/Prox para otimizar a conexão.
  5. Diminuir o lag em jogos online com o ExitLag.

Cloudflare. O Cloudflare desenvolveu o 1.1.1.1 para ser o “serviço DNS mais rápido do mundo”. Ele também promete alto nível de segurança e privacidade .

Google Public DNS

O DNS do Google está entre os mais utilizados no Brasil. Outro DNS público que tem se destacado é o Google Public DNS. O Google investe em infraestrutura global robusta, resultando em tempos de respostas rápidas e confiabilidade. Ele também suporta o DoH, permitindo a criptografia das consultas DNS.

Mudar o DNS do roteador pode melhorar a velocidade da internet da sua casa. Na teoria, o DNS significa Domain Name System (Sistema de Nome de Domínios, em tradução livre). O sistema torna possível acessar endereços de IP por meio de nomes amigáveis.

Diminuição da latência
Como a contratação do IP Fixo elimina a etapa de negociação da conexão, o tempo inativo da conexão é menor. Isso gera um impacto no desempenho da internet, resultando em uma internet mais responsiva, diminuindo a latência. Para gamers, por exemplo, isso é uma ótima notícia!

Como definir um endereço IP estático

  1. Acesse o Painel de Controle. ...
  2. Selecione o Adaptador de Rede. ...
  3. Selecione Propriedades. ...
  4. Selecione Protocolo da Internet Versão 4 (TCP/IPv4) ...
  5. Insira manualmente o endereço IP e a máscara da sub-rede. ...
  6. Salvar Configurações. ...
  7. Reverter para DHCP. ...
  8. Glossário.

A conexão com a internet irá cair mesmo, isso porque as informações do endereço IP, default gateway, servidor DNS não estarão presentes e são necessárias para poder acessar a internet.

Sendo as faixas 1 e 3 as mais utilizadas. Para configurar a Rede Privada é altamente recomendado seguir uma dessas faixas acima, isso evitará vários problemas de comunicação e principalmente de segurança já que um IP Privado não é “visto” na Internet.

Se o utilizador administra um website, recomenda-se a utilização de um IP estático. A razão é que se um website muda constantemente o seu endereço com um IP dinâmico, o navegador teria de configurar um novo endereço no sistema de nomes de domínio e enquanto isto acontece, o website poderia tornar-se inoperante.

No Prompt de Comando, digite o "ipconfig" e dê enter. Nas informações resultantes, o endereço IP do roteador estará no item “Gateway Padrão”.

Abra o navegador da internet e na barra de endereços digite o acesso padrão do roteador, o acesso padrão dos roteadores TP-Link são http: //192.168.1.1,http: //192.168.0.1 ou http://tplinklogin.net. para saber como encontrá-lo, por favor clique aqui.

O IP do roteador também é fundamental para localizar outras informações, como frequência de operação, canal e encriptação. Para te ajudar a ter acesso a esse parâmetro de forma simples, preparamos um tutorial de como descobrir o IP do roteador ao qual você está conectado pelo celular Android ou iPhone (iOS).

A faixa de IP 127.0.0.0 – 127.255.255.255 (ou 127.0.0.0/8 na notação CIDR) é reservada para a comunicação com o computador local (localhost). Quaisquer pacotes enviados para estes endereços ficarão no computador que os gerou e serão tratados como se fossem pacotes recebidos pela rede (Loopback).

Como descobrir o número de IP local
Clique em “Abrir"; Digite o comando “ipconfig” e aperte a tecla “Enter” no teclado; Procure por “Endereço IPv4”; O número que aparecer nesse campo é o seu IP local.