Qual material não dá choque?

Perguntado por: obittencourt . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Plástico, madeira, vidro e borracha são bons isoladores eléctricos. É por isso que eles são usados para cobrir os materiais que transportam eletricidade. A cobertura de plástico que rodeia os fios é um isolante elétrico. Sua utilidade é evitar que o ser humano receba um choque elétrico.

Eletricidade e água não combinam
Essa é uma das principais medidas para evitar acidentes que possam resultar em choques elétricos. Mantenha sempre os aparelhos elétricos afastados da água. Isso vale para pias, banheiras, chuveiro, piscinas e por aí vai. Evite também manusear os aparelhos com o corpo molhado.

Todas as vezes que for cortar um fio de qualquer equipamento ele deve estar desconectado da rede elétrica, sem uma fonte de energia, nenhum fiochoque. Caso haja a possibilidade de não poder desligar uma parte da energia, use luvas isolantes e não encoste as 2 mãos no fio.

Nos últimos anos a evolução científica tornou acessível o uso de materiais mais eficientes para a isolação dos condutores, tornando o transporte de corrente elétrica mais seguro e difundido. Atualmente o PVC é o material mais utilizado para a isolação dos cabos elétricos, por ser de baixo custo e fácil manuseio.

Alguns materiais que podem ser considerados dessa categoria são: silicone, vidro (cerâmicas), plástico (resinas), borracha e óleo. Esses isolantes de eletricidade possuem alta resistência ao fluxo de cargas e, por isso, são utilizados para fazer a cobertura de fios e cabos elétricos de cobre.

- Não são bons condutores de eletricidade: A única exceção é o carbono, que, na forma de grafita, conduz bem a eletricidade; - Eles são opacos: Isso significa que eles não possuem o brilho metálico.

Condutores e isolantes são materiais elétricos que se comportam de maneiras opostas no que respeita à passagem de corrente elétrica. Enquanto os condutores permitem a movimentação dos elétrons ou íons, os isolantes dificultam essa movimentação, ou seja, a passagem da eletricidade.

Diferente do que tem se disseminado há anos, chinelos de borracha não previnem choques elétricos, principalmente os mais intensos, os chinelos são apenas um cuidado a mais em situações como o momento de trocar uma lâmpada.

Isso acontece devido à eletricidade estática, a mesma que faz seu cabelo ficar meio arrepiado de vez em quando. A gente não percebe, mas o corpo humano é um bom condutor de eletricidade, ou seja, permite que cargas elétricas (os elétrons) se movimentem livremente, possibilitando a passagem de corrente elétrica.

Significado de Aterramento Elétrico segundo a ABNT
Assim, em casos de uma fuga de corrente elétrica, a eletricidade tende a ir para o menor potencial; a terra, que tem o potencial próximo de zero. Desse modo, as pessoas próximas aos equipamentos energizados não recebem o choque elétrico.

Esta corrente elétrica que foge da resistência do chuveiro é muito pequena e muitas vezes ela não consegue vencer a resistência da pele para ocasionar um choque elétrico, mas quando a resistência do corpo abaixa, no caso do banho devido ao corpo estar molhado e outros fatores como as mulheres que tiram a cutícula ao ...

A primeira não tem uma resistência isolada corretamente para as condições normais de uso. Com isso, a corrente elétrica pode passar para a carcaça, e o usuário levar um choque.

Para o condutor de neutro provocar choque elétrico é necessário existir uma diferença de potencial elétrico considerável como por exemplo, entre fase e neutro. O cabo de Neutro provoca choque elétrico.

Os raios e os fios de alta tensão (voltagem superior a 600 volts), costumam provocar esse tipo de acidente.

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Bons condutores são materiais que permitem que os elétrons se desloquem facilmente. Os metais, em geral, são ótimos condutores de eletricidade. Neles, os elétrons fluem com facilidade. Por isso, o cobre, o alumínio e o estanho costumam ser empregados na fabricação de fios elétricos.

A etiqueta de identificação nos produtos deverá indicar, claramente, a seção do produto (mm2), a norma vigente (NBR), o selo do INMETRO, o logo da certificadora e, principalmente, o número do registro do produto com validade (este pode ser confirmada no site do INMETRO).