Qual marcha gasta mais gasolina na moto?

Perguntado por: dalves . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Acelerador: Outro ponto importante é a posição do acelerador. O correto é ele não passar de 60%, pois quanto mais “aberto”, mais combustível gasta. Então o hábito que alguns motociclistas possuem de “torcer o cabo” até o final, não ajuda a economizar.

Andar na quinta marcha
Sendo assim, o que ajudará o motorista a economizar é a forma como ele vai dirigir. Dessa forma, é recomendado que o condutor mantenha velocidade constante e evite pisar fundo no acelerador, pois quanto mais baixa for a rotação, menos gasolina o automóvel consumirá.

A resposta para essas dúvidas é uma só: SIM, quanto mais rápido o veículo roda, mais combustível ele gasta. São vários os fatores que influenciam o nível de combustível gasto pelo veículo – e a velocidade é um dos principais.

Pelas medições, a condição que melhor equilibra custo, eficiência energética e tempo de viagem é 100 km/h.

Como economizar gasolina na moto

  1. A calibragem correta ajuda a fazer com que o pneu rode com mais facilidade, diminuindo o consumo de gasolina.
  2. Quando o farol estiver fechado, não há necessidade de acelerar a moto.
  3. Carregar mais carga do que aquilo que a moto consegue carregar vai forçar o moto e consumir mais gasolina.

De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano. Mante a velocidade média cosntante também ajuda, já que mudança contínua de velocidade influencia nos gastos com combustível.

Pois, quanto o maior o peso, maior o consumo. Isso acontece porque o motor terá que fazer mais força para colocar o carro em movimento.

1ª marcha – motorista pode andar até 20 km/h. 2ª marcha – trafegar com o carro entre 40 km/h. 3ª marcha – entre 40 km/h e 50 km/h. 4ª marcha – uma velocidade confortável para o carro é 60 km/h.

Perguntas frequentes sobre marcha de carro
Dessa forma, o motorista avaliará qual das duas será mais eficiente. Qual a velocidade de cada marcha? Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).

A marcha lenta serve para o motor funcionar, porém, sem que o carro se movimente pela pista. Isto é, durante a marcha lenta, o condutor não realizou nenhuma marcha no veículo nem primeira, nem segunda, terceira, nada disso.

marcha – motorista pode andar até 20 km/h. 2ª marcha – trafegar com o carro entre 40 km/h. 3ª marcha – entre 40 km/h e 50 km/h. 4ª marcha – uma velocidade confortável para o carro é 60 km/h.

A média de consumo de combustível apresenta os seguintes números: 21 km/l com etanol e 31 km/l com gasolina.

O excesso de lubrificante na proporção da mistura com a gasolina, provocará maior volume de fumaça e uma grande carbonização do motor, reduzindo a vida útil do seu equipamento.

Acelerar excessivamente para andar em espaços curtos, como, por exemplo, ao sair de uma lombada, um obstáculo ou até mesmo do semáforo, vai gastar mais combustível.

Mantenha uma velocidade constante
O trânsito intenso das grandes cidades também contribui para que o combustível vá embora mais rápido, já que é muito comum andar e parar a todo instante. As acelerações e freadas exigem mais do motor e aumentam o consumo.

A gasolina aditivada é a gasolina comum, de 92 octanas, que recebeu aditivos que ajudam na limpeza do motor. Com o tempo, vapores de lubrificante que normalmente circulam pelo motor depositam-se nas válvulas de admissão, e nos bicos injetores, podendo prejudicar o bom funcionamento da moto.

Corrente seca, muito esticada ou frouxa também causa esforço e aumento do consumo. Pelo mesmo motivo verifique periodicamente os rolamentos das rodas. Ações que deixam sua moto mais econômica.