Qual mecanismo a Fototransdução é realizada?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

A fototransdução é um processo desenvolvido nos discos membranares do segmento externo dos fotorreceptores e que transforma o sinal luminoso em impulso nervoso conduzido pela via óptica ao córtex visual.

Na retina os fotorreceptores (cones e bastonetes) transformam a luz em impulsos elétricos dando início ao processamento neural da informação visual. Esse processo chama-se transdução sensorial. A cor dos olhos é por causa da pigmentação da íris que regula a quantidade de luz que penetra no olho.

Fototransdução é a transformação de energia luminosa em sinais elétricos biologicamente reconhecíveis, que se processa no segmento externo dos cones e bastonetes. O evento inicial é constituído pela absorção de luz pelos pigmentos visuais e pelas alterações de conformações moleculares resultantes.

As fibras nervosas da retina juntam-se na parte posterior do olho e formam o nervo ótico, que conduz os impulsos elétricos ao cérebro.

Há dois tipos principais de fotorreceptores: cones e bastonetes. Os cones são os responsáveis pela visão precisa, central e detalhada e pela visão em cores, estando agrupados principalmente na mácula. Os bastonetes são responsáveis pela visão periférica (lateral) e pela visão noturna.

A fototransdução realizada pelos fotorreceptores é a transformação da energia luminosa em impulso nervoso. No escuro, os terminais sinápticos liberam glutamato continuamente. A luz transforma o pigmento rodopsina em metarrodopsina, que ativa a transducina, que por sua vez, ativa fosfotiesterase (FDE).

Células bipolares
Estas células formam a ponte entre as células ganglionares e os fotorreceptores da retina. Elas são particularmente importantes na detecção dos limites das imagens enviadas para o sistema visual.

A visão é feita pelo cérebro. Os olhos funcionam como órgãos de conversão seletiva do estímulo luminoso em sinais elétricos. Durante todo o trajeto através do sistema visual, os estímulos vão sendo depurados até gerarem uma impressão visual única, provavelmente no córtex occipital.

Em transdução, o DNA é acidentalmente transportado de uma bactéria para outra por um vírus. Em conjugação, o DNA é transferido entre as bactérias através de um tubo entre as células. Elementos de transposição são pedaços de DNA que "saltam" de um lugar para outro.

Esse fenômeno é chamado transdução sensorial. No olho, a luz visível (fóton) é transformado em impulso nervoso e na orelha, as ondas de pressão sonora são convertidos em sinais elétricos e assim por diante. A figura acima representa os órgãos dos sentidos especiais e somáticos gerais onde a transdução sensorial ocorre.

A transdução no sistema nervoso normalmente se refere a eventos de alerta de estímulo em que um estímulo físico é convertido em um potencial de ação, que é transmitido ao longo dos axônios em direção ao sistema nervoso central para integração. Uma célula receptora converte a energia de um estímulo em um sinal elétrico.

A fotossíntese, é o processo no qual a energia luminosa é convertida em energia química na forma de açúcares. Em um processo alimentado por energia luminosa, moléculas de glicose (ou outros açúcares) são construídas a partir de água e dióxido de carbono, e oxigênio é liberado como um subproduto.

A lente do olho (cristalino) produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.

O efeito líquido dessas etapas é converter a energia luminosa em energia química na forma de ATP e NADPH. O ATP e NADPH provenientes das reações dependentes de luz são usados para fazer açúcares no próximo estágio da fotossíntese, o ciclo de Calvin.

A vitamina C, presente em frutas e vegetais, é fundamental para o funcionamento adequado das células nervosas do olho.

A visão funciona através do processamento de dados recebidos pelo encéfalo, por intermédio dos receptores sensoriais ativados pela luz. No cérebro, essas informações são também armazenadas.

Na retina estão os cones e bastonetes, que são as células fotorreceptoras. Elas recebem a luz e a transformam em um impulso nervoso que é dirigido ao cérebro através do nervo óptico.