Qual marca de fio é boa?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Condusul: possuem ISO 9001, certificados de conformidade pela ALC (America Latina Certificados) e Inmetro, além de serem aprovados por muitas construtoras. Pirelli / Prysmian: são cabos que oferecem excelente segurança e alta qualidade.

Melhor fio para instalação elétrica residencial: principais tipos

  • Fio sólido. Primeiramente, esse tipo de fio é feito de cobre e PVC 750V. ...
  • Cabo flexível e cabo rígido. Assim como os fios sólidos, esse tipo de cabo também é feito com fios de cobre e isolados em PVC. ...
  • Cabos PP. ...
  • Cabos paralelos.

Os produtos da Corfio representam o que há de mais seguro para instalações elétricas. São fios e cabos de cobre ou alumínio, desenvolvidos de acordo com as normas compulsórias e regulamentares em vigência no mercado, como o INMETRO.

Top 4 melhores marcas de cabos elétricos
Condusul: possuem ISO 9001, certificados de conformidade pela ALC (America Latina Certificados) e Inmetro, além de serem aprovados por muitas construtoras. Pirelli / Prysmian: são cabos que oferecem excelente segurança e alta qualidade.

Iluminação residencial simples: bitolas de 1,5 mm²; Tomadas de uso geral: bitolas de 2,5 mm²; Chuveiros: bitolas de 4mm²; Eletrodomésticos potentes (como ar condicionado): bitolas de 6 mm².

6mm²

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Esse tipo de fio é feito de cobre e PVC 750V – material que isola a tensão elétrica, evitando que o cabo transfira eletricidade para outros materiais. É mais utilizado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e em instalações residenciais e industriais mais simples, em que não são necessárias a flexibilidade do fio.

Um fio de seção nominal maior possuirá menor resistência a passagem de corrente, esquentará menos e consequentemente consumirá menos energia.

O fio 2,5 é utilizado para ligação de tomadas, ramificados a partir de uma sub-rede ou rede. O fio 1,5 é utilizado apenas para ligação de lâmpadas. Exemplo: O fio condutor 1,5 para ligar lâmpadas suporta 15 A (ampères) de corrente (veja tabela anterior).

Preferem-se os condutores de fio flexível para:
Vida flexível: Mais tempo de vida em comparação com condutores rígidos. Condutores flexíveis podem suportar mais vibração e flexão antes de quebrar. De um modo geral, quanto mais fina for a fiação, mais flexível será o condutor.

A etiqueta de identificação nos produtos deverá indicar, claramente, a seção do produto (mm2), a norma vigente (NBR), o selo do INMETRO, o logo da certificadora e, principalmente, o número do registro do produto com validade (este pode ser confirmada no site do INMETRO).

Formado por fios de cobre nu, têmpera mole e encordoamento classe 4 ou 5 de acordo com a ABNT NBR NM 280.

Seu parque fabril, com unidades localizadas em Caçador/SC e Nova Andradina/MS, soma mais de 50.000m² e é equipado com as melhores e mais sofisticadas máquinas existentes no mercado mundial.

Mas, de maneira geral, o preço de cabo flexivel 2 5mm 100 metros fica entre R$ 130,00 e R$ 239,98.

Tipos de Fios e cabos aplicação e características

  • Fio sólido fabricado em um único condutor de cobre.
  • Cabo flexível fabricado com sete condutores de cobre na cor azul.
  • Cabos PP de dois e quatro condutores fabricados em cobre de 2,5mm.
  • Cabo paralelo flexível de 2,5mm fabricado em cobre.