Qual madrinha é mais importante?

Perguntado por: rsalgueiro2 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Conclusão. A madrinha de consagração é tão importante quanto a madrinha de batismo e precisa estar presente de forma ativa na vida espiritual da criança.

Os padrinhos de consagração
Padrinhos de consagração são aqueles que assumem, durante a consagração da criança à Nossa Senhora ou a Deus, rezar por ela, estar ao seu lado espiritualmente e ser, como Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” – só que espiritual.

5 tipos de madrinha, qual é você?

  • 1- Veterana: Sempre existe aquela pessoa que já foi madrinha de vários casamentos. ...
  • 2- Melhor amiga: A melhor amiga de anos da noiva, sempre estará no altar. ...
  • 3- Casal distante: ...
  • 4- Pouca grana: ...
  • 5- Vida agitada:

Cabe também a ele ajudar que o batizado leve uma vida de acordo com o batismo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes”. Cânon 873 – Admite-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha.

Para ser padrinho ou madrinha, requer-se idade acima dos 16 anos completos. Além dos padrinhos oficiais, os pais podem escolher uma madrinha ou um padrinho para a consagração da criança a Nossa Senhora.

De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe. Uma dinda é a mulher que é escolhida para apresentar ou ser testemunha no batizado de um bebê.

O responsável por ficar o tempo todo segurando a vela para batizado é o padrinho, enquanto é de responsabilidade da madrinha segurar o bebê. Ao final da cerimônia de batizado, simbolicamente o padrinho faz a entrega da vela acesa para a criança, representando a luz de Cristo, como já mencionamos.

A Madrinha de consagração irá guiar e proteger a espiritualidade e a fé da criança. Através do seu aconselhamento, ela deve reforçar o papel da madrinha de batismo e ajudar o afilhado a professar sua fé no dia a dia.

EXPRESSÕES Madrinha de apresentação : mulher que leva no colo a criança a ser batizada, de um local até à igreja, para entregá-la à madrinha; madrinha de carregação.

Cada criança pode ter um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha. Ser escolhido pelo batizando ou pelos pais ou por quem as vezes destes fizer. Ter completado os dezasseis anos de idade.

Normalmente a decisão é tomada em comum acordo do casal, onde são apontados os familiares mais próximos, amigos e pessoas com maior afinidade e que acreditam que o bom relacionamento e convivência permanecerão para sempre, além de claro visando à atenção e cuidados que serão dadas a criança.

Os noivos devem escolher aquelas pessoas especiais para o casal. Pessoas que acompanham desde o início do namoro, ou que durante a história ajudaram ou apoiaram de alguma forma. É preciso ser alguém que é presente (de verdade) na vida do casal, pois ser padrinho é aliança para a vida toda.

Quem convidar para ser padrinhos? Amigos muito próximos, pessoas que torcem pela união de vocês, familiares… Geralmente estes são os preferidos para serem convidados a serem padrinhos e madrinhas, porém quando começamos a fazer a lista, vem aquelas questões: Se eu chamar fulano, vamos ter que chamar ciclano!

Geralmente, se chama de compadre.

Portanto, é imprescindível que ambos sejam batizados, católicos e, podemos acrescentar aqui, que praticam de fato a sua religião. Pense só, se os padrinhos forem de outra religião ou não forem batizados, não podem cuidar e manter o afilhado dentro dos ensinamentos religiosos da fé católica. É apenas questão de lógica.

E descobri que além dos padrinhos de batismo e consagração existe também uma madrinha de toalha, que é quem recebe a criança com uma toalha nas mãos após a celebração do batismo.

A diferença é pouca. Dentre os padrinhos de batismo, eles possuem precedência de estar mais à frente da formação da criança e assumem com mais intensidade, junto com os pais, a preparação, a educação das crianças na fé.

A madrinha segura a criança, e o padrinho, com vela branca na mão (às vezes a madrinha segura a mão do nenê em torno da vela), "fazendo o papel de padre", pergunta para o nenê se quer ser batizado. Se a criança é grande, responde ela mesma, mas em geral é a madrinha que responde.