Qual médico pode substituir o urologista?
nefrologista
Sendo assim, pela etimologia fica claro que o nefrologista é o responsável exatamente pelo trato de doenças relacionadas ao sistema urinário, entretanto, é uma especialidade exclusivamente clínica. Assim sendo, a competência cirúrgica das doenças relacionadas aos rins fica ao encargo da urologia.
Qual a diferença entre urologia e proctologia?
O urologista tem como especialidades a bexiga, próstata, rins, ureteres, pênis, epidídimos, testículos, ducto deferente, vesículas seminais e adrenais. “Já os proctologistas são responsáveis pelos problemas no intestino, no reto e também no ânus”, explica o urologista.
Para que serve o médico nefrologista?
Introdução. Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista.
Qual a diferença entre médico nefrologista ou urologista?
Em síntese, a urologia é responsável pelo atendimento dos casos em que necessitem de intervenção cirúrgica, enquanto o nefrologia atua quando o tratamento pode ser à base de medicamentos. Com isso, o paciente poderá ter um atendimento mais especializado, e assim terá como tratar de maneira mais eficaz seus problemas.
Qual a diferença do andrologista Para o urologista?
O urologista é o médico que se especializou em tratamento do sistema urinário, tanto de homens quanto de mulheres. Já o papel do andrologista é cuidar da saúde sexual e reprodutiva do homem.
Quais exames para saber se os rins estão funcionando bem?
Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.
Quais os primeiros sintomas de problemas nos rins?
Sinais que podem alertar para problemas nos rins
- Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
- Anemia. ...
- Dores nas costas. ...
- Cansaço excessivo. ...
- Edemas. ...
- Coceira na pele. ...
- Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
- Hipertensão.
Como saber se os rins estão funcionando bem?
Qual exame devo fazer para saber se meus rins estão funcionando normalmente? É necessário fazer o exame chamado creatinina. Com esse exame, você vai saber como esse rim está depurando e funcionando.
Qual médico cuida da região íntima do homem?
O andrologista pode ajudar no tratamento e na prevenção de doenças sexualmente transmíssiveis (DSTs), infecções e inflamações na área genital masculina e tumores exclusivos em homens, como o de testículo e o de pênis.
Como é o nome do médico que faz exame de próstata?
Quem faz o exame de próstata? O exame de PSA ~e coletado em laboratórios de analises clinicas. O exame de toque retal é realizado pelo urologista ou proctologista, em atendimento ambulatorial.
Quando se deve procurar um urologista?
Deve-se ir à uma consulta com um urologista sempre que apresentar sintomas que envolvam o sistema urinário como dificuldades para urinar, dor nos rins, dor durante as relações sexuais e em caso de doenças sexualmente transmissíveis.
O que acontece na primeira consulta ao urologista?
Durante a consulta, o médico vai fazer uma análise completa no paciente e verificar como está a saúde do sistema urinário e sexual (no caso dos homens). Além disso, a partir dos 45 anos, o médico vai realizar o exame de toque, importante para descobrir o câncer de próstata em seu início.
O que o nefrologista faz na primeira consulta?
O nefrologista vai fazer uma avaliação clínica de cada paciente para saber quais exames devem ser feitos. Por mais que uma pessoa não apresente sintomas de uma doença específica, é importante fazer os exames que o médico pediu, para a prevenção de muitas condições.
Como é feito o exame urologista?
Com o dedo, o urologista identifica, rapidamente através do exame de toque a presença de pequenos caroços na próstata, que podem significar a formação de um câncer e consegue estimar o tamanho da próstata, que quando muito aumentada pode causar dificuldade para urinar e indicar outras doenças da próstata.
Quais doenças são tratadas pelo urologista?
Quais doenças são tratadas pelo urologista?
- Câncer de próstata. ...
- Câncer renal. ...
- Pedras nos rins. ...
- Aumento de próstata. ...
- Incontinência masculina e feminina. ...
- Disfunção erétil. ...
- Cistite. ...
- Infertilidade masculina.
Como é feito o exame de nefrologia?
A maneira mais eficaz para identificar precocemente as doenças renais é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem da creatinina sanguínea permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins.
Que idade o homem tem que ir no urologista?
40 anos
Os especialistas recomendam que homens a partir de 40 anos façam a primeira visita ao urologista. A partir dessa primeira consulta, será determinado a frequência das consultas posteriores de forma individual, de acordo com o risco de cada um para desenvolver os vários tipos de doenças urológicas..
Porque os homens devem consultar o urologista?
De acordo com o Dr. João Pedro Telles, sempre que o paciente sentir dor, relacionado ao trato urinário e/ou genital, ele deve procurar um urologista. Além disso, quando ocorrem sangramentos, secreção genitais, ardência, desconforto e dificuldade ao urinar, também é indicada uma consulta com um profissional da urologia.
Quantas vezes o homem tem que ir no urologista?
Com que frequência se deve ir ao urologista? O ideal é que os homens visitem o urologista pelo menos uma vez por ano, com a finalidade de realizar exames preventivos e garantir uma vida sadia.
Onde sente a dor nos rins?
A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas. Os sintomas geralmente surgem de forma súbita, com dor intensa e constante. A dor nos rins costuma ser incapacitante, e não diminui nem se a pessoa se deita – ela pode até se intensificar, conforme o movimento.
Quando o rim está comprometido?
Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.