Qual madeira mais resistente à chuva e sol?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

As madeiras naturalmente resistentes que estão comercialmente disponíveis incluem gafanhoto negro, teca, ipê, sequoia da Califórnia e cipreste calvo. Estes têm a maior resistência a apodrecer ao longo do tempo.

Qual melhor madeira para ficar no tempo? A madeira para ambientes externos deve ser mais resistente, assim como as madeiras maciças citadas acima. Algumas das mais usadas são o jatobá, ipê e cumaru.

O stain é um produto chamado de impregnante, que entra nos veios da madeira e a protege contra umidade, cupins e fungos. É a solução preferida de arquitetos para janelas, portas e móveis de madeira que ficam expostas à chuva e sol.

Já as portas de madeira mais recomendadas para áreas externas, são as feitas de ipê, nogueira, peroba e teca, que são mais resistentes. Vale a pena anotar os nomes de madeiras que são muito bem utilizadas para proteger sua casa.

Entre os vários tipos de vernizes disponíveis hoje em dia no mercado especializado em proteção para madeira, quando se fala em proteção para madeira em áreas externas contra sol forte e chuvas intensas, o Verniz Premium Solare é um dos mais indicados.

Até o momento, amostras de 11 espécies permanecem intactas e integram o grupo das madeiras tropicais mais duráveis: preciosa, muirapixuna, jataipeba, cumaru, maparajuba, louro-canela, abiurana, pau-santo, muiracatiara-rajada, angelim-vermelho e maçaranduba.

Também permite o contato, sem danos, com água e o solo.

Quando se trata de peças que estarão diretamente expostas à luz solar durante muito tempo, recomenda-se o uso de produtos com filtro solar duplo. A proteção contra os raios UV pode ser até tripla. De acordo com a maioria dos fabricantes, para usos exteriores, o ideal é aplicar três demãos do produto.

Qual madeira pode pegar sol e chuva? As madeiras naturalmente resistentes que estão comercialmente disponíveis incluem gafanhoto negro, teca, ipê, sequoia da Califórnia e cipreste calvo. Estes têm a maior resistência a apodrecer ao longo do tempo. deck pode ficar no sol.

cumaru

A madeira cumaru é um material nobre, com um tom marrom-claro avermelhado. Ela é muito conhecida pela resistência e durabilidade. Por isso, é uma das opções mais escolhidas para a construção de decks externos.

Duas opções fáceis de encontrar, resistentes e com bom preço, são o cedro e o pinus. Praticamente qualquer tipo de móvel pode ser feito com o cedro. Fácil de lixar e fazer acabamentos, leve, versátil, é resistente à umidade, além de ter um ótimo custo-benefício. Já o pinus é BBB.

Enquanto o stain penetra profundamente na madeira, o verniz permanece do lado de fora de suas superfícies, formando uma barreira protetora. Desse modo, protege a madeira contra intempéries naturais, exposição à chuva e luz solar direta, por exemplo, ao mesmo tempo em que realça o seu bom aspecto.

O stain é um acabamento acetinado “invisível”. Trata-se de um impregnante que tem como principal característica a preservação do aspecto natural da madeira. O produto penetra nos veios do substrato, ressalta sua tonalidade natural, repele a água e protege contra fungos e raios solares.

O óleo queimado é muito utilizado na proteção da madeira contra o cupim, pois em sua composição existem alguns produtos que são tóxicos para o inseto, impedindo o seu surgimento e a sua proliferação.