Qual manobra fazer em caso de engasgo?

Perguntado por: aprates . Última atualização: 28 de abril de 2023
4 / 5 6 votos

Como agir em caso de engasgo por corpo estranho: Manobra de Heimlich. Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.

Realizando a manobra de Heimlich em si mesmo. Leve seu punho para dentro e para cima. Tente expelir o corpo estranho alojado ao empurrar o punho e mão na direção do diafragma ou área do estômago. O movimento deve ser rápido e parecido com o formato da letra "J", entrando no diafragma e subindo.

“No caso de engasgo, a agilidade no socorro é fundamental. A primeira medida a ser tomada é tentar fazer a pessoa tossir para expelir o objeto ou alimento preso na garganta. Caso isso não seja eficaz ou o indivíduo apresente sinais de sufocamento, é de extrema importância acionar ajuda do Samu ou Bombeiros.

A Manobra de Chin-Lift, realizada para o controle de vias aéreas, consiste em posicionar os dedos de uma das mãos do examinador sob o mento, que é suavemente tracionado para cima e para frente, enquanto o polegar da mesma mão deprime o lábio inferior, para abrir a boca; a outra mão do examinador é posicionada na região ...

Vítimas com obstrução da via aérea, se não forem socorridas a tempo, podem evoluir para uma PCR. Existe um procedimento, chamado manobra de Heimlich, que qualquer pessoa pode fazer na tentativa de retirar o corpo estranho de uma vítima de engasgo.

Ela consiste na expiração do ar contra os lábios e nariz tampados. Esse esforço para expirar causa um aumento da pressão no tórax e, por isso, uma consequente redução de entrada de sangue no coração. Isso diminuição a pressão arterial e causa um aumento da frequência cardíaca.

O primeiro passo após perceber um engasgo, é pedir para ela tossir com força. Caso isso não seja suficiente, deve-se preparar para aplicar a manobra de Heimlich, que deve ser feita por 4 passos. A manobra de Heimlich feito em crianças acima de 3 anos e em adultos.

Segundo ela, “para pessoas adultas, costumamos fazer a manobra de Heimlich. Colocar a mão em punho sobre o estômago e com força dar um golpe de baixo para cima. A força desse movimento possibilita que o paciente consiga expelir esse corpo estranho que está em via aérea”, disse.

Engasgos, na maioria das vezes, cessam espontaneamente após segundos.

Realização de compressões abdominais (manobra de Heimlich)
Cerra uma mão e coloca a outra mão sobre o punho. O socorrista coloca as mãos entre o esterno e o umbigo e empurra as mãos para dentro e para cima. Uma tosse forte na maioria das vezes expulsa o objeto das vias respiratórias.

Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e faz com que o objeto seja expulso da via respiratória.

Portanto, em casos graves de obstrução nas vias respiratórias, indica-se a realização dessa manobra, ou seja, em situações nas quais a vítima não pode se comunicar ou respirar apropriadamente.

Quando se preocupar
Se a criança não está respirando, não emite som e ainda se estiver ficando roxa, leve-a imediatamente ao pronto-socorro. Enquanto isso, procure fazer a manobra de Heimlich, veja um tutorial de como fazê-la aqui.

O tratamento preferencial é fazer dilatação da traqueia com endoscopia (broncoscopia) rígida com um médico experiente (geralmente cirurgião do tórax ou endoscopista respiratório)”, explica. “Caso isso não seja possível, deve ser feita a traqueostomia urgentemente”.

Algumas dicas importantes para evitar a disfagia:
Dar preferência a alimentos pastosos e macios. Evitar alimentos duros e secos! (cuidado com bolachas, biscoitos, farofas e farináceos em geral). Jamais alimentar o(a) idoso(a) em caso onde esteja totalmente deitado(a) ou em situações em que ele(a) esteja sonolento(a).

1-Cerrar o punho da mão dominante e posicioná-la na parte superior do abdômen, entre o umbigo e o final da caixa torácica; 2-Segurar esta mão com a mão não dominante, conseguindo um melhor apoio; 3- Empurrar com força, e de forma rápida, as duas mãos para dentro e para cima.