Qual marcha usar no declive?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Se estiver a subir um declive muito íngreme, deverá colocar a marcha 1 ou L (Low), uma vez que é a marcha de maior força. Caso contrário, se estiver descendo uma descida muito comprida, deverá manter sempre na posição D, pois mantém accionado o freio do motor.

Se estiver em uma subida e o carro começar a se movimentar para frente, significa que você passou da meia embreagem e precisará pisar um pouco mais para o veículo ficar parado. Se estiver descendo, é porque pisou mais que o necessário e precisa aliviar um pouco mais o pé do pedal.

Dicas para subir ladeira com seu carro:

  1. Puxe o freio de mão.
  2. Ande com a primeira marcha.
  3. Não solte a embreagem de maneira súbita.
  4. Tenha mais atenção ao trânsito.

marcha

  • É a marcha mais forte e a que dá menos velocidade.
  • É usada para subir ladeiras íngremes ou para sair com o carro.

Declives. Ao avistar um declive acentuado, antes de começar a descer, teste os freios e mantenha a marcha reduzida engatada durante a descida. Além disso, nunca desligue o motor! Com ele desligado, os freios podem não funcionar corretamente e o veículo pode atingir velocidades excessivas!

Desça com o carro engrenado
Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.

Terreno com declive suave
Isso significa um declive de pouco mais de 10%. E o terreno não era muito grande em termos de metragem total, por isso seria preciso criar um segundo andar para encaixar todos os ambientes.

E sempre que deixar o carro parado em um declive, utilize primeiro o freio de mão. Como você conferiu ao longo deste artigo, existem diversos cuidados a serem adotados no dia a dia para garantir a durabilidade da embreagem do carro.

Pise fundo na embreagem. Engate a primeira marcha. Solte a embreagem bem devagarzinho até sentir o carro começar a tremer. Esse é o ponto!

Utilize a primeira marcha
O momento de utilizá-las é quando o carro já estiver correndo na estrada, em determinada velocidade. Por isso, da mesma forma que você aprendeu na autoescola, a marcha ideal para subir uma ladeira é a primeira, porque confere mais força para o carro sair do lugar.

Motoristas também devem redobrar a atenção nas curvas urbanas, pois não é raro ver pedestres atrás de ônibus parados, bancas de jornal, árvores etc, prontos para arriscar uma travessia. Portanto, é importante reduzir a velocidade o máximo que puder, usando a segunda marcha.

Em uma subida, o motorista deve aplicar a primeira marcha; na descida, a ré. Método para ambos os cenários: pise no acelerador – e na embreagem – de maneira constante, sem encostar no freio. Assim, você terá encontrado o ponto ideal de controle quando o veículo permanecer parado.

O segredo é você deixar que a velocidade do seu veículo reduza até que se torne compatível à marcha que deseja colocar. Atingindo essa velocidade, você deve pisar fundo na embreagem e, assim, realizar a mudança. Solte a embreagem devagarzinho enquanto volta a acelerar o veículo. Pronto!

Qual a velocidade de cada marcha? Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).

Geralmente, já em contexto de estrada e de alta velocidade do motor. Nesse momento o carro fica bem mais “leve”.
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Basicamente, você pode seguir a seguinte lógica:

  1. marcha até uma média de 15 km/h;
  2. marcha até uma média de 25km/h;
  3. marcha até no máximo 50km/h;
  4. marcha até 60 km/h ou 70 km/h.

Usando somente os pedais
Para sair, coloque a primeira marcha e em seguida solte a embreagem devagar até sentir o carro trepidar. Quando sentir este movimento pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado. Na sequência, solte o freio devagar e verifique se o carro permanece parado.

Cuidados com a embreagem
Evite movimentos bruscos para acionar ou soltar a embreagem; Não segure a embreagem parado no semáforo, isso causa o desgaste precoce dos discos. Espere o sinal abrir; Não “queime” a embreagem, isto é, não acelere e fique com a embreagem acionada por muito tempo.

Essa prática é perigosa para com a embreagem do carro, pois o disco pode inclusive se quebrar.

Descer ladeiras em ponto morto faz com que o veículo perca o freio-motor e ganhe mais velocidade ao descer, o que pode dificultar a reação do condutor se houver a necessidade de uma freada brusca, ou se precisar desviar de algum obstáculo, visto que, ao descer com o carro engatado, ele desce em segurança e com uma ...

Dando sequência ao festival de besteiras que assolam nossas leis de trânsito, temos hoje uma oriunda do Artigo 231 do Código de Trânsito, que proíbe descer uma ladeira sem ter uma marcha engatada, ou seja, de ponto morto – a famosa banguela.

Na opinião do especialista é fake não poder usar o freio motor ou retarder, na chuva principalmente, mas dependerá também de certa habilidade do condutor.