Qual melhor adubo para vasos de flores?

Perguntado por: omartins5 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

esterco bovino

O esterco bovino é um adubo para plantas indicado principalmente para as flores e frutos. É considerado o melhor adubo orgânico por ser fonte de macro e micronutrientes. Também pela quantidade de fibras, que ajudam a reter a água e melhorar o crescimento de raízes.

NPK 4-14-8 (quatro partes de nitrogênio, 14 partes de fósforo e oito partes de potássio): ideal para espécies que produzem flores e frutos, como hibisco, azaleias, violetas e cítricos.

INDICAÇÃO : O fertilizante DIMY NPK 10-10-10 é indicado para plantas em geral em estágio vegetativo , pois estimula a formação de ramos e folhas novas . MODO DE USAR: Em vasos usar 5g (colher de café) para 1 kg de terra. Para outras formas de utilização ver a embalagem.

O ideal é realizar a adubação antes de as flores começarem a sair, assim, até a primavera é o melhor momento.

formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10) são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.

A borra do café fermentada é rica em nitrogênio e ajuda os microrganismos do solo a se desenvolverem, servindo de alimento para a planta. O café pode ajudar a manter a umidade e, além disso, protege o solo contra o impacto da rega ou da chuva.

Casca de ovo
A casca de ovo é uma fonte rica em cálcio, mineral importante para fortalecer as plantas. Seu uso como adubo requer que ela seja triturada, podendo ser usado o liquidificador. Quando atingir a textura de uma farofa, o adubo está pronto.

A água de arroz funciona como um energizante para as plantas e atua como um complemento na fertilização, não substituindo este processo. Além de ser bastante útil para sua horta, essa receita também funciona para plantas de interior, como orquídeas, por exemplo.

E não é para menos: elas trazem muito bem-estar para o nosso dia a dia.
...
Prestar a atenção na quantidade de água e no tipo de vaso ajuda a manter as folhas lindas

  1. Pulverize água regularmente. Reprodução/Freepik. ...
  2. Vasos. ...
  3. Mudança de cor. ...
  4. Faça um cronograma de rega. ...
  5. Limpeza.

Coloque o adubo afastado das raízes e do caule. Em plantas de vasos, o ideal é aplicar o NPK nas laterais e depois regar. Em uma árvore, o NPK pode ser depositado em pequenos buracos cavados próximos às raízes.

O pó de rocha é composto por potássio, silício, cálcio e magnésio, podendo substituir o NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), conjunto de nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas.

Após plantar a roseira, adubações posteriores serão feitas com adubo granulado NPK formulação 4-14-8. Ainda no inverno, podando ou não sua roseira, adube com cerca de 100 gramas por vaso. Poderá incorporar o adubo no substrato, dando antes uma aerada com pazinha, assim os nutrientes e a água penetrarão melhor.

Garantias; 20% Nitrogênio (N); 10% Fósforo (P); 10% Potássio (K); 2% Cálcio (Ca); 1% Magnésio. Formula completa contendo os três elementos que sua planta precisa o NPK, recomendada para manutenção. Ele fornece as plantas e também ao solo substâncias como o Nitrogênio, fósforo e potássio e também o cálcio.

Aposte no adubo NPK 10-10-10, que pode ser diluído na água usada para as regas, a chamada fertirrigação. Outra opção são os adubos orgânicos de origem animal, como esterco de aves. Para fazer a adubação radicular, coloque a mistura na base dos caules da planta e regue.

Arbustos de folhagem – Usar 100 gramas de NPK 10-10-10 por m². Árbustos floríferos – Usar 100 gramas NPK 6-12-6 por m² ou aproximado. Não encontrando usar NPK 10-10-10 mais 100 gramas de farinha de osso por m². Vasos – Deve-se adubar vasos quase todos os meses, menos no inverno.

As cinzas são outra dica sobre como adubar a terra, já que são ricas em potássio, fósforo e outros sais minerais. Elas ainda ajudam a afastar as pragas das hortas, porque alteram o pH do solo. Porém, tome cuidado: é preciso evitá-las em solos que já são ácidos. Para aplicá-las, você pode utilizar a “água de cinza”.

NPK é a abreviação para: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K). Esses são três nutrientes indispensáveis para as plantas.