Qual marcha devo usar para passar no quebra mola?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Para passar por um quebra-molas: Ao avistar o quebra-molas, pise no freio para diminuir a velocidade. Reduza as marchas do carro uma a uma, até a 2ª marcha. Passe pelo quebra-molas de 2ª marcha (sem pisar na embreagem).

incompatível vai passar correndo.

Se você já estiver em movimento, pode ser que seja possível subir uma ladeira até em terceira marcha e, caso o motor perca força, você pode reduzir para segunda ou até a primeira marcha. Gostou dessas dicas?

Qual marcha usar para subir uma ladeira
Modelos com muito torque em baixas rotações podem encarar ladeiras em segunda ou até mesmo na terceira marcha. Porém, em carros mais fracos ou com marchas mais longas, pode ser preciso ir na primeira marcha. O ideal é você já entrar na subida com a marcha apropriada.

Para reduzir a marcha o procedimento é o mesmo. Quando estiver em movimento, retire o pé do acelerador e deixe a velocidade diminuir até o intervalo apropriado para a marcha que deseja colocar. Vale usar o freio para agilizar o processo.

Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).

Trocar a marcha na hora errada
É comum ver motoristas que evitam a troca de marcha para forçar o “ronco do motor”, mas, além de danificá-lo, essa prática também aumenta o consumo de combustível e pode causar problemas mais sérios.

A marcha reduzida é uma ferramenta útil para situações de força ou tração, como em subidas íngremes, descidas acentuadas ou terrenos acidentados.

Freio ou embreagem: qual pedal pisar primeiro para parar o carro sem desligar o motor? Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem.

Qual o segredo na hora de acelerar e tirar o pé da embreagem? Em uma rua plana solte a embreagem lentamente e ao mesmo tempo acione o acelerador devagar para que o veículo se desloque normalmente. Se você estiver parado em uma ladeira solte quase metade da embreagem segurando por alguns segundos e acelere.

A prática deixa a partida mais leve e com mais velocidade, fazendo o carro pegar mais fácil. “Quando pisamos na embreagem para ligarmos um automóvel, o motor gira, mas a transmissão não.

Você pode pular a ordem de uma marcha para outra, por exemplo, de quarta você pode pular direto para a segunda, sem passar pela terceira ou, então, se estiver de quinta ou sexta marcha você pode pular direto para primeira, contanto que a velocidade do carro seja compatível com a velocidade dessa marcha que você vai ...

Saiba que, nesse caso, tudo depende da velocidade que você está. Por exemplo, se estiver com uma velocidade alta e, dessa maneira, utilizando a quarta ou quinta marcha, você deve ir pisando no freio até que consiga reduzir para a segunda marcha ou parar.

Utilize a primeira marcha
O momento de utilizá-las é quando o carro já estiver correndo na estrada, em determinada velocidade. Por isso, da mesma forma que você aprendeu na autoescola, a marcha ideal para subir uma ladeira é a primeira, porque confere mais força para o carro sair do lugar.

Para subir ladeiras, a quarta e a quinta marchas não são recomendadas, devendo ser utilizadas quando o carro já estiver com maior velocidade. Sendo assim, a primeira marcha é a ideal para garantir que o carro tenha mais força para subir a ladeira sem surpresas.

Em uma subida, o motorista deve aplicar a primeira marcha; na descida, a ré. Método para ambos os cenários: pise no acelerador – e na embreagem – de maneira constante, sem encostar no freio. Assim, você terá encontrado o ponto ideal de controle quando o veículo permanecer parado.

Como reduzir a marcha para passar no quebra-mola? Ao avistar o quebra-molas, pise no freio e diminua a velocidade, reduzindo as marchas uma a uma, até a segunda, passe pela lombada de segunda sem pisar na embreagem.