Qual melhor húmus ou esterco?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Comparado a um solo fértil natural o húmus de minhoca apresenta 5 vezes mais Nitrogênio, 2 vezes mais Cálcio, 4 vezes mais Magnésio, 7 vezes mais Fósforo e 11 vezes mais Potássio.

Esterco Bovino
Se for recolhido fresco deve ser curtido antes de ser usado, mas se for comprado em lojas de jardinagem deve vir pronto para uso. A proporção que usei nos meus vasos é de 1 parte de esterco para 4 partes de substrato ou 4 partes de uma mistura de substrato pronto e húmus de minhoca em partes iguais.

- Regenera a terra, mantendo-a fértil; - É rico em matéria orgânica; - Facilita a entrada de água na terra; - Mantém a água por mais tempo no interior da terra; - Aumenta a quantidade de ar na terra (aumenta os poros); - Fornece nutrientes para as plantas, como o nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e principalmente ...

As aves não produzem urina, eliminando-as junto com as fezes e é por isso que seu esterco é mais rico em nitrogênio que o de ruminantes e suínos. O esterco proveniente de frangos e galinhas de criações intensivas e alimentadas com ração, é rico em nutrientes, especialmente nitrogênio e fósforo, mas pobre em celulose.

Húmus produzido no minhocário
Se a planta que você vai cultivar exigir terra rica em matéria orgânica, você pode usar esse composto do jeito que está, sem adição de terra. No caso de plantas que não exijam um solo muito fértil você pode adicionar para cada parte do seu composto mais uma ou duas partes de terra.

Plantas de interior, samambaias e outras – no plantio usar 150 g por vaso e na manutenção aplicar como cobertura 4 vezes ao ano, aumentando 30% todo o ano. Roseiras e arbustos – no plantio usar 200g por cova ou 500g por m2 de canteiro e também cobrir durante todo o plantio.

1 Misture partes iguais de areia grossa, que ajuda a deixar a terra mais porosa e drenada, terra vegetal (preta comum) e húmus de minhoca. 2 Em um vaso, cubra o fundo com a vermiculita. 3 Coloque a mistura de terra, areia e húmus Prepare a terra para sua horta.

Para uma horta caseira, é recomendado em média o uso de 1 kg de húmus por metro quadrado, que deve ser misturado na terra na hora de fazer o canteiro. Maurício também sugere acrescentar, esporadicamente, mais um pouco de húmus por cima da terra dessa horta ou até mesmo de um vaso de planta.

A formação de húmus na floreta acontece de forma natural com a decomposição de folhas e galhos. A minhoca também produz húmus, um substrato muito parecido com terra e rico em nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio e outros elementos importantes parta nutrição das plantas.

Top 5 tipos de adubo orgânico

  • Esterco curtido. O esterco de animais herbívoros, como bovinos, deve ser previamente curtido antes de ser aplicado na plantação. ...
  • Húmus de minhoca. ...
  • Composto orgânico. ...
  • Restos de crustáceos/peixes. ...
  • Cinzas de madeira.

Ao final de 30 dias o aduto deve estar pronto para a aplicação nas lavouras e pastos. O adubo deve estar seco, leve, sem cheiro e de tom acinzentado. Vale ressaltar que se o esterco ainda apresentar umidade, cheiro e cor escura, ele ainda não está pronto para o uso, portanto deve permanecer com as etapas de curtimento.

Se o solo for pobre em nutrientes, então será necessário a utilização de fertilizantes para o seu fortalecimento. Assim, será possível ter uma produção mais efetiva e saudável. Quando o solo está bem manejado, geralmente máquinas pesadas não circulam pela lavoura se estiver úmido, pois fica tende a ficar mais denso.

O húmus aumenta a capacidade de troca catiônica do solo (a famosa CTC), daí sua capacidade de armazenar nutrientes por quelação – desas forma os nutrientes permanecem disponíveis para as plantas, mas são mantidos no solo e impedidos de serem lixiviados pela chuva ou irrigação.

O solo humífero é um solo que apresenta maior quantidade de húmus do que os demais,ele é arejado, permeável e fofo. É o solo mais utilizado para a agricultura, pois contém as fezes da minhoca (húmus), o que é utilizado como adubo para as plantas ou vegetais.

PORQUE USAR O ESTERCO BOVINO? O uso de esterco ajuda a reduzir a perda de nitrogênio, reter fósforo no solo e melhorar a qualidade da agricultura. Afinal é uma opção mais econômica e natural, e ainda estimula o crescimento da agricultura.

As cinzas são outra dica sobre como adubar a terra, já que são ricas em potássio, fósforo e outros sais minerais. Elas ainda ajudam a afastar as pragas das hortas, porque alteram o pH do solo. Porém, tome cuidado: é preciso evitá-las em solos que já são ácidos. Para aplicá-las, você pode utilizar a “água de cinza”.

O esterco fresco tem altas concentrações de nitrogênio e por isso, se for usado diretamente no solo, pode queimar as plantas.

O húmus de minhoca é mais um tipo de adubo orgânico natural. Esse, no entanto, é desenvolvido por meio do esterco do animal. Ou seja, por viver na terra, as minhocas acabam ingerindo restos de matérias orgânicas. Após e ingestão, elas evacuam essa substância, ou seja, o húmus na sua matéria ainda mais natural.

Feito isso, combine-a com terra vegetal e terra comum, seguindo a proporção 1:1:1. Faça a mistura fora do vaso. Feito a mistura, coloque húmus de minhoca. ela funciona como adubo orgânico e sustenta, ainda mais, as plantas.