Qual melhor analgésico e antitérmico?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Um dos mais conhecidos é o paracetamol, como citamos anteriormente. Este analgésico não opióide (AINEs) é o mais prescrito nos Estados Unidos para o tratamento de dores agudas comparado a outros com funções semelhantes. Outro recomendado é o ibuprofeno.

Ambas as medicações são analgésicas. Se não há contraindicação para o uso de uma ou outra, a dipirona mostrou-se, em alguns estudos, mais eficiente para dor que o paracetamol. Porem, é muito importante levar em conta o risco de alergias e as doenças do paciente, por exemplo, doença dos rins ou fígado.

CONCLUSÕES: Este estudo demonstrou que, em dose oral única, o ibuprofeno proporciona atividade antipirética mais acentuada do que a dipirona, principalmente na febre alta. Ambas as medicações foram bem toleradas e seguras em curto prazo.

Olá! Sim, podem ser intercalados, desde que da forma correta, que vou explicar aqui abaixo. Para repetir um mesmo antitérmico (dipirona, por exemplo), deve-se esperar um intervalo de 6 horas.

O paracetamol, também conhecido como acetaminofeno, é o remédio antipirético mais indicado pelos médicos para baixar febre em adultos ou crianças, pois age reduzindo a produção de substâncias específicas no corpo, responsáveis por causar a febre, especialmente em casos de resfriados ou gripes.

Antitérmicos. Os antitérmicos, também conhecidos como antipiréticos, são utilizados para combater a febre ao inibir o mecanismo que eleva a temperatura corporal. Alguns dos medicamentos mais conhecidos desse grupo são o ácido acetilsalicílico, a dipirona, o ibuprofeno e o paracetamol.

De modo geral, as nossas dicas para baixar a febre alta são:

  1. Use roupas leves e folgadas;
  2. Fique em locais bem arejados;
  3. Coloque uma toalha umedecida sobre a testa e pulsos;
  4. Tome banho com água morna;
  5. Beba bastante água e líquidos em geral.

O paracetamol, assim como a dipirona, é apresentado tanto em solução (ou seja, da forma líquida) quanto em comprimidos de dosagens variadas. Além disso, os supositórios também existem para esses casos, sendo mais indicados para crianças pequenas.

Conforme dados da Close-UP Internacional durante o período de fevereiro de 2022, o laboratório Hypera Pharma alcançou 30.015.955 unidades vendidas do medicamento Neosaldina, alcançando a liderança como medicamento analgésico mais vendido.

Analgésicos opioides

  • Morfina.
  • Codeína.
  • Meperidina.
  • Fentanil.
  • Oxicodona.
  • Propoxifeno.
  • Hidrocodona.
  • Tramadol.

Novalgina 1G é o mais recomendado pelos médicos pois tem 2 x mais analgésicos* (para dor) e antitérmico (para febre), sendo eficaz no tratamento de febre e até das dores intensas.

Podem ser tomados juntos sim. A dipirona é um analgésico e o ibuprofeno um anti-inflamatório. Lembre-se de não tomar remédios sem antes uma avaliação médica.

De fato, não existe comparação entre Novalgina x Dipirona, já que “dipirona” é o nome do princípio ativo do medicamento, enquanto “Novalgina” é o nome comercial, isto é, o nome da marca do medicamento. Existem no mercado outros medicamentos com o mesmo princípio ativo de marcas que usam outros nomes comerciais.

CONCLUSÃO: A eficácia analgésica da dipirona foi superior à do paracetamol.

Sugiro que mantenha somente paracetamol ou dipirona. O alivium pode provcar mais efeitos colaterais, que os outros dois, além de ser mais seguro.

Intercalar antitérmicos pode ocasionar muitos efeitos colaterais sem trazer muito benefícios. O ibuprofeno pode trazer efeitos colaterais mais graves. Sugiro que dê muito líquido ao dia, dê dipirona ou paracetamol e se febre não estiver abaixando, consulte pediatra para ver motivo da febre.

O melhor é usar o Paracetamol que pode ser usado por períodos curtos de 4/4 horas e hidratar bastante a criança. Com mais água no corpo fica mais fácil baixar a febre. E lembre que quando a criança está doentinha a temperatura não fica em 36,5. Se estiver abaixo de 37,8 já está bom.

Em geral, o recomendável é só repetir a dose do antitérmico depois de 4 a 6 horas da ingestão anterior do remédio. Algumas drogas, como a dipirona, pedem intervalos maiores: você pode repetir a dose de oito em oito horas, salvo outra sugestão do médico.