Qual melhor antiinflamatório para otite canina?

Perguntado por: ssiqueira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

O aceponato de hidrocortisona apresenta uma potente atividade anti-inflamatória, que alivia tanto o prurido quanto a inflamação, levando a uma rápida melhora dos sinais clínicos observados na otite externa. A gentamicina é o antibiótico mais indicado para o tratamento das otites bacterianas.

A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado.

Normalmente, são receitados antibióticos para otite em cães e/ou anti-inflamatórios para otite em cães. O local também deve ser mantido sempre limpo e seco, com a higienização correta. Em casos mais sérios, pode ser indicada uma cirurgia.

Como tratar a otite canina externa? O tratamento da otite canina externa geralmente envolve a limpeza do conduto auditivo e a utilização de medicamentos tópicos, que podem conter antibióticos, antifúngicos e/ou anti-inflamatórios, dependendo da causa subjacente.

A otite externa grave geralmente é bacteriana (pseudomona); causas fúngicas são menos prováveis e causam mais coceira e menos dor. Dor severa ao puxar o pavilhão auricular sugere otite externa aguda. Sob visualização atenta e direta, remover suavemente os fragmentos infectados do canal com sucção ou cotonetes secos.

Geralmente, os remédios receitados pelos médicos são antibióticos e/ou anti-inflamatórios em gotas que, por sua vez, são aplicados no ouvido afetado. Alguns mais conhecidos são Cerumin e Oto Xilodase.

Em média, de 1 a 3 semanas. No entanto, o tempo de tratamento é influenciado pelo tipo de agente causador da doença, medicamento utilizado e grau de complexidade.

A prednisolona pode ser indicada no tratamento de doenças inflamatórias imunomediadas, como miosites, poliartrites, meningites e lúpus eritematoso, e ainda no tratamento de otite externa, edema espinhal vasogênico, lúpus, doença obstrutiva pulmonar crônica (ROCHA e JOAQUIM, 2012) e outros casos a critério do médico ...

Alguns medicamentos, como os utilizados no tratamento de otite, podem somar outras funções, como ação antifúngica, o que também justifica a indicação de medicamentos próprios para cães em alguns casos. Antes de dar amoxicilina de humano para cachorro ou qualquer outro remédio, consulte um veterinário!

Os antibióticos mais frequentemente utilizados na otite média aguda são: Amoxicilina; Amoxicilina com ácido Clavulânico (mais eficaz contra as bactérias produtoras de B-lactamase); Cefuroxima ou Ceftriaxona.

Como dito, remédios para otite costumam ser de uso tópico (em gotas). Assim, depois de consultar a dosagem com um profissional, pingue a medicação diretamente no ouvido do peludo. “Feito isso, massageie a orelha do pet para o produto penetrar no canal auditivo longo que o cão tem”, orienta a Dra. Juliana.

inflamatório; Brócolos e espinafres; Banana: rica em potássio, vitamina B6 e vitamina C torna-se ideal para cães atletas.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

“Os medicamentos de uso veterinário mais indicados para tratar a dor de ouvido são os fungicidas, acaricidas e antibióticos de uso tópico, ou seja, para 'pingar' diretamente no ouvido do pet”, diz.

Os medicamentos à base de Prednisona ou Prednisolona, são indicados para o tratamento de doenças infecciosas ou inflamatórias, assim como dermatites, alergias e doenças de pele. No entanto, o componente também pode ser indicado para os tratamentos pós-operatórios, após cirurgias estéticas ou castrações.

A otite externa deve ser tratada com o uso de analgésicos orais (paracetamol, dipirona ou ibuprofeno) e de antibióticos tópicos na forma de gotas. Realizar compressas de calor no local também ajuda a reduzir o inchaço e o desconforto na orelha.