Qual médico cuida da tireoidite de Hashimoto?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

O endocrinologista deverá acompanhar o paciente com Tiroidite de Hashimoto. Em caso de dúvidas, busque o especialista. Para saber se o médico é endocrinologista associado à SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) , procure aqui.

A tireoidite de Hashimoto pode levar ao hipotireoidismo, que pode ser devidamente tratado, permitindo que a pessoa leve uma vida normal. Vale lembrar que, em situações especiais, como nas gestantes, pode ser necessária a reposição com hormônio tireoidiano durante a gravidez.

Tireoidite de Hashimoto: Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico da Tireoidite de Hashimoto é feito por meio da dosagem de alguns hormônios no sangue, como TSH, T3, T4 e dos anticorpos antitireoidianos, do exame clínico e da Ecografia de Tireoide com Estudo Dopplerfluxométrico.

Porém, pela intolerância à glúten presente em pacientes da tireoidite, essa dieta de Hashimoto é um pouco diferente, sendo livre de:

  • Grãos.
  • Laticínios.
  • Batatas.
  • Feijões.
  • Açúcar refinado.
  • Óleos refinados.

De qualquer forma, tanto o hipotireoidismo como o cisto de tireoide não representam causas para aposentadoria antes do tempo.

Deverá, por isso, optar por alimentos como sal não iodado, café ou chá, claras de ovos, frutas frescas ou enlatadas, nozes sem sal e manteigas, pão caseiro ou pão sem sal, laticínios e ovos, aveia ou batatas.

Ovo. O ovo também é uma recomendação para favorecer a tireoide. O mesmo vale para o leite e seus derivados, como o iogurte natural.

A tireoidite de Hashimoto acontece quando anticorpos no organismo atacam as células da tireoide – uma reação autoimune. A maioria das pessoas acaba apresentando hipotireoidismo. Normalmente, a pessoa com hipotireoidismo se sente cansada e não tolera o frio.

Doença de Hashimoto não afeta peso.

Em casos de tireoidite de Hashimoto ou tireoidite autoimune e tumores malignos da tireoide o Puran T4 também pode ser utilizado.

Para conviver com a Síndrome de Hashimoto é necessário consumir alguns alimentos de forma moderada, como couve flor, soja, nabo são ricos em isoflavonas e tiocianato, que podem reduzir um pouco a absorção do iodo intestinal e poderia levar a uma progressão mais rápida do hipotireoidismo.

Na tiroidite de Hashimoto, o sistema imunológico começa a atacar por engano a glândula tiróide. Isto causa danos à tiróide, que passa a produzir menos hormônio. Isso é chamado de hipotireoidismo.

O motivo de o paciente autoimune não ser doador é por cuidado com quem vai receber o sangue. Essa pessoa está em situação debilitada, está frágil, o sangue do paciente autoimune pode não ajudar esse outro paciente, que precisa de um sangue sadio.

Quando os índices de Anti-TPO estão elevados é um sinal de alerta para doenças autoimunes da tireoide. As doenças autoimunes são aquelas nas quais o sistema imunológico ataca o seu próprio organismo, como se este fosse um agente estranho.

Consuma mais frutas e verduras, alimentos probióticos e kefir. Mastigue lentamente e elimine da dieta tudo o que não cai bem. Suplemente betaína e pepsina. Estudos mostram que muitas pessoas com Hashimoto e/ou hipotireoidismo também produzem pouco ácido clorídrico.

Algumas pessoas tem dúvidas sobre quem tem tireoide pode comer banana. Esse questionamento piora quando ouvem que não. A verdade é que a banana não tem qualquer relação com distúrbios na tireoide. Ela não precisa ser evitada em uma dieta equilibrada para a tireoide e pode estar presente!

Essa dieta deve incluir grãos integrais, proteínas magras e gorduras saldáveis. Frutas, verduras e legumes devem ser os ricos em antioxidantes, tais como morango, kiwi, ameixa vermelha, tomate, espinafre, couve e abóbora.

Em doenças autoimunes, o sistema imunológico combate células do próprio organismo, tornando-se imunidade baixa. Em geral, as condições desse tipo apresentam dores, manchas, icterícia, e outros sinais como os listados.