Qual Massa passar na madeira?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Os principais tipos de massa para madeira são:

  • Massa para madeira Imbuia (marrom acinzentado)
  • Massa para madeira Jatobá (marrom escuro frio)
  • Massa para madeira Cerejeira (bege claro)
  • Massa para madeira Pinus (rosa claro)
  • Massa para madeira Mogno (marrom rosado)
  • Massa para madeira Ipê (marrom escuro quente)

Conheça a Massa F12, que permite reparar madeira com ótimos resultados! A Massa F12 é um composto cremoso na cor de madeira, solúvel em água. Na prática, funciona como se fosse madeira em estado pastoso: você aplica, modela e depois de secar, pode lixar e fazer o acabamento como se fosse madeira comum.

A massa para madeira é um material que foi desenvolvido com o objetivo de nivelar e corrigir imperfeições superficiais, como trincas e rachaduras, por exemplo, que acometem a madeira ao longo do tempo.

Basicamente, a massa ajuda a nivelar e preencher vãos na superfície, assim como a massa corrida faz em paredes de alvenaria, por exemplo. Além disso, você também pode aproveitar a massa para reformar móveis antigos ou para tratar peças rústicas de madeira.

O que é e por que usar primer para madeira? O primer é um fundo preparador poliuretânico bicomponente com alto teor de sólidos disponível nas versões base solvente, nitro e água. Sua aplicação visa deixar a pintura mais uniforme, pois diminui a porosidade e impede que a superfície absorva líquidos.

Afinal, qual é a diferença entre massa acrílica e massa corrida? Embora as funções sejam semelhantes, a massa corrida é indicada apenas para superfícies sem contato com água ou umidade. Já a massa acrílica pode ser aplicada tanto em áreas secas quanto úmidas, como banheiros, lavanderias e cozinhas.

A tinta acrílica, por ter em sua composição resinas acrílicas, oferece uma garantia maior de impermeabilidade da superfície, fazendo com que a madeira e o acabamento da pintura tenham uma boa durabilidade mesmo expostos ao sol, chuva e umidade.

Aplique massa para madeira
A massa para madeira é indicada para nivelar e corrigir trincas, rachaduras e outras imperfeições superficiais na madeira envelhecida. Caso o seu objetivo seja apenas restaurar, escolha uma coloração próxima à tonalidade natural da superfície.

Uma mistura de cola de madeira e serragem seria uma solução rápida para fazer reparos imperceptíveis em artigos de mobília já montados.

Como revitalizar móveis de madeira

  1. Remoção da cera. A cera é um tipo de procedimento muito utilizado antigamente para acabamento em móveis de madeira. ...
  2. Lixamento. Estando o móvel de madeira totalmente seco, agora vamos para a 2ª etapa. ...
  3. Aplicação do imunizante. ...
  4. Aplicação de Tinta ou Verniz de acabamento.

de 30 minutos a 8 horas

A secagem da massa de madeira pode demorar de 30 minutos a 8 horas. O tempo vai depender do tamanho do reparo, da quantidade de produto aplicado e também da marca.

Removível e sem cheiro, a Massa para Calafetar Cascola é indicada para vedar frestas, orifícios, locais onde há necessidade de evitar a penetração de água, umidade, ar quente ou frio, vapores, fumaça, vazamentos, ruídos, reparos de carrocerias, baús metálicos, automóveis, etc.

Para que serve a massa acrílica? A massa acrílica, por ser mais resistente à umidade, serve para dar um acabamento refinado nas superfícies de alvenaria após a aplicação do reboco, corrigindo desníveis, bolhas e desníveis nas paredes e tetos.

Além disso, ela pode ser usada para rebocos, assentamentos e revestimentos de tetos e paredes. Já a massa corrida, também chamada PVA, é indicada para superfícies internas à base de concreto, alvenaria, gesso ou fibrocimento. Como não é resistente à umidade, não deve ser usada em áreas úmidas nem em ambientes externos.

A massa acrílica é mais resistente à umidade e, por essa razão, é mais indicada para áreas externas e molhadas (como banheiros, cozinhas e área de serviço). Ela é muito usada em fachadas de prédios, casas, lojas e escolas, por exemplo.

“A massa corrida PVA deve ser usada para regularizar superfícies porosas de alvenaria, como o reboco, e corrigir superfícies de alvenaria para uma repintura”, explica Ricardo Martins de Sá, instrutor de formação profissional do Senai e especialista em efeitos decorativos.

Passo 3: aplique o primer antes de pintar
Para evitar esse tipo de situação, a dica é aplicar o primer na madeira, que consiste em uma camada selante antes da pintura. Graças ao primer, a pintura será feita com maior facilidade e a tinta também vai se fixar mais rapidamente.

Em síntese, para selar a madeira e dar o acabamento que você deseja, tenha sempre em mente os seguintes passos:

  1. Lixe e limpe a madeira;
  2. Defina qual o acabamento é mais adequado: verniz ou tinta;
  3. Aplique a seladora;
  4. Aplique o acabamento escolhido.

Vamos começar pela pergunta mais óbvia: o que é esse “selador de pintura?” O selador está na “família” do primer. Ou seja, ele é formulado para ser aplicado previamente a pintura. Logo, o selador fará exatamente o que seu nome propõe. Ele irá selar a parede antes da aplicação da tinta.