Qual melhor adubo líquido ou granulado?

Perguntado por: epacheco . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

A adubação líquida sempre será menos concentrada, pois os nutrientes são assimilados mais facilmente do que no caso dos adubos granulados, ou seja, a absorção pela planta é mais rápida, porém também é perdida mais facilmente pelo processo de lixiviação.

Para aproveitar melhor os nutrientes do adubo líquido, sugerimos não armazenar por mais de 3 meses.

Húmus de minhoca
Também conhecido como vermicomposto, é considerado um dos melhores adubos, afinal, as minhocas fazem o processo de decomposição de resíduos orgânicos presentes no solo, deixando apenas os nutrientes para as plantas consumirem. É possível comprá-lo já preparado.

Os fertilizantes líquidos têm ganhado bastante popularidade nos últimos anos, e podem ser aplicados no solo ou através de aplicação foliar. Quando aplicados diretamente nas folhas, os nutrientes estão mais prontamente disponíveis, e são absorvidos mais rapidamente pela planta.

Em caso de adubo orgânico, trate a terra de 6 em 6 meses; e se for adubo químico, o intervalo passa a ser de cerca de 3 meses.

Como usar Adubo Líquido NPK
Ele precisa ser aplicado de forma mais uniforme nos locais do solo onde as culturas possuem melhor aproveitamento. Isso garante uma excelente cobertura e, consequentemente, alta produtividade no ramo agrícola.

Adubo Líquido NPK (Diversas Formulações)
Ele age diretamente na nutrição da planta, melhorando o metabolismo e ativando o equilíbrio nutricional, suprindo qualquer deficiência existente de macro nutrientes em diversas culturas.

Na verdade, fertilizantes e adubos conferem propriedades semelhantes às plantas, mas agem de maneira diferente no solo. Enquanto o fertilizante nutre a parte visível do jardim (as plantas à superfície), o adubo, por outro lado, melhora a parte invisível (o solo).

Maiores dosagens de fertilizantes se tornam um limitante para o desenvolvimento da cultura. Em outras palavras, doses elevadas podem causar toxidez nas plantas. O excesso de determinado nutriente também pode levar à não absorção dos demais, causando sintomas de deficiência.

Aposte no adubo NPK 10-10-10, que pode ser diluído na água usada para as regas, a chamada fertirrigação. Outra opção são os adubos orgânicos de origem animal, como esterco de aves. Para fazer a adubação radicular, coloque a mistura na base dos caules da planta e regue.

O húmus de minhoca é um dos mais famosos e considerado por muitos o melhor adubo! No entanto, não é necessário ter esses simpáticos animaizinhos em seu jardim para aproveitar os seus benefícios. Hoje, é possível encontrar húmus de minhoca já preparado, pronto para ser colocado em sua horta!

Adubos NPK
O nitrogênio (N) é o responsável pelo crescimento e desenvolvimento de raízes, caules e folhas. A planta absorve, ainda no começo da vida, a maior parte do nitrogênio de que precisa e o armazena em seus tecidos de crescimento.

Isso porque determinadas plantas precisam de nutrientes específicos. Na lista de adubos químicos, o mais utilizado é o NPK, que, como a sigla diz, é fonte de nitrogênio, fósforo e potássio. Contudo, a quantidade de cada mineral muda. Por exemplo, existe o NPK 4-14-8, o NPK 10-10-10 e por aí vai.

Coloque o adubo afastado das raízes e do caule. Em plantas de vasos, o ideal é aplicar o NPK nas laterais e depois regar. Em uma árvore, o NPK pode ser depositado em pequenos buracos cavados próximos às raízes.