Qual médico trata parotidite?

Perguntado por: acorte6 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Qual a especialidade médica é a indicada para avaliar e acompanhar um quadro de parotidite de repetição em uma criança de 9 anos? Pediatra Geral, Infectologista Pediátrico e Imunologista são capazes de ajudar nesse caso.

A caxumba é uma doença infecciosa aguda, transmissível, causada por um vírus que provoca febre e inflamação da glândula parótida. O causador da infecção é o vírus da família Paramyxoviridae, gênero Rubulavírus.

Veja a seguir quais são as recomendações mais comuns:

  1. tomar mais água;
  2. garantir uma boa higiene bucal;
  3. fazer compressas mornas;
  4. fazer massagem nas glândulas salivares;
  5. consumir alimentos que aumentam a produção de saliva;
  6. uso de antiinflamatórios;
  7. uso de analgésicos;
  8. uso de antibióticos (no caso de infecção bacteriana).

Responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo, o endocrinologista cuida desde doenças muito prevalentes como diabetes, obesidade, distúrbios de tireoide; até outras mais raras como acromegalia e Síndrome de Cushing, entre outras.

A Ultrassonografia de Glândulas Salivares é um exame de imagem que estuda as glândulas salivares e permite diagnosticar diversas doenças. As imagens são obtidas em tempo real e o método é indolor e não invasivo.

O otorrinolaringologista é o médico especializado no diagnóstico e tratamento, clínico e cirúrgico, das doenças dos ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço.

Nos dias seguintes, é relatado que 95% dos pacientescom caxumba apresentam edema doloroso de parótida. O edema da glândula parótidapode durar até 10 dias, com recuperação completa de todos os sintomas em poucassemanas.

O que é: É uma doença viral aguda, também conhecida como papeira, causada pelo paramyxovirus. É caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares.

A parotidite infecciosa geralmente tem resolução espontânea, com redução do edema glandular em até 14 dias após o início dos sintomas.

A caxumba, também chamada de papeira ou parotidite, tem um período de incubação de duas ou três semanas. Seus primeiros sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza.

A inflamação das glândulas pode ser unilateral ou bilateral e também pode seraguda, crônica ou recorrente.

Existem diversas doenças que podem provocar a inflamação da glândula parótida, tais como vírus e bactérias ou, em casos mais graves, tumores malignos ou benignos. Por isso é importante ficar atento a qualquer alteração ou sintoma para poder procurar um médico especialista para um diagnóstico adequado.

Os tratamentos clássicos para a obstrução do ducto da parótida podem ser divididos em duas categorias: 1) a obstrução pode ser tratada através de rota intra-bucal; 2) a obstrução não pode ser acessada pela cavidade oral, requerendo ligação ductal ou paroidectomia através de acesso extra-oral.

dores na região do pedcoço, do rosto ou da boca – os tumores geralmente são indolores, mas isso pode mudar quando os nervos são atingidos; sensação de dormência ou formigamento no rosto; fraqueza ou dificuldade para movimentar os músculos faciais, interferindo em ações como abrir a boca, engolir e mastigar.

O médico hematologista estuda, faz diagnóstico e trata alterações e doenças do sangue e de órgãos, como a medula óssea, linfonodos (os gânglios linfáticos, espalhados pelo nosso corpo) e baço.

Continuar lendo O que é uma parotidite?