Qual Melhor Idade ser pai?

Perguntado por: vnunes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

De acordo com as condições fisiológicas do corpo os médicos recomendam a gravidez entre os 20 e 30 anos de idade, esse período é considerado o cenário em que a mulher apresenta maiores chances de engravidar. Conforme o tempo passa, diminui a produção dos óvulos e pode dificultar a gravidez.

Em tempos de grande liberdade, ter filho aos 25 anos permite também que você tenha uma cabeça mais consonante com o que a sociedade atual pratica e aceita como correto. Isso não quer dizer que você precise abrir mão de seus valores pessoais e dos seus conceitos, mas sim que a sua mente seja aberta para o novo.

O período fértil no homem só acaba perto dos 60 anos de idade, quando os seus níveis de testosterona diminuem e a produção de espermatozoides diminui. Mas, apesar disso, existem casos de homens com mais de 60 anos que conseguem engravidar uma mulher.

Apesar do corpo da mulher ainda estar apto para gerar uma criança depois dos 30 anos, os riscos e a dificuldade para engravidar podem aumentar. E um dos principais motivos é o envelhecimento dos óvulos, que pode levar a uma probabilidade maior de desenvolvimento de alterações genéticas, como a Síndrome de Down.

Para se ter uma ideia, em média, a partir dos 12 anos, os órgãos sexuais masculinos já são capazes de produzir espermatozoides.

20 anos: tornar-se pai no começo da vida adulta, geralmente, provoca o amadurecimento do homem, além de satisfação pessoal. Entretanto, aceitar a condição de pai pode ser difícil no começo, uma vez que, na maioria dos casos, o jovem não se sente preparado psicologicamente para exercer a nova função.

Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar.

A mulher sente dentro dela uma vida pulsando, crescendo. Nós pais não sentimos essas mudanças físicas da gestação. Para muitos, pois não podemos generalizar, cada ser humano é único, ser pai é uma realidade que, muitas vezes, só acontece quando a criança nasce, pois ele se torna um pouco espectador do processo.

“Ele passa a ter mais responsabilidade, preocupação e comprometimento com as coisas que tem que fazer. Muda também o planejamento de vida: o que antes se fazia sozinho ou em casal, agora precisa ser planejado para três pessoas ou mais”, acrescenta a especialista. Veja Também: Bebê a caminho?

Para organizar este montão de sentimentos, a sessões de terapia podem ajudar. Ao falar abertamente de sentimentos, sem julgamentos, o homem tem a oportunidade de se conhecer melhor e enxergar em si qualidades para exercer a paternidade de forma mais leve e feliz.

Como é difícil para um homem virar um pai. Ele faz filhos, mas como é difícil ser pai. Homem feito pra ser duro, orgulhoso, violento, competitivo, egoísta. Como é difícil para um homem transformar seu coração de pedra em manteiga.

Segundo a médica, o Ministério da Saúde classifica mulheres acima dos 35 anos como gestantes de risco por serem mais vulneráveis a algumas complicações como hipertensão, alterações cardiovasculares, diabetes gestacional, alterações metabólicas, parto prematuro e aborto.

50 anos

Auge da atração dos homens é aos 50 anos, e das mulheres aos 18, diz estudo.

No Brasil, a taxa de nascimento de pessoas com síndrome de Down — caracterizada pela presença de um cromossomo extra no vigésimo primeiro par — é de aproximadamente um para cada 700 bebês.

Outro motivo que estabelece que a idade máxima para engravidar é até os 35 anos é que depois desse tempo podem surgir alguns problemas de saúde, prejudicando a mulher e o bebê na gravidez. É possível que o pico da fertilidade esteja entre os 20 e 24 anos. Após os 35 anos, pode ficar mais difícil e demorar mais tempo.

A partir dos 37 os níveis da reserva ovariana já estão mais baixos e fica mais difícil engravidar. O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência.