Qual macaco grita mais alto?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 27 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

macaco bugio

Você conhece o macaco bugio? O primata é famoso por emitir um forte grito, que muitos chamam de "ronco". Mas você sabia que o som que ele faz é considerado um dos mais barulhentos da nossa natureza? A "voz" potente é comparada ao som de uma turbina de um avião a jato.

O guariba foi estudado de perto em seu próprio meio. Os guaribas emitem uma série de sons: uivo, gemidos, etc. Cada som tem um significado: perigo, um filhote perdido, um companheiro ferido e muito outros.

Mostre que um grito comum tem um nível de 100 dBPWL.

Adestradores de cães costumam usar apitos que emitem sons em frequências altas que nós não escutamos, mas que os cachorros percebem com clareza. Um dos animais com o ouvido mais aguçado é o morcego. Ele consegue escutar sons de até 75.000Hz, em média.

gorilas

O gorila é o maior primata vivo que existe. Estima-se que seja capaz de levantar até duas toneladas com os dois membros superiores. Os gorilas, geralmente, se locomovem de quatro.

Muriqui

Muriqui, o maior macaco das Américas, é nativo e exclusivo (endêmico) da Mata Atlântica brasileira. Animal amável, herbívoro, vive em bandos de 7 a 20 indivíduos, e pode chegar a 1.5 metro de comprimento, incluindo a cauda.

Pregas vocais mais simples possibilitaram ao Homo sapiens desenvolver a linguagem falada, ao contrário dos macacos. As pregas vocais dos seres humanos são as mais simples de todos os primatas —e, paradoxalmente, foi esse um dos fatores que permitiu o surgimento da complexidade da linguagem falada na nossa espécie.

Você conhece o macaco bugio? O primata é famoso por emitir um forte grito, que muitos chamam de "ronco". Mas você sabia que o som que ele faz é considerado um dos mais barulhentos da nossa natureza? A "voz" potente é comparada ao som de uma turbina de um avião a jato.

O bugio é um dos maiores macacos da nossa fauna.

Prefere dormir de dia, e tem olhos arregalados, para enxergar melhor à noite. São monogâmicos, formando uma pequena família (4-6 indivíduos/grupo).

Bugio-preto: 15 – 20 anos

O bugio-preto, guariba-preto, bugio-do-pantanal ou carajá é uma espécie de primata do gênero bugio que habita florestas tropicais e savanas do sudoeste e centro do Brasil, nordeste da Argentina, leste da Bolívia e do Paraguai e, provavelmente, do extremo noroeste do Uruguai.

G1 - Dupla do barulho: um macaco e seu melhor amigo, o cachorro Rex - notícias em Terra da Gente.

Em agosto de 1883, uma ilha da Indonésia colapsou quando um tsunami com ondas de 46 metros se alastrou, chegando até a África do Sul. Tudo isso foi desencadeado pela erupção do vulcão Krakatoa.

120 dB

Em uma frequência de 1000 Hz, o ouvido humano suporta sem dor até a intensidade de 120 dB. Acima deste valor, os sons são nocivos e podem destruir de forma irreversível as estruturas do ouvido interno.

girafa

Uma das muitas coisas estranhas da girafa é que lhe falta a voz – apesar de ter órgãos fonéticos, a girafa raramente emite sons.

Está cansado de falar com as paredes? Arrume então um papagaio-cinza-africano (Psittacus erithacus), a ave mais falante do planeta.

Ultrassom é considerado como um som de frequência superior àquela que o ouvido do ser humano pode perceber, ou seja, acima de 20 000 Hz. O ultrassom pode ser utilizado em diversos campos.

gorila

O gorila é outro exemplo da nossa lista, e este pode não te surpreender tanto. Afinal, ao olhar para ele, é possível ver que seu corpo robusto é bem forte. Para que você tenha uma melhor dimensão, saiba que esse animal pode levantar aproximadamente dois mil quilos, o que corresponde a dez vezes o seu peso.