Qual mais saudável pão ou bolacha?

Perguntado por: ufurtado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Apesar de mais calórico, um pão francês (ou dois de forma) é mais saudável e engorda menos do que cinco biscoitos.

Sugestão da nutricionista para um sanduíche saudável: frango desfiado, alface, cenoura ralada e um fio de azeite de oliva extravirgem. De acordo com a nutricionista, todos os tipos de raízes e tubérculos, como batata doce, batata baroa, inhame, aipim e inhaminho são indicadas para substituir o pão.

Em primeiro lugar, o pão contém água, ou seja, uma parte do seu peso não contém calorias. Em segundo lugar, porque as bolachas contêm muito mais gordura. E já que estou a falar na gordura, há ainda outras diferenças importantes ao nível dos macronutrientes, pois o pão tem menos hidratos de carbono e mais fibra.

O pão francês leva a melhor nessa disputa porque é preparado com menos ingredientes processados do que o biscoito água e sal. Em relação a calorias, 5 unidades de biscoito equivalem a um pão. O problema, porém, é que o alimento mais processado tem mais gorduras e oferece menos saciedade.

Apesar de mais calóricos, pães (francês ou de forma) são mais saudáveis e engordam menos do que cinco biscoitos. A nutricionista Gisele Magalhães explica que vários fatores contam para o ganho de peso – entre eles, fibras e gordura. – Além de benéficas para o intestino, fibras diminuem absorção de gordura.

Biscoitos são uma deliciosa opção para quando bate aquela fome durante o dia, mas sabemos que não são um dos alimentos mais saudáveis. Contudo, os biscoitos integrais podem ser uma alternativa mais equilibrada e menos prejudicial, pois são elaborados com farinha integral e costumam ter menos aditivos.

Mas claro que apenas 1 pãozinho francês ou 2 fatias de pão de forma, por dia, não fará mal algum, principalmente quando a ingestão hídrica está ajustada (0,035 a 0,050ml/kg de peso por dia).

Café da manhã

  • Opção 1: ou crepioca com queijo meia cura.
  • Opção 2: vitamina (leite desnatado + 2 frutas da sua escolha) e pão integral (com ricota ou manteiga sem sal)
  • Opção 3: ovos mexidos + suco verde.
  • Opção 4: mingau de aveia (sem açúcar) com leite desnatado e fruta picada.

O pão, pode sofrer muitas variações nutricionais dependendo da maneira como ele é preparado. Segundo Patrícia, o pão integral possui glúten e também é rico em carboidratos. Dentre os três, o cuscuz é o menos calórico, no entanto, a nutricionista esclareceu que estes alimentos muito raramente são consumidos sozinhos.

Quais são as bolachas mais saudáveis? Por exemplo, as bolachas de espelta de trigo integral, aveia ou trigo sarraceno são uma boa alternativa para evitar farinhas refinadas. Se estivermos preocupados com o teor calórico, podemos escolher algumas bolachas sem açúcar (há muitos sabores, até chocolate).

Benefício: Em dietas, elas são um ótimo substituto para o tradicional pão, porque tem menos calorias (cada unidade de biscoito tem 30 calorias enquanto um pão soma 120 delas). Efeito contrário: os biscoitos levam na composição certo teor de gordura para deixá-los mais cremosos e crocantes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, o consumo desse tipo de gordura não deve ser exceder 2 gramas por dia. No entanto, apenas 6 biscoitos água e sal contêm sozinhos mais da metade da quantidade diária recomendada. Ou seja, o risco de ultrapassar esse número é grande ao consumir esse tipo de alimento.

Pães são ricos em carboidratos e podem levar ao ganho de peso. Paula Crook destaca que qualquer tipo de pão apresenta ingredientes ricos em carboidratos, seja na versão integral, sem glúten ou com farinha branca. “O consumo exagerado de carboidrato sem um aumento do gasto energético é transformado em gordura.

Pães de trigo oferecem mais vitaminas, grãos integrais e fibras, e têm menos impacto negativo no açúcar no sangue, o que pode ser útil para pessoas que têm resistência à insulina, disse Mokari.

Sabemos que bolacha não é um dos alimentos mais saudáveis mas, as integrais podem ser as menos prejudiciais, pois, são feitas com farinha integral e costumam ter menos aditivos.

Benefícios do pão
O pão é um alimento rico em carboidratos, portanto significa que é uma ótima fonte de energia para realizar as suas tarefas diárias. Isso porque o carboidrato também contribui para a formação da serotonina - neurotransmissor responsável pela sensação de bom humor e bem-estar.

O pão francês, quando feito com farinha de trigo enriquecida, pode fornecer carboidratos, algumas proteínas e pequenas quantidades de vitaminas e minerais. Além disso, ele pode fornecer algumas vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina, niacina, ferro e selênio, presentes na farinha de trigo.

“Um pão francês de 50g, por exemplo, contém aproximadamente a mesma quantidade de calorias que apenas 5 unidades de biscoito água e sal. Primeiramente, do ponto de vista de volume, o pão é uma quantidade de alimento superior a 5 unidades de biscoito.

O indicado é apenas evitar seu consumo diário (limitando a uma ou duas vezes na semana) e ficar de olho nos ingredientes que fazem parte da composição do produto. Biscoitos que trazem alto teor de açúcar, presença de açúcar invertido, gordura vegetal e óleo vegetal em sua composição, devem ser evitados.