Qual melhor ABNT ou ABNT2?

Perguntado por: dmelo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Diante de tudo isso, atualmente faz muito mais sentido optar pelo segundo padrão, ou seja, o ABNT2. Afinal, ele é um layout sucessor da primeira versão e permite uma digitação bem mais intuitiva, com melhor posicionamento das teclas de terceira função. Além disso, os modelos mais atuais já vêm de fabrica com ABNT2.

A diferença do ABNT para o ABNT2, que hoje é o padrão de teclados vigente no Brasil é a presença da tecla Alt Gr, posicionada à direita da barra de espaço, que quando mantida pressionada habilita a digitação de caracteres extras, ilustrados abaixo em azul.

O layout padrão utilizado no Brasil segue as normas impostas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por isso seu nome. Atualmente, estamos no segundo modelo de teclado brasileiro. Dessa forma, o modelo padrão a ser utilizado aqui é o ABNT 2.

QWERTY. O formato mais comum usado até hoje nos teclados é o padrão QWERTY, que começou lá atrás com a mudança proposta por Sholes. O nome “QWERTY" vem do fato de que essas são as cinco teclas iniciais da primeira fileira das letras do alfabeto.

Como citado anteriormente, a tecla AltGr não é uma substituição à tecla Alt tradicional. O nome “Alt" é uma abreviação de “alternar” e faz referência ao fato de ser uma alternativa. Ou seja, é mais uma tecla modificadora criada para acessar funções complementares de um programa ou janela em execução no computador.

O padrão atualmente adotado pelo órgão é o ABNT 2. E, como o próprio nome sugere, ele sucede outro padrão, conhecido por ABNT. Embora os nomes sejam bastante parecidos, existe uma distinção importante entre eles. Se você colocar os teclados ABNT e ABNT 2 lado a lado, as diferenças entre ambos não saltarão aos olhos.

Passo a passo para formatar o trabalho seguindo as regras da ABNT

  • Margens:
  • Fonte Arial ou Times New Roman, com tamanhos específicos para cada finalidade:
  • Cor da fonte deverá ser preta em todo o trabalho.
  • Colocar o texto justificado.
  • Espaçamento de 1,5 no texto.
  • Espaçamento de 1,0 para citação longa.
  • Parágrafo de 1,25.

O padrão de layout do teclado Inglês Internacional (US) se diferencia do padrão brasileiro ABNT2 por não possuir a tecla cê-cedilha (Ç). Outra característica é que a tecla Enter é menor em relação aos outros layouts.

Gente, “Alt Gr” é uma tecla modificadora nos teclados e, seu nome significa: Alt Graph (Gráfico Alternativo, em português). Então, ela serve para dar acesso a mais funções nas suas teclas. Isso acontece porque os teclados funcionam em camadas, por isso, muitas teclas fazem duas ou às vezes até três símbolos diferentes.

Normalmente, essa informação costuma estar impressa em etiquetas coladas atrás do seu teclado. Por conta disso, é necessário retirar a peça do notebook. A forma de tirar o teclado do notebook varia conforme o modelo do aparelho, e deve constar no manual de instruções do equipamento.

Embora não exista um único padrão com um número específico de teclas, a maioria dos teclados dos computadores domésticos e corporativos possuem entre 101 a 104 teclas.

Verifique o idioma do teclado
Os modelos ABNT (sem tecla de cedilha) são obsoletos e, caso seu notebook seja minimamente recente, não será possível encontrá-los. Também fique atento para não adquirir o modelo US (sem tecla de cedilha) por engano.

Para mudar o layout do teclado

  1. Na barra Idioma, clique no botão Idioma de entrada e escolha o idioma de entrada.
  2. Clique no botão Layout do teclado e escolha um layout de teclado.

Estas saliências são conhecidas como Linhas de relevo e servem como referência para quem digita sem olhar para o teclado. Este ato é conhecido como toque de digitação. Estas teclas também servem para ajudar pessoas com deficiência visual, caso não possuam um teclado adaptado.

Difere do plano QWERTY trocando o Z e Y entre si, isso porque a letra Z é uma mais usada que o Y em alemão além de T e Z aparecerem frequentemente próximo a um do outro no idioma alemão. Parte do teclado é adaptado para incluir caracteres locais, como ö, ä, e ü.

Existe lógica por trás da ordem das letras
O modelo QWERTY foi projetado para evitar problemas de travamento de teclas em máquinas de escrever mecânicas. As letras mais usadas estão dispostas na posição mais conveniente para serem alcançadas pelos dedos.

CTRL+D Usa o comando Preencher Abaixo para copiar o conteúdo e o formato da célula mais Page 3 Tecla Descrição acima de um intervalo selecionado nas células abaixo. CTRL+F Exibe a caixa de diálogo Localizar e Substituir com a guia Localizar selecionada.