Qual marcha usar em um declive acentuado?

Perguntado por: esilveira8 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Se estiver a subir um declive muito íngreme, deverá colocar a marcha 1 ou L (Low), uma vez que é a marcha de maior força. Caso contrário, se estiver descendo uma descida muito comprida, deverá manter sempre na posição D, pois mantém accionado o freio do motor.

Se estiver em uma subida e o carro começar a se movimentar para frente, significa que você passou da meia embreagem e precisará pisar um pouco mais para o veículo ficar parado. Se estiver descendo, é porque pisou mais que o necessário e precisa aliviar um pouco mais o pé do pedal.

Desça com o carro engrenado
Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.

Declive ou aclive acentuado
As placas de sinalização de trânsito do tipo A-20a (declive) e A-20b (aclive) indicam que o motorista encontrará adiante uma descida ou uma subida acentuada.

Dicas para subir ladeira com seu carro:

  1. Puxe o freio de mão.
  2. Ande com a primeira marcha.
  3. Não solte a embreagem de maneira súbita.
  4. Tenha mais atenção ao trânsito.

É verdade que não pode trocar marcha ou frear durante uma curva? E se precisar? Bom, a verdade é que não se deve trocar marcha ou frear durante uma curva, mas isso não é impossível: tudo depende do domínio que você tem da moto.

Subir ladeira escorregadia
Solução: virar o carro e tentar subir de marcha-ré, pois o peso do carro passa para as rodas motrizes aumentando o atrito.

Aclives Ao transitar em um aclive, certifique-se que marcha correta esteja engatada para que o veículo possa manter uma velocidade compatível com a via em que está transitando.

Terreno com declive suave
Isso significa um declive de pouco mais de 10%. E o terreno não era muito grande em termos de metragem total, por isso seria preciso criar um segundo andar para encaixar todos os ambientes.

Aclividade e declividade são duas faces de uma mesma moeda, ou seja, depende de onde se está olhando. Na prática, quando o terreno está acima do nível da rua, chamamos de aclive e quando está abaixo do nível da rua, chamamos de declive.

Na meia embreagem em qualquer situação pise sempre no freio e depois na embreagem. Na descida de morro, NUNCA PISE NA EMBREAGEM, só quando o carro estiver lá embaixo, quase parando, aí vc mantém o pé no freio e pisa na embreagem para ele não morrer ao parar. Vamos salvar vidas e evitar acidentes por imperícia!

Pise fundo na embreagem. Engate a primeira marcha. Solte a embreagem bem devagarzinho até sentir o carro começar a tremer. Esse é o ponto!

Você percebe que à frente há um declive acentuado: antes que a descida comece, teste os freios e mantenha o câmbio engatado numa marcha reduzida durante a descida. Nunca desça com o veículo desengrenado.

Uma solução interessante para casa em declive é utilizar os desníveis para criar uma espécie de sistema de escadas. Cada nível deve ser planificado e funcionar como se fosse um degrau dessa escada. Esses níveis são chamados de platôs.

ACLIVE: inclinação de terreno um tanto acentuada, em sentido ascendente (Mini Aurélio, 6ª Edição, 2005). DECLIVE: inclinação de terreno um tanto acentuada, em sentido descendente (Mini Aurélio, 6ª Edição, 2005).

Por isso, a principal dica é reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo da frente e redobrar a atenção. Para aumentar a segurança do veículo e evitar acidentes, o Detran recomenda que se faça uma revisão dos pneus, freios, limpadores de para-brisas e faróis.

Em uma subida, o motorista deve aplicar a primeira marcha; na descida, a ré. Método para ambos os cenários: pise no acelerador – e na embreagem – de maneira constante, sem encostar no freio. Assim, você terá encontrado o ponto ideal de controle quando o veículo permanecer parado.

marcha

  • É a marcha mais forte e a que dá menos velocidade.
  • É usada para subir ladeiras íngremes ou para sair com o carro.

Ao descer engrenado, o módulo de injeção entende que o carro está em desaceleração e aciona um sistema que fecha a abertura dos bicos injetores de combustível para o motor. Em ponto morto, o módulo de injeção utiliza uma mistura com mais adição de combustível.

Posição dos Pés
Além disso, apoiar o pé esquerdo acarreta um menor esforço feito com as mãos. Outra vantagem dessa posição dos pés é a de evitar o uso da embreagem durante uma curva. Porque usar a embreagem numa curva diminui bastante a aderência do carro com o solo.