Qual melhor adubo para babosa?

Perguntado por: dpinho6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

A babosa não é muito exigente quanto à adubação. Para essa planta, é ideal fazer uma adubação de manutenção com fertilizante NPK 10-10-10, duas ou três vezes por ano. Ou então você pode usar um adubo orgânico, como, por exemplo, o esterco de gado curtido ou o húmus de minhoca.

Essa plantinha ama a luz do sol e ela é muito importante para o seu crescimento. Deve receber iluminação direta por pelo menos oito horas por dia. Mas lembre-se sempre que a babosa é acostumada a climas mais tropicais, então tome muito cuidado com temperaturas muito frias.

Para que o crescimento da babosa ocorra de forma saudável é importante que o solo se mantenha bem drenado. Sendo assim, recomenda-se realizar uma mistura de 50% de terra orgânica adubada com 50% de areia.

Planta murcha com folhas morrendo na base
Se a sua planta parece “caída” ela pode não estar recebendo o Sol necessário para sobreviver. A babosa precisa de quatro a seis horas diárias de exposição solar. Se possível, mova o vaso para um local de maior incidência solar, mas de um modo gradual.

Borra de café e casca de ovo
O uso da borra de café associado a casca de ovo fornece nitrogênio, cálcio, magnésio e potássio. A casca dos ovos deve ser triturada com as mãos, ou no liquidificador com um pouco de água; quanto mais trituradas, melhor, já que os nutrientes ficam mais disponíveis às plantas.

A casca de ovo é um componente bastante utilizado como adubo por ser rico em cálcio, um macronutriente importante para o desenvolvimento saudável de uma planta. “A presença de cálcio contribui para o crescimento das raízes, ajuda na absorção de molibdênio e outros micronutrientes”, explica Tati.

Contudo, a diferença entre babosa e aloe vera não existe, afinal, são exatamente a mesma coisa. A planta é popularmente conhecida como babosa, nome que recebe por conta da “baba” extraída da sua folha, que é rica em propriedades benéficas para a saúde do corpo, pele e cabelo.

Recomenda-se cultivar a planta babosa em sol pleno ou meia-sombra. Por essa razão, se você cultiva a sua babosa dentro de casa procure reservar um ambiente em que sua planta receba ao menos 8 horas de luz natural por dia. No sala de estar, por exemplo, você pode posicioná-la sobre uma mesa, próxima a uma janela.

É conhecida por atrair a prosperidade e as boas energias em qualquer lugar da casa onde estiver localizada. Popularmente acredita-se que quando a planta da babosa cresce e esbanja saúde é porque está atraindo boa sorte.

Cuidados com a babosa
Caso seja cultivada no ambiente interno, deve receber ao menos 8 horas de luz natural por dia. Rega: uma vez por semana. A babosa não gosta de solos encharcados, e não se deve utilizar mangueiras. Solo: bem drenado com mistura de terra orgânica adubada e areia, na proporção de 50%.

Época de plantio. O momento ideal para o plantio dependerá do local. Em regiões de clima quente, a melhor época para plantio será o outono. Já em regiões onde o outono costuma ser mais frio, a primavera é a melhor época.

As babosas saudáveis crescem em abundância, formando novas folhas e até mesmo novas plantas.

O crescimento da babosa pode levar até duas semanas, depois do seu plantio. Contudo, esse tempo pode variar dependendo das condições em que a planta se encontrar. Uma maneira de garantir que ela cresça com rapidez, é escolhendo o tipo certo de solo, que pode ser arenoso ou argiloso.

Geralmente no começo da primavera ela floresce.

Se elas estiverem ficando marrons ou vermelhas, a planta pode estar queimada de sol. Mude-a de lugar. Passe o vaso para um local sem luz solar direta. Se a planta estiver em um local onde receba luz artificial, afaste mais o vaso da fonte de luz.

A babosa é capaz de fortalecer a raiz e os fios dos cabelos - quando aplicada no couro cabeludo - dessa forma, consegue ajudar na prevenção da queda de cabelo. Além disso, a Aloe Vera estimula a produção de colágeno e é rica em sais minerais e água, que ajudam a fortalecer o fio, deixando-o menos frágil.

6 formas de reanimar uma planta que está morrendo

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. As plantas também precisam de alimentos saudáveis. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.

Em plantas que demandam mais acidez, como Hortênsia, Lírio e Azálea, as quantidades de farinha de casca de ovo serão pequenas: uma colher de chá já é o suficiente. Já naquelas que pedem o oposto, ou seja, o solo alcalino, como pimentão, tomate, brincos-de-princesa e Azevinho, usamos até três colheres.

Outra forma de usar a borra de café como um fertilizante, mais suave, pode ser misturar (apenas a borra) com água, na proporção de 100 gramas de borra para um litro de água. Borrife a mistura nos vasos ou canteiros. Além de tornar as plantas mais produtivas, a reutilização do café as protege.