Qual médico trata estenose?

Perguntado por: dandrade6 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

O diagnóstico da estenose do canal vertebral, seja na região cervical ou lombar, pode ser feito pelo médico especialista em coluna, que irá realizar testes clínicos, além de procurar compreender o histórico do paciente.

Quando os incômodos causados pela estenose impedem que o paciente realize suas atividades cotidianas normalmente ou quando o tratamento não-invasivo é incapaz de aliviar os sintomas, pode ser preciso realizar uma cirurgia para descomprimir as raízes nervosas.

Medicação
A medicação, assim como em outras doenças, é uma das maneiras de tratar a estenose lombar. Nesse caso, é comum o uso de analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios. No entanto, os remédios devem ser sempre receitados por médicos.

Dependendo do caso, a melhor forma de tratar a estenose da traqueia é através da cirurgia com a ressecção do tecido estenosado, que traz a conclusão da maioria dos casos clínicos que necessitam desse tratamento. Ou seja: há uma luz no fim do túnel – e ela pode ser bem brilhante.

O tratamento da estenose irá depender da gravidade do problema. Enquanto casos mais simples podem ser tratados com medicamentos, outros vão necessitar de dilatação endoscópica e até mesmo uma cirurgia intestinal. O tratamento endoscópico pode ajudar a evitar ou adiar a cirurgia definitiva.

sangramento no interior da coluna vertebral (hematoma extradural da coluna vertebral) vazamento de líquido espinhal (durotomia incidental) danos acidentais nos vasos sanguíneos que suprem a medula espinhal com sangue. danos acidentais nos nervos quando eles são movidos durante a cirurgia.

Pacientes com estenose espinhal nas costas muitas vezes relatam dor nas nádegas ou uma sensação de “alfinetadas e agulhadas” na coxa ou na perna, que ocorre quando estão de pé (extensão) ou andando. Em geral, o desconforto é aliviado com a inclinação do corpo para frente (flexão) ou com descanso.

Os pacientes com Estenose Aórtica podem passar por longos períodos sem perceber os sintomas da doença. Porém, isso pode ser muito perigoso, já que pode acarretar em risco de morte súbita.

A cirurgia de estenose traqueal dura de duas a três horas, em média. E, como qualquer procedimento, ela oferece riscos para o paciente. As principais complicações que podem acontecer são: Pneumonia.

Sintomas de estenose aórtica
desenvolvem fadiga e falta de ar durante o esforço. As pessoas que têm estenose aórtica grave podem desmaiar durante o esforço, pois a pressão arterial pode cair repentinamente. O desmaio geralmente ocorre sem sintomas de alerta (como tontura ou sensação de desmaio iminente).

O estreitamento pode ser local, segmentar ou generalizado, causado por uma estrutura óssea, partes moles ou ambos. A estenose do canal vertebral pode afetar a coluna cervical, torácica ou lombar. A área mais comumente afetada é a coluna lombar, seguida da coluna cervical.

Estenose de uretra é uma doença urológica em que a uretra, tubo que conduz a urina da bexiga até o meio externo, está parcialmente ou totalmente obstruída. Como a uretra masculina é mais longa, esta doença é mais frequente no sexo masculino.

A estenose degenerativa do canal vertebral lombar é a causa mais frequente de dor lombar e/ou ciática no paciente idoso; sua epidemiologia, fisiopatogenia, manifestações e testes clínicos são revistos em ampla investigação bibliográfica atual.

O melhor procedimento para realizar o diagnóstico de estenose da traqueia é a endoscopia respiratória. O diagnóstico precoce e a definição do tratamento são muito importantes.