Qual medicamento substitui o propofol?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Estes 2 estudos mostraram que a dexmedetomidina é, no mínimo, tão eficaz quanto o midazolam ou o propofol para manter uma sedação leve.

PROPOFOL -(DIPRIVAN) Indicações: Indução e manutenção de anestesia geral. Sedação.

Propofol e o midazolam estão entre os anestésicos mais comumente utilizados, pois quando indicada a sedação, é preferível aquela de curta duração, início rápido, tempo de recuperação reduzido e mínimas repercussões hemodinâmicas.

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

Você não deve utilizar propofol nas seguintes situações: - Hipersensibilidade conhecida a qualquer componente de sua fórmula; - Sedação em crianças menores de 3 anos de idade com infecção grave do trato respiratório, recebendo tratamento intensivo; - Sedação de crianças de todas as idades com difteria ou epiglotite ...

O midazolam, principal sedativo usado, associa-se à sedação excessiva pela sua capacidade de acumular-se nos tecidos, especialmente em pacientes com insuficiência renal.

O midazolam é geralmente utilizado para sedação em doses de 0,05 a 0,1mg/kg EV.

Após distribuição randomizada, 40 pacientes receberam Propofol 2% e 38 midazolam. A dose média de Propofol 2% foi de 1-6 mg/kg/h e de midazolam 0,05-0,4 mg/kg/h. Nenhum bloqueador neuromuscular foi utilizado e a duração média da sedação foi de 141,2 h para o grupo Propofol 2% e 140,5 h para o grupo midazolam.

O propofol, usado em anestesias gerais, só pode ser vendido para uso hospitalar. O midazolam, o lorazepam e o diazepam são vendidos em forma de comprimidos em farmácias, mas são tarja preta.

Efeitos colaterais do uso de Propofol
Diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, dor de cabeça, náuseas e vômitos estão entre os principais efeitos colaterais do Propofol. A maioria dos sintomas após anestesia geral são reações adversas farmacologicamente previsíveis dos medicamentos anestésicos.

Para endoscopia digestiva alta de rotina, midazolam é superior ao diazepam, quando utilizado como o único agente sedativo (GRAU DE RECOMENDAÇÃO A).

Adultos:- A dose usual recomendada para adultos é de ½ a 1 comprimido de 15 mg. Devido a curta permanência do midazolam no organismo, o Dormire® pode ser administrado a qualquer hora, desde que o paciente se assegure de que não será perturbado durante as 4 horas seguintes.

Pelo fato de não existir antagonista para o propofol, os pacientes que são submetidos a uma sedação excessiva podem necessitar de ventilação assistida durante alguns minutos até a recuperação da consciência e da respiração espontânea.

De acordo com a metodologia empregada, a associação de midazolam ao propofol e fentanil para sedação em colonoscopia reduz o consumo de propofol e cursa com maior satisfação do paciente.

Diazepam
O diazepam pertence à classe dos benzodiazepínicos e pode ser usado para o tratamento de ansiedade, abstinência alcoólica, convulsões e insônia. Seu efeito é rápido, mas duradouro. Além disso, permite o controle da insônia durante a noite toda.

Quais tipos de medicamento podem induzir o sono? Os medicamentos mais utilizados para induzir o sono são os antidepressivos e os hipnóticos. Os antidepressivos, como os benzodiazepínicos, têm meia-vida mais longa, podendo causar sonolência excessiva no dia seguinte, a hipersonia.

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia. O medicamento já viciou mais de 2 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.

A Esadi utiliza nos seus exames a sedação profunda com Propofol. Além da segurança, esse tipo de anestesia traz mais qualidade ao exame, uma vez que o paciente dorme um sono profundo, não sentindo nenhum desconforto no procedimento enquanto o médico gastroenterologista realiza o exame com tranquilidade.

O metabolismo do propofol é rápido, com menos de 20% da dose administrada em “bolus” recuperados na urina como droga não modificada após 30 min7,10. O propofol pode ser administrado em infusão contínua na manutenção da anestesia com ou sem complementação de agentes inalatórios6' 11.