Qual médico cuida de pancada na cabeça?

Perguntado por: nfelix . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Neste caso, é fundamental procurar atendimento médico e ser avaliado por um profissional médico, emergencista ou cirurgião de trauma”, recomenda o médico do HGE.

Um golpe na cabeça pode causar ruptura dos vasos sanguíneos que se encontram entre o crânio e o cérebro. O sangue pode recolher um hematoma, que pode mover e irreversivelmente danificar o cérebro. Se o hematoma não é drenado no tempo, podem colocar em risco a vida do paciente.

O risco de declínio cognitivo e demência praticamente dobra nas pessoas que sofreram pancadas na cabeça. Leia mais no artigo do dr. Drauzio. Estudos revelam que pessoas que sofreram pancadas na cabeça podem apresentar declínio cognitivo e demências.

É necessário procurar ajuda profissional e levar para atendimento médico, imediatamente. Trauma na cabeça não é besteira, é preciso ter cuidado, principalmente nos extremos de idades, as crianças e os idosos”, enfatiza Álvaro Bulhões.

“Desmaio, falta de resposta adequada a estímulos ou à fala, convulsões, sangramentos pelos ouvidos ou nariz, perda de líquido claro pelas mesmas extremidades, manchas roxas ao redor dos olhos, afundamento evidente da cabeça, sonolência ou vômitos.

Definição. O trauma cranioencefálico leve (TCEL) é caracterizado por apresentar um indivíduo desorientado, podendo ter amnésia ou perda transitória da consciência, porém consciente e verbalizando. Essa lesão se enquadra em um escore de 13 a 15 na escala de coma de Glasgow (GCS).

Em casos de quedas ou traumas leves deve-se inspecionar se há algum ferimento. Se houver ferimento, o mesmo deve ser limpo com água e sabonete assim que possível; se houver sangramento, além da limpeza local, deve-se comprimir o local por alguns minutos (de 3 a 5 minutos, pelo menos).

Os vasos sanguíneos que passam debaixo da pele, quando se rompem, deixam vazar um pouco de sangue para o tecido que existe embaixo da pele. Isso é o que causa os "roxos" em nosso corpo.

cérebro

O cérebro é o órgão mais sensível do corpo. O neurocirurgião, Paulo Porto de Melo, explica melhor como funciona este órgão, e quais os riscos caso ele seja atingido por uma pancada.

As pessoas podem ter problemas com orientação, atenção e concentração, percepção, compreensão, aprendizado, organização dos pensamentos, resolução de problemas, memória e fala. Os problemas apresentados pelas pessoas dependem da lesão.

Quando o “galo” se forma
Mas caroços muito grandes e que demoram para baixar devem ser examinados, pois há risco de o crânio rachar com pancadas violentas.

Com ferimentos leves na cabeça, geralmente não há sintomas além de dor no local da lesão. Nesses casos, pode ser indicado que você tome paracetamol (Tylenol) para a dor. Você não deve tomar anti-inflamatórios não-esteróides, como ibuprofeno (Advil) ou aspirina.

Quando sofremos uma pancada na cabeça, surge aquele enorme "galo" que, com uma boa compressa de gelo, pode ajudar a fazer com que esse hematoma desapareça.

Bebê caiu e vomitou
Uma dúvida muito recorrente dos pais é: pode deixar a criança dormir? Sim, pode, porque é muito frequente a criança dormir após bater a cabeça ou porque chorou ou pelo próprio stress da queda. Mas se for difícil acordá-la, deverá ser feita a avaliação médica.

Qualquer criança com um sinal de alerta do traumatismo craniano deve ser levada imediatamente ao pronto-socorro para avaliação.