Qual médico trata a falta de vitamina B12?

Perguntado por: rmorais . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Clínico Geral, Médico Generalista.

A associação entre B12 elevado e cânceres sólidos foi demonstrada por dois estudos de base populacional: um B12 > 800 pmol/L (1084 ng/L) foi associado a um diagnóstico de câncer no ano seguinte com uma Razão de Incidência Padronizada de 6,3 [IC 95% 5,7-6,9] em uma coorte dinamarquesa, e um B12 entre 800 e 1000 pmol/L ( ...

Melhor começar por um especialista em Medicina Interna (Clínica Médica) que vai avaliar possíveis consequências e causas da hipovitaminose, podendo, posteriormente lhe encaminhar para outro especialista caso seja necessário.

A deficiência de vitamina B12 gera, por exemplo, cansaço, falta de ar, tonturas e palidez da pele. Células são as unidades vivas que formam nosso corpo, vistas apenas ao microscópio.

A resposta hematológica é rápida, com aumento de reticulócitos em 1 semana e correção das alterações hematológicas em 6 a 8 semanas. A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução.

Além disso, baixos níveis de vitamina C também impactam a absorção de ferro, nutriente fundamental para o bom funcionamento do sistema circulatório. Por conta disso, a suplementação com B12 deve ser recomendada e acompanhada por um médico.

Um nível de vitamina B12 < 200 pg/mL (< 145 pmol/L) indica deficiência de vitamina B12. Mede-se o nível de folato porque a deficiência de vitamina B12 deve ser diferenciada da deficiência de folato.

Alguns sintomas da deficiência de vitamina B12 são: fadiga, palidez, perda de apetite, formigamento nos pés e nas mãos, dificuldade para manter o equilíbrio, falta de concentração, perda de memória e desorientação.

O próprio hemograma pode detectar falta de vitaminas, de forma que o profissional de confiança poderá perceber indícios de acordo com as taxas obtidas.

Adultos Assintomáticos: 1000 mcg de vitamina B 12, intramuscular, 1 vez por semana, até que a deficiência seja corrigida (em geral 6 a 8 semanas). Após, para casos com indicação de reposição por toda a vida, 1 vez ao mês (cianocobalamina) ou 1 vez a cada dois meses (hidroxicobalamina).

A vitamina B12 injetável pode ser encontrada nas farmácias na forma de ampolas de 2,5 ml com concentração de 5000 UI, sob os nomes comerciais Rubranova ou Cronobê.

As vitaminas do complexo B devem ser tomadas no início do dia, de preferência com a primeira refeição. Eles ajudam o corpo a produzir energia a partir dos alimentos e tomá-los no final do dia pode interferir no sono.

Para a manutenção dos níveis de vitamina B12 no organismo, a ingestão diária por pessoas adultas deve ser de, pelo menos, 2,4mcg por dia, caso o consumo seja por meio da alimentação. Para quem a consome através da suplementação, a quantidade ideal aumenta para 5mcg diários.

Vitamina B12: Esta vitamina contribui para a secreção da melatonina³. Magnésio: acredita-se que aumenta a secreção de melatonina promovendo o início do sono, principalmente em indivíduos com casos de deficiência ou insuficiência deste mineral³.

A falta de vitamina D também está comumente associada a distúrbios do sono, como insônia e apnéia, que causam dificuldade para conseguir adormecer e ter uma boa noite de descanso. Como consequência, a sensação de cansaço começa a ser cada vez mais constante. O que compromete sua qualidade de vida!

Desta forma, a vitamina B12 injetável serve para repor o nutriente, além de ser recomendada para lidar com dores e inflamação nos nervos, e dores nos músculos ou articulações, quando são intensas.

Sua meia-vida biológica é longa, cerca de 36 a 72 horas, o que permite seu emprego em intervalos de dois a três dias. Antagonizando as reações inflamatórias, a dexametasona proporciona rápido alívio da dor em processos de origem reumática ou traumática.

Falta de ar e dor ao respirar. Formigamento ou fraqueza muscular. Aumento da sede.