Qual melhor antiinflamatório para Bartolinite?

Perguntado por: usampaio2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Os mais indicados para o tratamento da glândula de Bartholin são cefalexina ou ciprofloxacino.

Tratamento: Os banhos de assento mornos 4 vezes ao dia, por vários dias, geralmente trazem algum alívio. Eles podem ajudar a restringir a infecção e precipitar uma drenagem espontânea.

O tratamento da bartolinite é feito por meio do uso de medicamentos, como antibióticos, por exemplo. Nos casos em que há formação de cistos, a bartolinite é tratada também por meio da drenagem desse cisto.

Tratamento da bartolinite
No processo inflamatório inicial da Bartolinite estão indicados antibióticos cujo uso se estende por 14 dias e que podem ser escolhidos entre Doxiciclina (100mg VO 12/12h), Ofloxacina (400mg VO 12/12h), Levofloxacina (500mg VO 12/12h) ou Metronidazol (400mg VO 12/12h).

Assim, a orientação é utilizar compressa de água quente, pois o aumento da temperatura na região facilita a drenagem espontânea. “Não é uma região fácil de fazer compressa, então eu indico que a paciente utilize uma luva limpa.

A paciente pode apenas fazer banhos de assento com água morna e manter a região limpa para evitar sua contaminação. Na imensa maioria dos casos, o cisto desaparece espontaneamente após alguns dias.

Além disso, repouso e o uso de gelo local também é indicado (fazer períodos de gelo de no máximo 15 min para diminuir a resposta inflamatória). Com isso você vai drenando a secreção e com o tempo ela fecha sozinha!

Se o risco for maior para colonização de bactérias intestinais, sendo a E. coli a mais importante, é possível usar trimetoprim-sulfametoxazol ou amoxicilina- clavulanato associado a clindamicina. Além disso, é possível prescrever analgésicos orais para alívio dos sintomas.

A penicilina V tem indicação em casos de infecção inicial ou moderada, mas nos casos de disseminação sistêmica rápida ou administração para imunodeprimidos deve-se optar pela amoxicilina. Caso haja história de alergia, deve-se optar pela eritromicina, clindamicina ou azitromicina.

Com a infecção, pode acontecer o crescimento do quisto, causando, também, ruborização e quentura quando o local é tocado. Dessa forma, durante sua fase inicial, a bartolinite pode ser indolor. Porém, pode se tornar incomodativa, impossibilitando, até mesmo, que a mulher possa caminhar ou sentar confortavelmente.

Veja a seguir quais são as recomendações mais comuns:

  • tomar mais água;
  • garantir uma boa higiene bucal;
  • fazer compressas mornas;
  • fazer massagem nas glândulas salivares;
  • consumir alimentos que aumentam a produção de saliva;
  • uso de antiinflamatórios;
  • uso de analgésicos;
  • uso de antibióticos (no caso de infecção bacteriana).

A bartolinite é uma DST (Doença Sexualmente Transmissível), muito pouco falada, é caracterizada pela infecção da glândula de Bartholin (glândulas alojadas na parede vaginal, com função de efetuar a lubrificação do canal vaginal). Sua principal causa é por clamídia ou gonococo.

Portanto, os cistos de Bartholin não são perigosos e, com o devido cuidado para evitar infecções, não precisam de tratamento, mas, se causarem incômodo e desconforto à paciente devido ao crescimento do cisto, parecendo um “carocinho na vulva”, podem ser drenados a partir de uma intervenção cirúrgica ou banhos de ...

Os principais sintomas da bartolinite em sua forma aguda são a rápida eliminação de pus e sinais de inflamação (vermelhidão, calor, dor e inchaço ), semelhante a um furúnculo . Em casos mais avançados, a paciente pode perceber um nódulo próximo à abertura da vagina .

A dose usual para adultos é de 250 mg a cada 6 horas. Para faringites estreptocócicas, infecções da pele e estruturas da pele e cistites não complicadas, em pacientes acima de 15 anos de idade, uma dose de 500 mg ou 1 g pode ser administrada a cada 12 horas.

Os abscessos da glândula de Bartholin podem drenar (romper) espontaneamente ou são drenados cirurgicamente sob anestesia local ou geral. Aqueles que drenam espontaneamente têm chance maior de recorrer (voltar). Banhos de assento 48 horas após o procedimento ou mesmo antes, se o dreno cair, podem aliviar o desconforto.

A principal causadora da inflamação na glândula de Bartholin é a obstrução dos ductos que secretam o muco produzido pela própria glândula.

Como usar. A dose recomendada é de 600 mg, 3 ou 4 vezes ao dia. A dose deste medicamento deve ser adequada a cada caso clínico, e pode ser diminuída ou aumentada a partir da dose inicial sugerida, dependendo da gravidade dos sintomas.

Os cistos da glândula de Bartholin são bolsas repletas de muco, que podem se formar quando as glândulas localizadas perto da abertura da vagina estão bloqueadas. Os cistos normalmente são indolores, mas, se forem grandes, podem interferir em sentar-se, caminhar ou ter relações sexuais.

Tratamento. Tomar paracetamol ou ibuprofeno pode ajudar a amenizar a dor de um abscesso dental.

Compressas quentes e medicamentos específicos ajudam o organismo a absorver ou mesmo a drenar o conteúdo de dentro do abscesso. Quanto aos medicamentos, o uso de antibióticos pode ser necessário, para combater os agentes infecciosos.