Qual material atrai ouro?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

Ouro, prata e cobre não são materiais magnéticos, ou seja, que são atraídos por um imã – ferro, aço, níquel e cobalto sim. Então, para saber se é ouro de verdade ou apenas uma peça banhada a ouro, basta usar um imã grosso próximo da joia. Se houver atração, é possível que realmente não seja ouro verdadeiro.

O ouro ocorre em aluviões e em veios de quartzo associados a rochas intrusivas ácidas. É encontrado também como teluretos e ligas naturais, pois geralmente contém algo de prata. Forma série isomórfica com a prata, ou seja, a mistura ouro-prata pode ocorrer em todas as proporções.

Materiais com propriedades magnéticas (imãs) têm a capacidade de atrair ou serem atraídos por pedaços de ferro, níquel e cobalto (ou ligas metálicas que contém esses metais).

3 Ouro não é magnético – De posse de um ímã, as peças podem ser facilmente testadas, o ouro, a prata e o cobre não são atraídos pelo ímã.

Testando ouro com vinagre

  1. Limpe bem a joia com uma flanela.
  2. Aplique duas ou três gotas de vinagre.
  3. Observe a cor da peça.
  4. Se a joia não mudar de cor significa que é de ouro, pois o metal nobre não oxida.
  5. Se tiver uma reação e sua peça começar a mudar de cor, então provavelmente ela não é de ouro.

O ácido nítrico é um potente oxidante que pode dissolver uma quantidade minúscula, praticamente indetectável de ouro, formando íons de ouro. O ácido clorídrico, por sua vez, proporciona íons cloretos que reagem com os íons de ouro, retirando o ouro da dissolução. Isto permite que o ouro adicional continue oxidando.

Ou seja, é sim possível transformar um metal em ouro, mas, além de não ser da maneira que os alqumistas propunham, é inviável economicamente.

Teste do imã: o teste mais famoso é o do imã. O ouro é um metal não-magnético, não se atraindo por ímãs, assim, quando a peça é aproximada do ímã e ocorre algum tipo de atração, quer dizer que sua joia não é feita de ouro ou pode ser que possui outros metais.

Para encontrar ouro em grandes quantidades ou minas de ouro os métodos mais comuns são:

  1. Mapeamento Geológico;
  2. Prospecção Geoquímica na pesquisa mineral;
  3. Geofísica para ouro;
  4. Sondagem na mineração;.
  5. Modelagem Geólogica 3D.

O ouro é frequentemente encontrado em solos que contêm rochas sólidas compostas de cinzas vulcânicas, chamadas tufos calcários. Uma análise revelará que o solo próximo a uma veia de ouro terá quartzo, feldspatos, feldspatoides e outros minerais de cor clara.

Com Metal Detector, encontre moedas, brincos e chaves perdidos. Metal Detector é um aplicativo para Android que detecta metais. Para funcionar, basta apontar o celular para um objeto metálico para que ele logo o reconheça.

Pegue seu pedaço de metal e teste sua magnetização colando um imã nele. Se o metal adere ao ímã, o metal pode ser ferro fundido ou aço. Se o metal não aderir ao ímã, o seu metal pode ser cobre, latão, solucionador ou alumínio. Determine se o de aço observando a sua cor.

magnetita

Os ímãs são pedaços de minério de ferro, a magnetita, capazes de atrair objetos de ferro.

O imã adere no inox Ferrítico pois são magnéticos (contém apenas cromo na sua composição), Já no inox austenítico ele não adere (exceto após alterações de conformação mecânica), pois os austeníticos contém cromo e níquel em sua composição.

Teste com Imã
Peças de ouro não são magnéticas, então tente aproximar o imã da corrente para verificar se há atração. Se você notar que não houve atração, provavelmente a joia deve ser realmente legítima.

Veja a seguir os dois métodos principais:

  1. Passar corrente elétrica, pois o ouro conduz eletricidade assim como todo metal, mas a pirita não;
  2. Morder levemente, se for ouro, ficará a marca dos dentes, pois ele é maleável; já a pirita é dura e quebradiça, pois é um composto iônico.

Dessa forma, basta raspar a joia em algo, como uma pedra, e depois colocar o ácido nítrico nela. Se não houver mudança de cor, boa notícia: a joia é de ouro 18k. No entanto, se o ouro ficar esverdeado, significa que seu acessório é apenas folheado a ouro.

2. Teste de flutuação. O teste de flutuação consiste em encher um copo transparente ou uma vasilha com água e deixar o item cair suavemente no líquido. Caso a peça afunde, significa que há grandes chances de ser ouro de verdade, já que o material tem a particularidade de ser mais denso do que a água.

3. Teste a peça com Ácido Nítrico

  1. Se a gota ficar verde, significa que a joia é apenas banhada a ouro;
  2. Se a gota ficar esbranquiçada e leitosa, significa que é prata folheada com ouro;
  3. Se não houver nenhuma mudança na cor, provavelmente significa que a joia é realmente de ouro.

Coloque algumas gotas de vinagre sobre o objeto. Caso as gotas mudem a cor do metal, o objeto não é ouro puro. Caso a cor permaneça igual, é ouro puro. Friccione seu ouro em uma pedra de joalheiro.

Então, ouro 18K ou ouro 750 são a mesma coisa. Se a joia for 14K, isso significa que ela contém 14 partes de ouro, 10 de outros metais e assim por diante.

Continuar lendo Que material atrai ouro?