Qual marca de granola e mais saudável?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

#1. Nesfit. A granola Nesfit, da Nestlé, foi eleita a melhor pela Proteste, em uma avaliação com 8 marcas. Ela ficou com uma nota final 74, de um total de 100, com bons níveis de sódio e excelente qualidade.

Veja: a granola da Vitalin possuía 52% a menos de gordura e 23% a menos de sódio. A da Qualitá, 47% mais fibras e 57% menos sódio. E a da Kobber, 27% mais fibras, 33% menos gordura e 46% menos sódio. A Granatus, por sua vez, tinha 51% a menos sódio.

Quando se trata de escolher o tipo de granola menos calórico, o mais indicado é atentar à composição nutricional. Opções de granola orgânica, por exemplo, são bem saudáveis e podem conter menos açúcar.

Granola Light: a Light é similar à granola tradicional, mas com uma menor taxa de gordura (pode chegar até 60% menos). Ainda assim, os níveis de fibras e proteínas são os mesmos e também há a adição de açúcar; Granola Zero Açúcar: é também similar às granolas tradicionais e light, mas sem um componente: o açúcar.

Para se ter uma ideia mais clara da diferença, vale fazer a comparação: 1 xícara de granola pode ter até 480 calorias e 28 gramas de açúcar. A mesma quantidade de aveia possui 150 calorias e apenas 1 grama de açúcar.

Assim como os americanos fazem, uma boa opção é incluir a granola no café da manhã, servida com leite ou iogurte. Ela pode também acompanhar frutas variadas ou fazer parte de receitas salgadas e doces. O recomendado é consumir, no máximo, 40 gramas de granola ao dia, o que equivale a 4 colheres de sopa.

A granola consiste de uma mistura de frutas secas, grãos, sementes e açúcar mascavo, a granola é excelente para manter o intestino em dia. Ingredientes: Aveia flocos grosso, aveia flocos finos, açúcar cristal, fibra de trigo, melado, açúcar mascavo, óleo , semente de linhaça, corn flakers e canela.

Dependerá principalmente do seu objetivo e do dia alimentar. Mas a indicação é consultar com um nutricionista primeiro antes de incluir esse e outros alimentos na sua dieta. E bom, não faz mal comer granola todos os dias, basta dosar a quantidade diária nas refeições.

Evite comer granola à noite, período em que o corpo está se preparando para repousar.

Os cereais de pequeno-almoço com menor teor de açúcar são os cereais de milho (Corn Flakes) 0% açúcar; Arroz tufado simples; Farelo de trigo e muesli sem adição de açúcar. Deverá ter atenção às variedades de cereais muesli.

O que pode substituir a granola? Um dos substitutos mais conhecidos para granola é a aveia pura, que é um cereal bastante nutritivo e versátil para utilizar em vários preparos do dia a dia.

O ideal é que a granola seja ingerida junto com frutas, leite e iogurtes. Isso porque ela aumenta a quantidade de carboidratos, que, por sua vez, passa a dar mais energia para o corpo, principalmente para quem é adepto de atividades físicas.

Qual a melhor granola para quem quer ganhar massa magra? Se você é daquelas adeptas da academia e está buscando um alimento que lhe traga energia e ainda ajude a melhorar os resultados, a sugestão de Thaise é apostar em granolas com itens como castanha-do-Pará, que sejam adoçadas com rapadura e 100% naturais.

Ainda segundo o nutricionista, a granola não pode ser considerada um produto totalmente recomendável, devido ao excesso de carboidratos. “A granola tem açúcar e frutas secas, que aumentam o nível de glicose no sangue.

Caso a quantidade de açúcar não esteja expressa na tabela nutricional, a dica é checar a lista de ingredientes na embalagem – aqueles que aparecem no início são os que estão presentes em maiores quantidades.

Dê preferência para consumi-la no café da manhã e nos lanches”, orienta. Michelle alerta que, se a granola for consumida sem ter uma boa ingestão de água (o mínimo recomendável é de 2 litros por dia), o processo de digestão das fibras não ocorrerá de maneira adequada, atrapalhando o funcionamento do intestino.

O ideal é ingerir até 4 colheres de sopa de granola por dia, para não exagerar no consumo de calorias. Pois, por ser fonte de carboidratos, a granola pode sim engordar se for consumida exageradamente. Além disso, evite acrescentar açúcar, principalmente o refinado, que é pouco nutritivo e soma apenas calorias “vazias”.