Qual melhor gasolina aditivada 2022?

Perguntado por: lcaetano . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Gasolina Podium – É a gasolina mais avançada, de maior octanagem comercializada mundialmente (IAD=97*). É menos poluente, apresentando teor de enxofre de 30 ppm.

Vale lembrar que gasolina Grid e V-Power Nitro são equivalentes e do tipo aditivada enquanto a Podium é uma gasolina de maior octanagem.

A gasolina com aditivos não prejudica o desempenho do motor do automóvel, pelo contrário, evita que o mesmo perca performance, melhorando o rendimento e evitando problemas a médio e longo prazo. No entanto, a única contraindicação para seu uso se dá quando o veículo está acostumado a utilizar sempre a gasolina comum.

Honda recomenda gasolina comum
A justificativa é que a gasolina comum, sem aditivos e com etanol anidro (atualmente com 27% de álcool sem água), é a mais "comum", com o perdão da repetição.

Se seu carro está acostumado com a gasolina comum, encher o tanque de uma só vez com a aditivada pode ser perigoso para o motor. Isso porque, dependendo da quantidade de resíduo que esteja acumulado, a limpeza que o combustível de melhor qualidade faz, pode soltar toda a sujeira de uma só vez e entupir a região.

Para quem tem carro novo, 0 km ou abaixo dos 10 mil km rodados, vale pagar a mais pela aditivada. Isso porque o motor de um veículo zerado sai de fábrica, obviamente, sem nenhum depósito de impurezas nos pistões, ou qualquer carbonização nas válvulas e bicos injetores, por exemplo.

“Vale destacar que o uso constante da nova Shell V-Power ajuda a limpar o motor de resíduos, protege e lubrifica as partes internas para que se movimentem mais suavemente, reduzindo o gasto de energia, além de auxiliar na sua performance e desempenho”, destaca Gilberto Pose.

Gasolina premium
Cada distribuidora batiza sua gasolina de alta octanagem a seu bel-prazer: existe a Octapro, da Ipiranga; a V-Power Racing, da Shell; e a Podium, da Petrobras. Todas são oriundas de petróleo de melhor qualidade, recebem aditivos e têm baixo teor de enxofre, de 50 ppm (a BR diz que a Podium tem 30 ppm).

A Shell V-Power Racing é a gasolina de alta octanagem da Shell desenvolvida para que os motores de alto desempenho aproveitem todo o seu potencial. Uma gasolina com alta octanagem proporciona uma queima mais completa do combustível no interior do motor.

Nos postos de bandeira BR, da Petrobras, é a Podium. Já nos Shell, trata-se V-Power Racing. Nomes diferentes, mas que são utilizados para vender a gasolina premium, que é a de melhor qualidade oferecida nos postos de gasolina brasileiros.

No entanto, destacaram que o uso da gasolina aditivada Shell V-Power Racing e o lubrificante Shell Helix Ultra levaram a uma melhora de eficiência de 23,3% nos carros de Fórmula 1 da Ferrari, com ganho de 0,5 segundo por volta em testes realizados em pistas na Europa com pilotos profissionais.

Octanagem RON 97 (mínima). Massa específica de 715 kg/m³ @ 20°C (mínima). Teor de enxofre de 50 mg/kg ou ppm, partes por milhão (máximo). Obs.: Valores obtidos já com a adição de etanol.

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.

A gasolina Shell V-Power Nitro+, a aditivada dos Postos Shell, por exemplo, traz um benefício a mais. Ela tem uma substância chamada FMT (Friction Modification Technology), desenvolvida no mesmo laboratório que testa os combustíveis para a equipe Ferrari de Fórmula 1.