Qual material é feito cola quente?

Perguntado por: hvasconcelos . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Etileno Acetato de Vinila

Em linhas gerais, um bastão de cola quente é produzido com resina de EVA (Etileno Acetato de Vinila) e resina taquificante. É esta soma que resulta em um produto que pode ser usado para colar, fixar ou fechar diversos produtos com as mais diferentes superfícies.

Além da cola quente, outro tipo de cola para artesanato é a cola de silicone, que pode ser usada em materiais variados, como isopor, EVA, tecidos sintéticos e até vidro e fibra de vidro.

Do que é feita a cola bastão? A cola bastão possui água em sua composição. Enquanto o produto está na embalagem, as moléculas de H2O se mantêm unidas a um polímero chamado polivinilpirrolidona (PVP). Em contato com o meio externo, elas evaporam, transformando a substância líquida em uma camada sólida.

Cola de silicone
Essa cola leva 24 horas para secar, lembra a cola quente só que possui compostos que deixam o material em forma líquida. Cola muito bem EVA, Feltro, tecidos sintéticos e isopor.

POXIPOL

POXIPOL® desenvolve cola resistente a altas temperaturas
A cola é resistente até a temperatura de 120ºC. Porém, é importante ressaltar que POXIPOL® não é um adesivo resistente ao fogo, ou seja, as peças coladas com o material não podem ser expostas a chamas ou temperaturas superiores a 120ºC.

Muito prática, adere a vários tipos de superfícies, como: madeira, cerâmica, vidro, papel e alguns plásticos. Ter uma dessa dentro de casa com certeza será sua salvação em várias oportunidades. Além disso, com ela você pode confeccionar inúmeras peças que facilitarão na organização e na decoração de sua casa.

O segredo dos Bastões de Cola Quente Rhamos e Brito - Linha Supramelt®, também chamado de adesivo termoplástico, está em sua composição, feito com as melhores resinas extraídas do petróleo, um complexo composto de Resina de E.V.A e Resina Taquificante, utilizado para colar os mais diversos tipos de superfícies.

Ela foi inventada em 1940 pelo engenheiro químico e de embalagens da Procter & Gamble, Paul Cope, como uma melhoria para os adesivos à base de água, que costumavam falhar em climas úmidos.

A cola produzida pela Caulobacter tem uma força de adesão de 68 newtons por milímetro quadrado (N/mm2), enquanto as melhores "supercolas" disponíveis comercialmente quebram-se quando sujeitas a forças de no máximo 28 N/mm2.

É um produto atóxico composto por três derivados do petróleo:

  1. Álcool polivinílico, o qual é misturado com água e aquecido a 70ºC;
  2. Persulfato de amônio que também é combinado com água, mas em temperatura ambiente;
  3. Acetato de vinila, um líquido incolor com propriedades adesivas.

Cianoacrilatos

Cianoacrilatos (Cola instantânea): Cola aquosa de secagem rápida. Reage com a umidade microscópica encontrada em qualquer superfície. Possui uma liga muito forte e é recomendada para uso em materiais como o metal, cerâmica, vidro, alguns plásticos e borracha.

Também conhecida como Cola Branca é um produto formado através da mistura do polímero sintético chamado Poli-Acetato de Vinila com algumas outras substâncias químicas, e tem Água (H2O) como seu principal solvente.

Sintomas/efeitos em caso de ingestão : Pode ser nocivo se ingerido. A ingestão pode causar náuseas e vômito. Meios de extinção adequados : Água pulverizada.

Água fervente pode amolecer a cola. Para colas persistentes, tente misturar uma pequena quantidade de amônia com detergente para lava louças e esfregue sobre a área afetada.

Composição: 80% polímero de acetato de polivinilo, 50% Metanol (informado na embalagem). Inflamável.

A melhor cola para utilizar em plásticos flexíveis é a Loctite Super Bonder Power Flex Gel. O líquido claro à prova de umidade, seca transparente e cria uma cola que não quebra facilmente, nem amarela diante a exposição aos raios solares/UV.

WayFlex / São Roque - SP.