Qual melhor ácido para clarear cicatriz?

Perguntado por: lfurtado . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

O Ácido Kójico também é uma ótima opção para clarear a pele, graças ao seu efeito despigmentante que age nas manchas. E, também, ele é um ácido para não fotossensibilizante, que pode ser usado durante o dia, sempre aliado ao protetor solar.

Cicatrizes e a exposição ao sol
Nesse caso é possível aplicar diariamente um creme com ação clareadora que pode ser comprado em farmácias. Mas é preciso ter muito cuidado ao aplicar o produto pois, este deve ser aplicado apenas na cicatriz, com objetivo de uniformizar o tom da pele.

Nos primeiros dias após a cirurgia, a cicatriz apresenta a mesma cor da pele. Ela evolui para uma cor mais avermelhada e as vezes, até arroxeada. Esse processo pode variar de 3 a 6 meses. Após esse período, ela começa a clarear e a aparência esbranquiçada geralmente ocorre por volta de 1 ano ou mais de pós-operatório.

Retinoides tópicos, associação de ácido glicólico e hidroquinona, peelings químicos e microagulhamento são então combinados para obter uma cor mais uniforme da cicatriz.

Retinóico – Promove os mesmos efeitos do ácido glicólico, porém é mais potente. É o ativo antienvelhecimento mais eficaz que existe. Age profundamente na pele, aumentando a produção de colágeno. Assim, melhora a aparência geral da pele, diminui as rugas, as manchas e melhora a textura de um modo geral.

Peeling. O peeling é um excelente procedimento para corrigir a cor das cicatrizes e que pode ser feito com cristal, ativos químicos, vegetais, entre outros. Além disso, ele não promove um benefício único, como tirar cicatrizes do rosto.

A melhor forma para remover cicatrizes é através da cirurgia de correção do tecido cicatricial em conjunto com o tratamento adequado para criar uma cicatriz mais bonita e estética no lugar, usando métodos como o uso de pomadas, injeções, laser e betaterapia. Veja!

Melhora a textura da pele, o que ajuda também no tratamento das cicatrizes de acne.

Para cicatriz com hiperpigmentação tambem é possível melhorar com Luz Intensa Pulsada (LIP) e clareadores tópicos em domicílio. A LIP ajuda a pele a absorver o excesso de melanina, deixando a cicatriz e as bordas mais claras, quando escurecidas.

Existem várias técnicas para disfarçar cicatrizes cirúrgicas, que incluem procedimentos médicos feitos em clinicas de cirurgia plástica e estética, como micropigmentação corretiva, peeling, microagulhamento, aplicação de lasers fracionados, botox, entre outros.

Por outro lado, as altas concentrações de ácido ascórbico encontradas no óleo da semente de Rosa Mosqueta têm importante papel na regeneração tecidual, sendo um importante elemento para a formação e deposição das fibras colágenas sobre a cicatriz, além de estimular, também, a proliferação celular.

Pomadas: o uso de algumas pomadas ajuda a diminuir e clarear os queloides. Injeções de corticoides: são aplicadas no tecido da cicatriz para reduzir a inflamação local, fazendo com que ela fique mais plana. Laser: esse tipo de tratamento possui eficácia no clareamento e diminuição do queloide.

Um tratamento dermatológico bastante eficaz em qualquer tipo de cicatriz é o sistema Fotona, que utiliza dois lasers: o Er:Yag e o Nd:Yag.

Argila branca. O poder das argilas no skincare é inegável e, se você deseja clarear manchas, a ideal é a branca. Por ter o pH semelhante ao da pele humana, o ingrediente é perfeito até para a cútis mais sensível. Além disso, é excelente para hidratar, curar feridas e remover cicatrizes.

O Ácido Retinóico, também conhecido como Tretinoína, é um composto pertencente à classe dos retinóides e da vitamina A. Os retinóides reduzem linhas de expressão e rugas, além de aumentarem a produção de colágeno, o que promove maior firmeza da superfície cutânea.

Vitacid ® Plus creme age clareando as manchas escuras do melasma. A melhora ocorre gradativamente com o decorrer do tratamento, e os primeiros resultados aparecem geralmente após 4 semanas de tratamento.