Qual maior dificuldade para alfabetizar?

Perguntado por: edias . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Dentre as dificuldades mais conhecidas e recorrentes em sala de aula estão: A dislexia que se trata da dificuldade na escrita e na leitura, é um atraso de ambas. Em tempo que é esperado o educando saber e ainda não o atinja e os demais alunos da turma tendo avançado sua etapa em alfabetização.

A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

As dificuldades que podem surgir neste processo são: os erros na leitura de letras, erros na leitura de sílabas e palavras, leitura lenta e vacilações e repetições.

Foi apontado pelos professores vários motivos que levam ao fracasso escolar: desinteresse por parte do professor, falta de acompanhamento da família, problema com a metodologia utilizada, desinteresse por parte do aluno, desrespeito com a singularidade, qualidade de vida e, problemas cognitivos do aluno.

Recorte socioeconômico e racial
O estudo também revela que há um recorte de raça, aprofundando as desigualdades entre estudantes brancos e pretos. Entre 2019 e 2021, o percentual de crianças brancas de 6 e 7 anos que não sabiam ler e escrever passou de 20,3% para 35,1%.

Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada. Já uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. O letramento torna o indivíduo apto a organizar discursos, interpretar e compreender textos e a refletir sobre eles.

O relatório de aprendizagem deve ser bastante descritivo. Ou seja, ele deve conter quais são, exatamente, as dificuldades que este estudante apresenta e em quais áreas. Tipo de aprendizagem em que o estudante apresenta dificuldade (diferenciação de números ou letras, por exemplo);

Comportamentos do professor como não dar atenção ao aluno ou mostrar indiferença; ser injusto; ser impaciente ou intolerante; desrespeitar o aluno; ser agressivo; expor o aluno a situações vexatórias; não ter pulso, sendo permissivo com os alunos indisciplinados; não dialogar e elevar o tom de voz, tratando o aluno aos ...

Dentre tantos desafios da educação brasileira, listamos os cinco principais: Acesso à escola e o processo de aprendizagem. Modelo distorcido de formação de docentes. Falta de investimentos generalizados e inovação.

Quais são os principais tipos de problemas de aprendizagem?

  • Dislexia. A dislexia é a dificuldade em identificar o grafismo das letras e números, ou seja, de relacionar os seus desenhos com o som emitido. ...
  • Disgrafia. ...
  • Déficit de Processamento Auditivo. ...
  • Discalculia. ...
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

As principais características clínicas das dificuldades de aprendizagem são: Dificuldades na leitura, ortografia, escrita ou matemática. Dificuldade em entender e seguir regras e instruções. Memória prejudicada.

As dificuldades de aprendizagem que podem aparecem durante esse processo são os erros na leitura das letras, sílabas e palavras inteiras, além de uma lentidão na leitura, ou mesmo repetições desnecessárias.

5 DICAS PARA IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

  1. 1ª – Observar os alunos durante as aulas:
  2. 2ª – Incluir atividades avaliativas durante a aula:
  3. 3ª – Ser criativo na hora de estimular a participação:
  4. 4ª – Avaliar caligrafia e escrita:
  5. 5ª – Testar a capacidade visual do aluno:
  6. REFERÊNCIAS.

Quando um estudante não consegue acompanhar o processo de aprendizagem de sua série, é necessário investigar as causas antes de qualquer profissional precipitar-se e dar um diagnóstico inflexível de transtorno de aprendizagem (e isso vale para profissionais da educação e da saúde também).