Qual médico ajuda a ganhar peso?

Perguntado por: scavalcanti2 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

O médico nutrólogo também faz diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à falta ou excesso desses nutrientes. Ele pode diagnosticar e tratar, por exemplo, obesidade, hipertensão arterial e diabetes.

A prática regular de exercícios físicos também faz parte da dieta para engordar, contribuindo ainda para melhorar a forma física. Nesse caso, a melhor atividade a se fazer é a musculação, pois além de ajudar a queimar gorduras, também estimula a produção e o aumento de massa muscular.

endocrinologista

O endocrinologista pode prescrever medicação, suplementos alimentares e vitaminas, dar diagnóstico clínico e endocrinológico, além de pedir e interpretar exames bioquímicos em geral.

As causas geralmente estão relacionadas a predisposição genética, distúrbio hormonal, estresse, ansiedade, não realizar uma dieta adequada, ou falta de exercícios físicos.

05 passos para ganhar massa magra

  1. Tenha uma alimentação rica em proteínas. ...
  2. Consuma mais calorias do que você gasta. ...
  3. Treine de 3 a 5 vezes por semana e intercale exercícios. ...
  4. O exercício deve ser lento. ...
  5. Respeite o descanso do músculo.

As razões de não engordar vão desde características genéticas, como uma alta taxa metabólica basal (a quantidade de energia que seu corpo gasta simplesmente para ficar vivo) herdada da família, até por uso de medicamentos específicos ou doenças como hipertireoidismo, diabetes e quadros psiquiátricos, como depressão ou ...

Buclina pode engordar porque estimula o apetite e, ao comer mais, a pessoa tende a ganhar peso. O efeito estimulante do apetite da Buclina ainda não está bem determinado, mas parece estar relacionado com uma ação hipoglicemiante do medicamento.

5 dicas para acelerar o ganho de massa magra

  1. Insira proteínas na dieta. Quem pratica atividade física para ganhar massa magra certamente já ouviu falar que precisa inserir alimentos ricos em proteínas na dieta. ...
  2. Invista em treinos com peso. ...
  3. Durma bem. ...
  4. Utilize suplementos alimentares. ...
  5. Tratamentos com uso de tecnologia.

“Deve-se incluir carboidratos simples, fundamentais para fornecer energia ao organismo, além de proteínas, indispensáveis para ganho de massa magra. O ideal é consumir alimentos integrais por possuírem elevada densidade energética e baixo índice glicêmico, como pães, massas e biscoitos”, diz Vanderli.

Ganho de peso saudável
Confira algumas estratégias interessantes que podem te ajudar nesse processo: Alimentos ricos em proteína são grandes aliados: dê preferência às carnes magras (alcatra, filé mignon, maminha, fraldinha) , frango e principalmente peixes e ovos, além de leite e queijos brancos como ricota e minas.

Responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo, o endocrinologista cuida desde doenças muito prevalentes como diabetes, obesidade, distúrbios de tireoide; até outras mais raras como acromegalia e Síndrome de Cushing, entre outras.

O nutricionista é um profissional que avalia o estado nutricional e fornece ao paciente orientação relacionada à alimentação. Não pode prescrever medicamentos, por lei. Já o endocrinologista é um médico formado com pelo menos quatro anos de especialização que pode diagnosticar e prescrever qualquer medicação.

TSH. Glicemia Jejum. Triglicérides. Colesterol Total e Frações (VLDL+HDL+LDL)

O Índice de Massa Corporal (IMC) médio de uma pessoa fica entre 20 e 25, e um valor acima disso é considerado sobrepeso. Um índice abaixo de 19 é considerado magreza, mas se o índice chegar a menos de 17, se torna preocupante.

1 pequeno, galgaz, descarnado, escanzelado, delgado, esguio, esquelético, estreito, fino, franzino, magricela, ralo, afilado, fraco, seco.

Alimente-se mais. Ganhar peso exige o consumo de uma maior quantidade de calorias; para obtê-las por um mês, você deve tentar elevar de 5 a 10% a ingestão delas, de acordo com sua idade e peso. Para manter-se saudável, é preciso comer alimentos benéficos em vez de “junk food”, que são ricas em gorduras.

Falta de sono, treino incorreto e alimentação desajustada são alguns dos fatores que impactam e atrapalham o ganho de massa muscular.