Qual médico que cuida de angina?

Perguntado por: lxavier8 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Angina Pectoris é dor proveniente do coração devido a diminuição do fluxo de sangue/oxigênio nas próprias células cardíacas. Devemos ter o máximo de cuidado e seguimento para que não evolua para infarto. É fundamental o acompanhamento com o Cardiologista.

Evite temperaturas extremamente baixas ou muito elevadas; Não espere muito para tomar a medicação contra angina. Tome-a de maneira profilática antes de iniciar tarefas extenuantes.

Angina é uma dor no peito temporária ou uma sensação de pressão que ocorre quando o músculo cardíaco não está recebendo oxigênio suficiente. O indivíduo com angina costuma sentir desconforto ou pressão abaixo do esterno. Normalmente, a angina ocorre em resposta ao esforço e é aliviada durante o repouso.

A simples dor no peito pode ser provocada por outros eventos, como a arritmia cardíaca, por exemplo. A dor da Angina é intermitente e tende a ser mais intensa diante de um esforço físico, podendo reduzir quando o corpo está em repouso. Algumas pessoas, no entanto, apresentam dor intensa mesmo nesta condição.

A angina é um sintoma caracterizado por dor forte no peito, o que pode remeter a um quadro de infarto, em que há obstrução do fluxo de sangue nas artérias que irrigam o coração. Contudo, ambos são processos distintos.

O que pode acontecer a uma pessoa com angina se não adequadamente tratada? Se uma pessoa com angina não for adequadamente tratada ela pode ter um infarto e até morrer.

A angina possui 3 principais tipos, que se diferenciam pelos sintomas e por fatores desencadeantes.

  1. Angina estável. ...
  2. Angina instável. ...
  3. Angina Variante ou Prinzmetal.

Angina Silenciosa (ou isquemia silenciosa) - ocorre quando o coração não consegue receber sangue e oxigênio suficientes, mas sem que a pessoa sinta sintoma algum como ocorre nos dois tipos anteriores.

Habitualmente, a dor da angina dura apenas alguns minutos. A dor da angina ocorre mais frequentemente durante o exercício físico, mas pode ser desencadeada por outras situações, como stress, emoções fortes como raiva ou excitação, temperaturas baixas ou vento, ou a ingestão de uma grande refeição.

Procure fazer uma alimentação rica em frutas, vegetais, legumes, queijos e carnes magras. Evite alimentos industrializados, enlatados. O sal deve ser rigidamente evitado! Não beba líquidos em excesso, mas também não deixe de ingerí-los.

Um cardápio rico em alimentos com gorduras trans e saturadas, açúcares simples e sal é o maior vilão para a saúde cardíaca.

2 – Analise o tipo da dor no peito
É comum ainda que a dor irradie para o braço esquerdo. Já na crise de ansiedade, a dor no peito costuma vir em ondas de vai e vem. Além do mais, é seguida de uma sensação de ardor (formigamento) que pode atingir não só o braço esquerdo como também o direito, pernas e dedos.

Todavia, enquanto o infarto é uma grave falta de sangue para o coração, que provoca a morte de tecido cardíaco, a angina é um estágio anterior, onde há redução do fluxo de sangue nas artérias coronarianas, mas ainda há perfusão suficiente para o músculo cardíaco não sofrer necrose.

Síndrome coronariana aguda: pacientes com angina, que já infartaram, que colocaram stent ou que realizaram cirurgia de revascularização do miocárdio podem realizar exercícios leves e de baixo impacto, como caminhadas ou hidroginástica, após a liberação do médico.

Atividade deve ser interrompida em casos de dores no peito. Fazer atividades físicas melhora a qualidade de vida e previne doenças, inclusive as do coração, sempre martelamos por aqui.

diferença da arritmia cardíaca e angina
A arritmia cardíaca é um defeito elétrico do coração, e a angina é uma alteração, um defeito de suprimento. Na angina, as artérias que levam o sangue para o coração são defeituosas, têm alguma placa de gordura que impede o fluxo de sangue de chegar ao coração.