Qual luz não atrapalha o sono?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr. Richard.

Respondendo a pergunta feita no título do post: ela pode ajudar a dormir melhor e inclusive melhorar a qualidade do sono. Mas não vá pensando que você pode tirar proveito de lâmpadas tingidas de vermelho. A luz que vai afetar seu sono é aquela que emite comprimentos de onda de luz vermelha.

As melhores noites de sono são conseguidas em quartos pintados com cores calmas, como amarelo, azul ou verde.

“A luz vermelha ajuda a manter ou aumentar o nível de atividade mental sem suprimir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono, diferentemente da azul”, diz Mariana.

Roxo

Roxo: por propiciar 5 horas e 56 minutos de sono por noite em média, o roxo é a pior cor para o sono. É uma cor mentalmente estimulante, aumentando a sua criatividade e contribuindo para pesadelos mais vívidos.

Como já mencionado, dormir com a luz acesa afeta negativamente o sono e, portanto, oferece os mesmos efeitos que a privação do sono. Esses efeitos incluem: Depressão: dormir com as luzes acesas está associado com o desenvolvimento de depressão, podendo também afetar o humor em geral e causar irritabilidade.

Sentimos vontade de dormir à noite porque é no escuro que produzimos a melatonina, o hormônio do sono. É por este motivo que não é recomendável a exposição a luz, como telas de TV e celular, perto da hora de dormir pois pode atrapalhar esse processo.

Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.

O médico enfatiza que, em tese, nenhum tipo de luz é necessária para o sono. Mas as mais utilizadas, como azul e verde, podem ter efeito relaxante e tranquilizador.

Conheça os efeitos da luz azul no sono
O que acontece é que o corpo não compreende a luz azul como um tipo de luz artificial e, por conta disso, a produção de melatonina é prejudicada, bem como o ritmo circadiano do indivíduo, provocando o estado de alerta e contribuindo para o surgimento de um quadro de insônia.

Essa cor está ligada a vitalidade e energia, sendo muito estimulante para o corpo. Seu uso moderado contribui para provocar foco mental e estimular a autoestima e a criatividade, mas em excesso ela pode gerar irritabilidade. Para dormir bem, prefira nuances mais claras, como rosa.

O azul é reconhecido como uma das cores do descanso, introduzindo o conceito de neutralidade nos espaços residenciais. Logo, optar por lâmpadas e fitas de LED azuis é investir em relaxamento e noites bem dormidas.

Lilás (ou violeta) é a cor de 2023, segundo a Terapia das Cores. O tom, que tem tudo a ver com a energia do novo ano, não tem qualquer relação com marcas, mas, sim, com um conhecimento que trabalha o equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções, que é a Cromoterapia, também conhecida como Terapia das Cores.

O azul transmite a sensação de calma, relaxamento e tranquilidade, ajudando a melhorar a qualidade do sono e combater a insônia. Além das tintas de parede nessa cor, os tons de azul podem ser colocados nas cortinas, almofadas e roupas de cama, iluminação do abajur, entre outros.

Farol baixo
Ele deve ser acionado à noite e situações como neblina, estradas, túneis e locais escuros.

Azul. É uma cor que dá a sensação de relaxamento, tranquilidade e calma. É a cor ideal para tratar insônia. Assim, ela pode ser utilizada nas paredes ou predominar na decoração do quarto: roupas de cama, cortinas, objetos decorativos, ou até mesmo na iluminação do abajur.

Quando estamos expostos à luz azul natural (a luz do Sol), nosso corpo também libera hormônios. Um destes hormônios é a serotonina, responsável pela sensação de felicidade e bem-estar. Dessa forma, quando a serotonina é liberada, nos sentimos mais ativos e dispostos.

Como resultado, a luz azul acelerou o processo de relaxamento. 83% dos participantes relataram estar significativamente mais relaxados sob a condição. O que foi respaldado pelos dados biológicos. Além de eficaz, a luz azul acalma com maior velocidade.

Por exemplo, em uma pessoa ansiosa é aplicada a cor azul, porque tem propriedade tranquilizante e, também, analgésica. Em alguém com depressão a cor utilizada poderá oscilar entre o laranja, amarelo e vermelho. Essas são cores revigorantes, que estimulam a circulação e liberam a adrenalina.

Cor: As luzes brancas permitem ver melhor, mas também são estimulantes, portanto ruins para ambientes que precisam transmitir conforto, como o quarto. Já as lâmpadas amarelas criam uma atmosfera de aconchego, relaxante e tranquila, perfeita para descansar.

DORMIR EM QUARTO COMPLETAMENTE ESCURO EVITA A DEPRESSÃO
Segundo um novo estudo, a exposição a uma luz fraca durante a noite, como o brilho de uma tela de TV, por exemplo, pode causar mudanças no cérebro que levam a transtornos de humor, incluindo depressão.