Qual melhor carboidrato para substituir o arroz?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Valor nutricional

  • Aveia.
  • Batata baroa.
  • Batata doce.
  • Batata inglesa.
  • Batata Yacon.
  • Canjica salgada.
  • Farinha de mandioca.
  • Macarrão integral.

O que pode substituir o arroz e macarrão? Confira 6 opções mais saudáveis para a sua rotina!

  1. Espaguete de legumes. Deixe de lado a farinha branca e aposte em espaguetes feitos com legumes. ...
  2. Arroz de couve-flor. ...
  3. Quinoa. ...
  4. Batata doce. ...
  5. Amaranto. ...
  6. Trigo sarraceno.

Na sua ausência o organismo utilizará as proteínas para dar energia, o que pode levar à perda de massa muscular e à flacidez. E para todas as pessoas, a ausência prolongada de carboidratos pode provocar alterações hormonais, alterações de humor, cansaço e queda do sistema imunológico, entre outros fatores.

A nutricionista Juliette Carvalho lembra que é possível substituir o arroz por outras fontes de energia e nutrientes: milho, batata doce, batata inglesa e mandioquinha são ótimas opções. Alguns cereis, como aveia e soja, podem ser boas alternativas para alcançar uma consistência parecida com a do arroz.

No entanto, aqui estão alguns dos efeitos que você pode experimentar se você parar de comer arroz.

  • Perda de peso. Uma das principais consequências de parar de comer arroz é a perda de peso. ...
  • Aumento dos níveis de energia. ...
  • Aumento da fibra.

Saiba como substituir a janta de forma equilibrada

  1. Prepare uma sopa de legumes. ...
  2. Ovo cozido com salada verde. ...
  3. Faça um suplemento de proteínas com abacate. ...
  4. Prepare um sanduíche de pão integral com frango ou peixe e vegetais. ...
  5. Faça tortas de legumes.

A ingestão diária recomendada de carboidratos entre homens e mulheres é de aproximadamente 45-65% de sua ingestão calórica. Se você fizer uma dieta de 2.000 calorias, por exemplo, isso significa que você pretende consumir aproximadamente 225 a 325 gramas de carboidratos por dia.

Carboidratos bons
Esse tipo de carboidrato está presente em vegetais, frutas, legumes, sementes, grãos integrais – como aveia e quinoa – e tubérculos -por exemplo, batata doce. Os amidos também são carboidratos complexos e atuam de forma similar à fibra.

Os carboidratos complexos são a melhor opção, pois liberam de forma lenta a glicose no sangue, precisando assim, de menos produção de insulina. Entre os exemplos destes alimentos estão: cereais integrais, aveia, linhaça e outros.

Segundo a nutróloga, após um longo período sem ingerir açúcar refinado, o corpo atinge índices glicêmicos mais estáveis, o que acarreta na melhora da saúde intestinal, pois o alto consumo do açúcar desequilibra a flora e, quando nosso processo digestivo não funciona bem, há maior inflamação, que atua no corpo como um ...

Corpo fraqueja – assim que os hidratos de carbono são excluídos da alimentação, o cérebro perde a sua principal fonte de energia, o peso começa a cair e o 'stock' de glicogénio começa a diminuir. Resultado: fraqueza, cansaço, náusea, confusão mental, insónia, mau hálito, boca seca, etc.

Farinha de soja preta

3 – Farinha de soja preta
Este alimento é capaz de tirar a fome, dá mais disposição para o dia a dia e colabora para que as células absorvam 50% menos gordura.

Mas já que o pão é um bom alimento para ser incluído no dia a dia, como saber o que passar no pão que seja saudável? Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha).

Pensando então em um jantar/refeição low carb, podemos pensar na composição de um prato com legumes e verduras (como abobrinha, berinjela, repolho, espinafre, etc) e proteínas magras, como peito de frango, filé mignon, peixes brancos e ovos.

A aveia é uma ótima opção tanto para o café da manhã ou lanche da tarde quanto para o almoço ou o jantar.

8 dicas de como substituir o pão

  1. Uma boa salada de frutas. O processo de como substituir o pão não será fácil, porém, você terá alternativas muito mais saborosas e nutritivas. ...
  2. Iogurte com aveia integral. ...
  3. Oleaginosas. ...
  4. Crepiocas. ...
  5. Panquecas com bananas. ...
  6. Tapioca. ...
  7. Cuscuz.

A aveia tem carboidratos, então o ideal é não ultrapassar o consumo de 30 gramas por dia”, diz Lívia Hasegawa, nutricionista com especialização em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).