Qual massa aguenta alta temperatura?

Perguntado por: efarias5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

DETALHES SOBRE A MASSA REFRATÁRIA ALTA TEMPERATURA. Massa refratária alta temperatura é uma pasta selante de alta qualidade, que tem a função de formar uma junta extremamente rígida. Foi desenvolvido especialmente para a resistência de altas temperaturas se mantendo estável até 1500°C.

Se você desejar dar um acabamento especial a sua churrasqueira com revestimentos, a argamassa cimentcola flexível quartzolit é a única indicada para esta finalidade.

A Argamassa refratária é principalmente utilizada para fazer o assentamento de Tijolos Refratários, ou rejuntar plaquetas refratárias em superfícies submetidas a altas temperaturas. Qual o modo de preparo da A Argamassa refratária ? A principal vantagem em utilizar a argamassa úmida, é que ela já vem pronta para o uso.

Entre os 300°C e 600°C, a queda de resistência se acentua e pode chegar a 50%, com alteração para rosa ou vermelho na coloração do concreto. De 600ºC a 950°C o concreto volta a ser cinza com alguns pontos avermelhados, indicando redução na resistência à compressão e fragilidade.

A utilização de agregados carbonáticos costuma melhorar a resistência do concreto a altas temperaturas. Podem-se empregar também fibras plásticas ou de polipropileno que derretem e liberam espaços para o vapor sair, evitando lascamentos.

É resistente a altas temperaturas (-50 C a 150 C) e endurece em duas horas.

A cola é resistente até a temperatura de 120ºC.

Existem dois tipos básicos de silicone para altas temperaturas, e eles são: neutro e acético. Em resumo, a diferença principal desses dois tipos é que o acético desempenha uma função anti fungos, sendo a opção mais indicada para utilizar em locais que são expostos a um alto nível de umidade.

"A adição de uma pequena quantidade de açúcar à massa impedirá a total hidratação ou formação de cristais de cimento. A argamassa resultante terá melhor módulo de deformação e maior capacidade de absorver deformações de origens térmicas, como no caso das churrasqueiras, lareiras e fornos", diz.

A aplicação de cimento refratário deve ser feita com colher de pedreiro, após a limpeza da superfície que vai ser aplicada o cimento e com espessura de 1 a 3 mm em cada tijolo a ser assentado. Este cimento também pode ser usado para fechamento de trincas nas paredes dos fornos.

Prazo mínimo de cura: 72 horas. Em fornos e estufas, recomenda-se utilizar um termômetro específico para controle das temperaturas ideais e uso adequado.

Em média, a recomendação de uso gira em torno de duas xícaras de chá para cada quilo de cimento.

O processo de produção consiste em moer as matérias-primas cruas até a obtenção de um pó bastante fino, mistura-las intimamente em proporções predeterminadas e queima-las em um grande forno rotativo em uma temperatura próxima a 1400°C.

Como o nome já diz, o concreto de alta resistência (CAR) se caracteriza por atingir alta resistência com pouca idade. Menos poroso e mais compacto que o concreto comum, esse material deve ser usado em obras que exigem mais velocidade.

70oC

Apenas como referência de controle, a temperatura do cimento pode ser estabelecida em 70oC para o recebimento na obra. Entretanto, deve-se dar maior importância à temperatura dos agregados e da água de amassamento, caso o objetivo seja diminuir a temperatura inicial do concreto fresco.

Os tecidos de lã são considerados os materiais naturais mais resistentes ao fogo, visto que possuem alto nível de dificuldade para inflamar, além da capacidade de extinguir as chamas quando entram em contato com suas fibras.

4 estruturas resistentes ao fogo

  1. Estrutura de concreto. O concreto é um dos materiais mais usados nas construções e resiste bem ao fogo. ...
  2. Estrutura de estuque. Outras estruturas resistentes ao fogo são as de estuque, que consiste em um tipo de gesso. ...
  3. Estrutura de tijolos. ...
  4. Estrutura de vidro à prova de fogo.

Existem alguns materiais que não necessitam ser incluídos no CMAR por serem naturalmente incombustíveis. Eles são vidro, concreto, gesso, produtos cerâmicos, pedras naturais (como granito), metais e ligas metálicas etc.

Resiste a temperaturas de até 70°C, secagem inicial em 10 minutos e secagem total em 8 horas.

POXIPOL® é resistente a água, óleos e a temperaturas de até 120ºC.

Pensando em qualidade na colagem resistente ao calor, a linha Quimifort CR, pode ser uma alternativa para a sua necessidade. As Quimifort CR são colas à base de policloropreno de excelente desempenho e com a opção de apresentarem alta resistência à hidrólise e ao calor, sem a necessidade de reativação.