Qual matéria os alunos têm mais dificuldade?

Perguntado por: omendes4 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Estudantes têm mais dificuldades em física, matemática e química, diz pesquisa.

Qual a matéria que os alunos menos gostam? Em relação às matérias que os alunos menos se interessam, 32% disseram ser a física, 20% responderam ser a matemática, 11% a química, 7% as disciplinas de artes, história e inglês, 4% para as disciplinas biologia, português e geografia, e 3,8% para filosofia (figura 2).

O assunto mais difícil em matemática quando se está no ensino médio são as funções trigonométricas. Quem é considerado o maior matemático? Leonhard Euler (1707-1783) Vivendo de 1707 a 1783, ele é considerado o maior matemático que já caminhou neste planeta.

A matemática é uma ciência abstrata, o que significa que ela lida com conceitos e objetos que não são diretamente observáveis no mundo físico. Isso é um desafio para muitas pessoas, que podem encontrar dificuldade em visualizar e compreender conceitos abstratos, como números imaginários e geometria não euclidiana.

Matemática é a disciplina mais difícil para alunos do ensino médio.

  • Veja aqui as disciplinas mais importantes na vida desses famosos:
  • Matemática. ...
  • Física. ...
  • Filosofia. ...
  • Sociologia. ...
  • História. ...
  • Biologia.

Qual é o ano mais difícil da escola? Segundo o último Censo Escolar, é entre o 6o e o 9o ano, no ensino fundamental 2, que alguns dos maiores “palavrões” da educação começam a ganhar robustez estatística, tais como reprovação, distorção idade-série e abandono escolar.

A primeira série do Ensino Médio é a série com o maior índice de reprovações e de evasão escolar, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Domínio insuficiente da linguagem: o campo de estudo da química vai do micro ao macro, do mundo atômico às observações do dia a dia. É comum o uso de analogias e comparações para explicar fenômenos que somos incapazes de observar de perto. Muita gente não consegue sair do campo da abstração, aí começam os problemas.

educação física

Como resultado verificou-se que a matéria que mais interessa ou preferida pelos alunos é a educação física, correspondendo a um percentual de 18,5%. Dentre os motivos que levam os alunos a ter preferência por essa matéria ressalta-se a afinidade que eles descreveram ter pela mesma (59%).

Para quem fez Física ou Matemática certamente não é. Dentre os três cursos, Química é o que tem a melhor empregabilidade e, se realmente fosse mais fácil, a escolha seria óbvia: os cursos de Química.

O professor Eduardo Peres classificou três assuntos como os mais difíceis da área: leitura de gráficos de cinemática, movimento harmônico simples e eletromagnetismo.

Farmacologia

Farmacologia. É uma das matérias mais desafiadoras da faculdade de Medicina. Além de ser muito importante para a prática médica, se faz necessária para entender os princípios de medicamentos. A farmacologia é a ciência que se ocupa do estudo das interações que acontecem entre um organismo vivo e drogas.

A Física é uma ciência que aplica muitos conceitos de matemática, portanto, para conseguir resolver problemas em física é necessário dominar habilidades de matemática básica. Por isso, antes de começar a estudar física, você precisa treinar cálculos básicos, aqueles que você aprendeu lá no ensino fundamental.

A matemática é uma das bases fundamentais para o desenvolvimento intelectual das crianças, ajuda a adquirir um raciocínio lógico, organizado e uma mente preparada para o pensamento, a crítica e a abstração.

Olá. Ter dificuldades em matérias de exatas é algo muito normal, assim como muitas pessoas apresentam dificuldades em matérias de humanas ou biológicas.

Segundo o Fórum Mundial de Bolsas de Estudo, presente em mais de 140 países ao redor do mundo, um dos cursos mais difíceis em 2021, globalmente, foi a biologia, à frente da informática e até mesmo das engenharias civil e mecânica.

O estudante que se forma em Comunicação Social estuda quais são os processos que as pessoas usam para se comunicar. Dessa forma, possui pouca relação com matemática, pois os temas de relações públicas, jornalismo e cinema trabalham lidam com fenômenos sociais mais abstratos e subjetivos.